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Como reduzir custos de frete do ecommerce

11.11.2019 13:39

Você sabe se o frete do seu e-commerce é competitivo comparado com outras lojas virtuais do mesmo nicho que o seu? Você tem clareza que seu frete é mais barato ou se consegue oferecer um valor que seja atraente para os seus futuros clientes?

Esses fatores são muito importantes. O valor pago pelo frete costuma ser um dos fatores essenciais para uma loja virtual ter ou não sucesso, sobretudo para aquelas lojas que vendem produtos de menor valor, aqui incluem-se aqueles que não passam de R$ 150,00.

Desse modo, reduzir custos de frete do ecommerce, garante que você tenha um negócio mais atrativo diante dos olhos do público-alvo. Além disso, a qualidade na entrega é fator que deve ser levado em consideração. 


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Reduzir custos de frete e Qualidade na entrega

Muitos empreendedores, ao utilizar o serviços dos Correios realizam o seguinte processo:

Como reduzir custos de frete do ecommerce


1) embalam e separam os pedidos vendidos no dia anterior;

2) vão até o balcão de uma agência dos Correios e fazem remessas via Sedex ou PAC; 

3) pagam o valor total exigido pelas postagens do dia no balcão. 


Porém, o que muita gente não sabe é que é possível fazer de forma diferente.

Contrato de Comércio Eletrônico com os Correios 

Exatamente, o grande macete está em ter o conhecimento de que você pode “firmar” um contrato entre seu comércio eletrônico e o Correios. E essa é a grande vantagem para que você venha a deixar seu frete com preço mais baixo.

Entretanto, o que é esse contrato e quais benefícios ele trará?

Compreenda que isso lhe possibilitará valores extremamente inferiores nas modalidades de envio, alcançando até 30% de desconto sobre os valores cobrados. Para fazer o contrato, saiba o que é necessário:

Como reduzir custos de frete do ecommerce


  1. Ter um CNPJ para seu negócio;
  2. Mostrar para os Correios que você realmente tem um comércio eletrônico e faz vendas por ali;
  3. Preencher a documentação exigida pela agência.

Pronto. Com o contrato, você conseguirá descontos tanto no Sedex quanto no PAC, além de alguns outros benefícios como:

Acesso ao E-SEDEX

Esse é um tipo de frete mais barato que foi criado para uso exclusivo de e-commerces e que dá ainda mais descontos. No geral, valores de Sedex normal para o e-Sedex podem ficar até 50% mais baratos, que desdobra em um grande impulsionar para que você consiga oferecer um frete competitivo para o seu cliente.

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Logística Reversa

Reflita sobre aquela situação de você ter enviado um produto para o cliente e por algum motivo, este tenha chegado com problema, como avaria, quebrado, estragado. Com isso, o cliente tem seu direito de recusar o produto, pode ser até mesmo que ele não tenha gostado e, e nesse caso, tem o direito a devolução.

Dessa forma, esse cliente precisa enviar de novo o produto para a sua loja, para que você envie seu produto com frete com preço mais baixo ou estorne o valor da transação, certo?

Como reduzir custos de frete do ecommerce

Caso você tenha um contrato com os Correios, a logística reversa garante que você emita uma autorização de postagem para o cliente. Isso acaba sendo bem interessante, afinal, basta a pessoa ir até uma agência dos Correios e enviar o seu produto (sem pagar nada por isso). Por sua vez, o custo da postagem será cobrado do seu contrato, ou seja,  o cliente não sairá insatisfeito com o seu atendimento;

Faturamento Mensal

Outro ponto muito bom é que você não precisará sacar dinheiro cada vez que for aos Correios. Isso acaba por dificultar o controle financeiro do seu comércio eletrônico. Ao invés disso, com um contrato você terá uma fatura mensal (igual boleto de cartão de crédito). 

Dessa forma, ali estará descrito os envios feitos durante o mês detalhados com o boleto de pagamento. Nesse caso, basta pagar. Como você pode perceber, os benefícios oferecidos por um contrato podem ser bem atraentes para tornar o frete com preço mais baixo e trazer potenciais clientes, aumentando, assim , suas vendas.


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Pontos negativos do Contrato de Comércio Eletrônico

Certamente que existem pontos negativos em fechar um contrato com os Correios. Separamos alguns deles: 

  • Para inserir o e-Sedex, você precisa alcançar uma fatura mínima de R$ 160/ mensais. Caso não atinja, terá que pagar essa cota mínima (ou seja, precisa vender entre 10 e 15 produtos por mês);
  • Os descontos aumentam quanto mais você vende. Desse modo, no começo você terá descontos, porém esses serão limitados e irão aumentar conforme você usar mais o serviço.

Tudo deve ir de acordo com suas estratégias de negócio. A redução de custos de frete para consumidores que não voltaram a realizar novas compras na sua plataforma é uma maneira de trazê-los de volta, e em outras situações este recurso é muito agradável. Vale considerar em qual momento seu negócio se encontra. 

Mesmo que esta seja uma alternativa para conquistar clientes, oferecer ou não frete com preço mais baixo exige um planejamento e análise de custos bem cuidados para não deixar o e-commerce no ‘’red’’. 

Resultados de reduzir custos de frete 

1 - Vendas aumentam

 Este ponto é o número 1 quando o assunto é frete grátis. Muitas vezes, os resultados de proporcionar frete grátis são instantâneos, refletindo diretamente no aumento de vendas

Isso porque seu site estará mais atraente devido aos clientes, que não vão ter que se preocupar com as despesas de entrega. Para e-commerces que exigem uma quantidade mínima de pedidos para oferecer a bonificação, pode ocorrer uma série de grandes pedidos e aí vale organizar a equipe interna para que tudo ocorra bem, pois de nada adianta frete grátis se a experiência do cliente for ruim.

Como reduzir custos de frete do ecommerce

2 - Clientes fidelizados

Existem consumidores que caçam lojas com frete grátis para realizar suas compras. Ao promover a isenção, você conquistará esses clientes, que podem se tornar compradores frequentes, ou seja, fidelizados. É verdade que a pessoa pode não se lembrar onde compra cada produto, mas certamente se lembra quais lojas ofereceram frete grátis. Anote esta dica.

3 - Competitividade em alta

Você também já deve ter ficado feliz com um e-commerce oferecendo o mesmo produto que você queria, mas com o frete grátis. O frete grátis valoriza a competitividade do seu e-commerce

O frete, muitas vezes, é um dos motivos que faz os consumidores abandonem as mercadorias no carrinho, afinal, não compensa quando o valor do frete torna a compra muito mais cara. A isenção de taxa faz os consumidores desviarem desse cenário, dessa forma, reduz a quantidade de abandono de carrinhos.

4 - Tráfego para o site

Você irá aparecer muito neste momento, provavelmente haverá muito alarde para avisar aos consumidores que sua loja está com frete grátis. Ao promover a bonificação, isso de forma automática irá levar mais gente para seu e-commerce, aumentando o tráfego.


Não deixe de ler: A embalagem do seu produto é muito mais que uma embalagem!

A loja que opera em e-commerce necessita se desenvolver num ambiente de negócios que seja competitivo, e cada vez mais controlado e com volume de vendas crescente. 

Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce.


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima!

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