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03
06
2020

Como os rastreamento de entregas é importante para a satisfação do cliente

logística
entrega
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A forma rápida com que o transporte de produtos é realizado e chega até o consumidor final é essencial para que sua empresa se torne mais competitiva e ocupe um lugar de destaque na área de atuação. Entretanto, essa atividade não é tão simples quanto a nossa explicação, é necessária a aplicação de práticas eficazes como o rastreamento de entregas, que é o assunto principal deste conteúdo, para que os resultados sejam positivos.


Há situações em que, por mais que a transportadora entregue a mercadoria como foi acordado, ela não fornece um código para monitorar a entrega em tempo real, o que gera um descontentamento no cliente e ansiedade devido ao tempo de espera e a incerteza de que a compra irá chegar em sua casa. É uma situação que pode causar certa insatisfação.


Diante disso, o rastreamento de entregas é fundamental, afinal, as informações geradas podem ser usadas com o intuito de melhorar o relacionamento com o cliente e reduzir problemas e reclamações no SAC. Confira neste conteúdo como o rastreamento de entregas é importante para impactar na satisfação do cliente

Qual é a importância de fazer o rastreamento de entregas?

Como os rastreamento de entregas é importante para a satisfação do cliente

Implementar o rastreamento de entregas no transporte de cargas integra a automação dos procedimentos gerenciais, tendo como consequência informações relevantes para a precisão na tomada de decisões, confiabilidade, segurança e os demais benefícios.


Através da possibilidade de acompanhamento de entregas, a empresa consegue possuir uma base completa de dados para gerenciar, identificar e antecipar algum problema que venha a acontecer, além de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, fornecedores e veículos.


Ao realizar uma compra online, grande parte dos clientes entra em estado de apreensão diante da espera do produto, e a possibilidade de fazer o rastreamento de entregas consegue deixá-los mais seguros de que a entrega será realizada dentro do tempo estipulado.


Isso acontece devido ao fato de que o status dos pedidos é atualizado para que o controle possa ser feito, além da opção de envio de e-mails e mensagens que vão alertar sobre um novo andamento, ou a disponibilidade no site para consulta. Nesse sentido, aumenta-se a confiança no estabelecimento e a satisfação do público por ter informações constantes sobre o pedido.


Outro fato importante é que, quando o cliente tem acesso a essas informações, ele não precisa entrar em contato com a empresa de forma constante, o que reduz as reclamações e os chamados. É algo que melhora o relacionamento e minimiza os problemas no SAC, já que o atraso de mercadorias e a falta de comunicação é um dos principais motivos de insatisfação e reclamação por parte de clientes.


Em grande parte dos casos, os tradicionais pontos de monitoramento não são eficazes ou as informações são repassadas em intervalos demorados, além das situações em que os dados não são cedidos como maneira de evitar o comprometimento da imagem da organização.


Porém, isso pode fazer o efeito contrário e prejudicar muito as empresas, sobretudo tendo em vista que o SAC precisa ter acesso a todas informações, como motivos pelos quais a entrega não foi efetuada, comprovação de que a mercadoria chegou ao destino, detalhamento dos pedidos, e outros. Diante disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.

10 benefícios do rastreamento de entrega para a satisfação do cliente

Como os rastreamento de entregas é importante para a satisfação do cliente

O planejamento e acompanhamento da logística de transporte e entrega de mercadorias envolve inúmeros aspectos que geram diversas vantagens, que vão desde o aumento da qualidade dos serviços oferecidos aos resultados positivos de desenvolvimento da transportadora. Confira as principais vantagens! 


  • reduz e evita atrasos, afinal, o rastreamento de entrega consegue identificar eventuais demoras no processo, o que possibilita a antecipação da ocorrência de imprevistos que atrapalhem a pontualidade da entrega;
  • minimiza re-entregas e devoluções, que são considerados grandes problemas para os estabelecimentos – o motivo está no fato de que, além de afetar a relação com o cliente, requer a reposição do produto, provocando prejuízo para os negócios;
  • agilidade, tendo em vista que a implementação da tecnologia permite ajustes rápidos nas rotas quando há algum tipo de incidente, como problemas com o veículo, desvio na estrada e demais que implicaria em prejuízos e atrasos;
  • economia, a considerar que, com um bom planejamento logístico, há a diminuição de custos, o que otimiza os resultados para que tudo saia de acordo com o esperado;
  • segurança de cargas e motoristas, afinal, o rastreamento alinhado ao planejamento de rotas auxilia na averiguação do percurso que está sendo feito como definido de maneira prévia;
  • produtividade, já que os gestores terão mais tempo para atuar de forma estratégica, propondo ações e mudanças, de acordo as metas e os objetivos da instituição;
  • valor agregado, pois a empresa passa a transmitir uma imagem moderna e segura para o segmento, como de que se encontra inserida nas inovações, o que eleva o diferencial competitivo;
  • análise de desempenho, segundo também o recebimento de dados sobre a performance de colaboradores, fornecedores e demais envolvidos, permitindo que ajustes sejam feitos e alinhados conforme as perspectivas de crescimento;
  • resultados positivos, afinal, com tanto benefício, é possível alcançar os objetivos estabelecidos pelo seu negócio;
  • fidelização do cliente, diante de tudo isso, o cliente se sente satisfeito e fica mais seguro ao acompanhar, em tempo real, a chegada do produto.


Como você pode perceber, o rastreamento de entregas é abrangido por várias questões, como acompanhamento das entregas, uso das informações para tornar os processos estratégicos e demais. Esse recurso, junto com ações logísticas bem-estruturadas, é um grande aliado no êxito da empresa.


Diante disso, o rastreamento de entrega proporciona tanta credibilidade ao estabelecimento quando comparado aos concorrentes que não implementaram tal recurso. Por outro lado, muitos consumidores consideram a possibilidade de monitorar suas encomendas como um requisito para voltarem a fazer negócios com a empresa.


Dessa maneira, é importante considerar que o rastreamento de entregas e suas informações fornecidas são essenciais e precisam fazer parte dos processos da companhia, sobretudo por ser um atributo que pode fazer toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.


Pronto! Agora que você já sabe a importância do rastreamento de entregas, queremos também que você tenha em mente que contar com a tecnologia é essencial para tornar essa prática automática e otimizada, o que reduz bastante as chances de erros. Além disso, atuar por meio de atualizações ágeis do status de entrega, conferindo a segurança e confiabilidade necessárias, propiciando a experiência adequada para fidelizar os clientes e minimizar de maneira considerável os índices de reclamação. A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário e saiba mais.


Até a próxima!  

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