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Como o setor logístico impacta na experiência do cliente

10.3.2020 12:24

Foi-se o tempo em que as empresas se preocupavam somente em entregar os pedidos, garantindo a integridade da mercadoria e atendendo os prazos estipulados corretamente. Claro que isso ainda é muito necessário, entretanto, se tornou apenas uma obrigação do fornecedor. Atualmente, em tempos de logística 4.0, os objetivos são muito mais amplos e focam, exatamente, na experiência do cliente.


O que queremos dizer é que, entregar na data, sem avarias e com um bom atendimento é ação básica (fundamental) na atualidade. O consumidor moderno está cada vez mais exigente, quer ter praticidade no momento de comprar, ter um contato personalizado, se surpreender com a rapidez ou com a forma de entrega.


A marca do seu negócio pode se destacar, impactar, causar surpresas, gerar elogios e comentários dos clientes, basicamente, por utilizar métodos de entregas diferenciados, ágeis e satisfatórios. Temos exemplos clássicos para te mostrar! 


Neste artigo vamos apresentar alguns cases de logística que impactam na experiência do cliente. Abaixo, separamos uma pequena lista de empresas bastante conhecidas que enxergaram grandes diferenciais em seus setores de logística e, hoje, são referências internacionais, gerando tendências e metodologias que muitas outras organizações ainda precisam acompanhar. Confira!

Leia também: O melhor envio: como encontrar o melhor tipo de entrega para seu e-commerce?

Setor logístico de empresas que impactam na experiência do cliente

Como o setor logístico impacta na experiência do cliente

Amazon

Não é novidade para ninguém que a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o Brand Finance de 2019. Mas está muito enganado(a) quem acha que a Amazon conquistou isso somente por investir em tecnologia e marketing. A empresa, durante anos, reformulou seus processos, ampliou seus mercados, mas, sobretudo, focou na logística como o maior diferencial.


Para se ter uma ideia ainda melhor de como essa gigante norte-americana se tornou o e-commerce mais conhecido do mundo e referência em entregas, a empresa começou a testar, há pouco tempo, o que denominou de entrega antecipada


Na prática, o cliente acessa o site e, conforme o histórico e perfil de compras, a logística já antecipa o picking e o carregamento, mesmo antes da confirmação do pedido. O setor logístico mais poderoso da atualidade. Isso que é agilidade, não é mesmo?

Unilever

No ano de 2010, a multinacional Unilever percebeu que precisava reformular a sua estrutura logística, com o objetivo de atender seus diferentes mercados e se adequar às especificidades de cada país em que atua. Dessa forma, criaram-se centros de excelência em cada uma dessas localidades e iniciou a transformação. O passo número 1 foi renovar toda a gestão de transportes, ou seja, com novos veículos, sistemas e equipes, tornando todos os processos padronizados. 


Para concluir essa empresa enquanto ótima referência em experiência do cliente, a multinacional focou em seus centros de distribuição e armazéns, estudando novos layouts, investindo em sistemas de armazenagens mais modernos, estruturas de maior capacidade e eficiência e pickings mais ágeis.

Natura

Os últimos anos fizeram com que a Natura voltasse sua imagem para a responsabilidade social e ambiental. Entretanto, isso não se limitou somente a uma estratégia de marketing e publicidade, uma vez que a empresa reconheceu a necessidade de revisar seus processos de entregas, tornando-se assim um dos cases de logística mais famosos e sustentáveis do Brasil.


Houve um trabalho e investimento alto em tecnologia de ponta e na repaginação de seus armazéns. Como a empresa foca suas vendas através de revendedoras independentes, ela criou um portal específico com acessos exclusivos, pelo qual é possível conferir os estoques disponíveis, informações de cada item, preços e, por último, realizar os pedidos de forma direta.


Por outro lado, a questão da armazenagem, a Natura apostou na em seus estoques verticais, centralizando todo o processo logístico e distribuição nesses armazéns. É um exemplo interessante de como aumentar a capacidade de estocar produtos, melhorar a eficiência das operações logísticas e, o mais essencial, economizando espaços físicos, obras e construções. É perfeito, porque tanto o orçamento quanto o meio ambiente agradecem. 

Não deixe de ler: O que você precisa saber sobre o consumidor 4.0

Como sua empresa pode apostar na logística que impacta na experiência do cliente 

Como o setor logístico impacta na experiência do cliente

Acima foram apresentadas três cases de logística que se tornaram referências no Brasil e no mundo. Existem muitos outros e, cada vez mais, com os avanços da tecnologia e clientes mais exigentes, a tendência é que apareçam muitos outros casos e experimentos, como por exemplo: uso de drones, aplicativos e novas ferramentas. O importante é impactar na experiência do cliente

Entretanto, existem formas muito mais tangíveis e práticas já existentes no mercado, porém que, apesar disso, muitas empresas ainda insistem em não investir. Isso pode ser um erro grave! 


Listamos algumas soluções eficientes que toda empresa deveria investir para se tornar um case de logística!

Como impactar na experiência do cliente com a Pier 8


Terceirização de logística é muito atual. E a experiência do cliente é assegurada de inúmeras formas. Vejá só! 


 Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: O que é a Logística Reversa no E-Commerce?

Essas são somente algumas das vantagens que um sistema de gestão logística, como a Pier 8, proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz! 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Aplique essas dicas e seja referência por impactar na experiência do cliente


Até a próxima! :)

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