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21
10
2021

Como prevenir perdas na Logística para E-commerce

Tag
Saiba tudo sobre APP Pier8 Logística para E-Commerce

Uma das principais verdades do mercado moderno é que: prevenir perdas na logística para e-commerce é um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio. 

Prevenir perdas na logística demanda considerar uma série de processos e soluções, nas quais, no fim, é possível evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. 

Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

Neste conteúdo, vamos destacar a importância de desenvolver um planejamento para prevenir perdas na logística para e-commerce

Acompanhe!

Dicas para prevenir perdas na Logística para E-commerce

Prevenir perdas na logística também está relacionado aos desafios do setor no país.

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Com isso, desenvolver uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Assim como acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que soluciona-se o empecilho de quais caminhos precisam ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

O primeiro passo deve ser a própria estrutura reservada para prevenir perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Existem outras maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão para prevenir perdas na logística para e-commerce. Não necessariamente as perdas e roubos, por exemplo, serão extintas, mas certamente são estratégias que irão reduzir essas dores. 

Prevenir perdas na logística se baseia em processos bem definidos e calculados, assim, é possível que você aja de forma eficiente. O significado disso é que a implementação dessa atividade requer planejamento e uma execução elaborada. Confira 3 dicas para explorar esta estratégia: 

Implementar KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística para e-commerce

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Quer saber mais? 

Entre em contato. Temos soluções a partir de nossa plataforma logística. 




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Como prevenir perdas na Logística para E-commerce

Uma das principais verdades do mercado moderno é que: prevenir perdas na logística para e-commerce é um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio. 

Prevenir perdas na logística demanda considerar uma série de processos e soluções, nas quais, no fim, é possível evitar prejuízos devido a determinados acontecimentos. 

Para ser mais claro, é necessário se antecipar a situações de perdas que possam acontecer com base em um planejamento. Algumas perdas na logística que podem ser evitadas com planejamento são: 

Neste conteúdo, vamos destacar a importância de desenvolver um planejamento para prevenir perdas na logística para e-commerce

Acompanhe!

Dicas para prevenir perdas na Logística para E-commerce

Prevenir perdas na logística também está relacionado aos desafios do setor no país.

No Brasil, um dos principais desafios logísticos é o roubo de cargas. Com isso, desenvolver uma cultura empresarial voltada à prevenção é uma das principais iniciativas a fim de impedir perdas e minimizar os riscos!

Assim como acontece no gerenciamento de riscos na logística, é através do planejamento e gestão que soluciona-se o empecilho de quais caminhos precisam ser tomados para prevenir perdas e minimizar os impactos financeiros.

O primeiro passo deve ser a própria estrutura reservada para prevenir perdas. Após isso, cada processo deve ser mapeado e bem desenhado, com o objetivo de identificar onde estão os riscos da logística

Existem outras maneiras de melhorar pontos críticos em um negócio a fim de garantir uma boa gestão para prevenir perdas na logística para e-commerce. Não necessariamente as perdas e roubos, por exemplo, serão extintas, mas certamente são estratégias que irão reduzir essas dores. 

Prevenir perdas na logística se baseia em processos bem definidos e calculados, assim, é possível que você aja de forma eficiente. O significado disso é que a implementação dessa atividade requer planejamento e uma execução elaborada. Confira 3 dicas para explorar esta estratégia: 

Implementar KPIs de gestão operacional

KPIs tratam-se de Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, em inglês). Ou seja, são métricas para medir e avaliar de modo objetivo o desempenho dos processos que são mais importantes dentro de um negócio. Na logística, esses indicadores são capazes de auxiliar o gestor a tomar ações e reações apropriadas para o armazenamento, transporte, entrega, entre outros.

Desta maneira, implementar KPIs para avaliar o estoque e as perdas permitem identificar o maior aspecto de incidências e possíveis resultantes disso. Assim, a melhor recomendação é incorporar as devidas ações corretivas para tomar decisões e solucionar os problemas.

Capacitação da equipe

O fator humano é uma condição que também merece atenção. Afinal, são os colaboradores envolvidos nos processos logísticos os maiores responsáveis pelo sucesso (ou fracasso) da operação. Por conta disso, a equipe deve ser formada por pessoas capacitadas e engajadas na prevenção de perdas na logística.

  • Faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos na logística;
  • Procure motivar para que se sintam à vontade em identificar;
  • Mapeie as possíveis falhas nos processos logísticos.

Além de treinar sua equipe, é preciso contratar pessoas que tenham no horizonte organizativo disciplina e potencialidades para aperfeiçoamento.

Auditoria interna

As ações para otimizar as tarefas de seu negócio, além de ter o controle de uma boa auditoria de cada processo é outra maneira eficaz de melhorar a prevenção de perdas na logística. Algumas ações importantes para esse processo: 

  • checklists de verificação e controle de estoque;
  • inventários;
  • recepções de mercadorias, entre outros. 

O maior objetivo é verificar cada processo e apresentar à área da auditoria os resultados e plano de ação para a correção dos riscos.

Integração de tecnologias e softwares para prevenir perdas na logística para e-commerce

O uso da tecnologia e de softwares capazes de auxiliarem na prevenção de perdas na logística são diferenciais importantes no mercado atual. 

Atente-se: não estamos dizendo apenas sobre a necessidade de câmeras de segurança nos armazéns, mas também programas que monitoram a frota e que fazem a roteirização de cargas.

A partir da incorporação de um sistema que integre todas as etapas do seus processos logísticos irá facilitar o dia a dia de sua empresa. É fundamental garantir a segurança desde a gestão do estoque até o transporte da mercadoria, integrando as informações de forma inteligente e eficiente. 

A plataforma logística é uma solução para as empresas que buscam se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

O negócio poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

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