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26
02
2020

Como não ter Prejuízo com o Frete Grátis

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Para compreender bem a importância do frete online, basta constatar que uma pesquisa realizada pelo Invesp (instituto inglês de pesquisa) demonstrou que 44% dos carrinhos de compra são abandonados devido aos custos relativos ao frete. Esse acabou sendo apontado como o motivo central para o abandono de compras no carrinho.

Após realizar ito uma compra, o envio do produto é algo que gera ansiedade e expectativa por parte do cliente, afinal, tudo o que ele mais deseja é que deseja o produto esteja em mãos. Dessa forma, o simples ato de entregar o código de rastreamento da encomenda acaba oferecendo tranquilidade durante a espera, por outro lado, é capaz de gerar confiança de que tudo irá ocorrer adequadamente. Caso você utilize o Correios, por exemplo, cada encomenda gera um código de rastreamento, o qual pode ser entregue para que o cliente siga seu produto.

Leia também: Prepare a Logística do Ecommerce para a Black Friday!

Frete grátis no e-commerce: vale a pena?

Quando a oferta é mal planejada de frete grátis, pode haver impacto determinante na eficiência, imagem e na saúde financeira do seu e-commerce. Diante disso, uma correta determinação de custo e cálculo de frete para os itens vendidos, informação de prazos e regras de entrega, além de monitoramento permanente dos indicadores relacionados, são fundamentais na dinâmica de gestão de uma loja virtual.

Como não ter Prejuízo com o Frete Grátis

Vantagens em oferecer frete grátis

Vendas aumentam

Este ponto é o número 1 quando o assunto é frete grátis. Muitas vezes, os resultados de proporcionar frete grátis são instantâneos, refletindo diretamente no aumento de vendasIsso porque seu site estará mais atraente devido aos clientes, que não vão ter que se preocupar com as despesas de entrega. Para ecommerces que exigem uma quantidade mínima de pedidos para oferecer a bonificação, pode ocorrer uma série de grandes pedidos e aí vale organizar a equipe interna para que tudo ocorra bem, pois de nada adianta frete grátis se a experiência do cliente for ruim.

Clientes fidelizados

Existem consumidores que caçam lojas com frete grátis para realizar suas compras. Ao promover a isenção, você conquistará esses clientes, que podem se tornar compradores frequentes, ou seja, fidelizados. É verdade que a pessoa pode não se lembrar onde compra cada produto, mas certamente se lembra quais lojas ofereceram frete grátis. Anote esta dica.

Competitividade em alta

Você também já deve ter ficado feliz com um e-commerce oferecendo o mesmo produto que você queria, mas com o frete grátis. O frete grátis valoriza a competitividade do seu e-commerce

O frete, muitas vezes, é um dos motivos que faz os consumidores abandonem as mercadorias no carrinho, afinal, não compensa quando o valor do frete torna a compra muito mais cara. A isenção de taxa faz os consumidores desviarem desse cenário, dessa forma, reduz a quantidade de abandono de carrinhos.

Tráfego para o site

Você irá aparecer muito neste momento, provavelmente haverá muito alarde para avisar aos consumidores que sua loja está com frete grátis. Ao promover a bonificação, isso de forma automática irá levar mais gente para seu e-commerce, aumentando o tráfego.

Não deixe de ler: A embalagem do seu produto é muito mais que uma embalagem!

Desvantagens de oferecer frete grátis

Margem de lucro

Uma coisa precisa ser dita: alguém tem que se responsabilizar pelas despesas do frete grátis e, na maioria das vezes, as despesas ficam com você. Um dos principais impactos com frete grátis começa com a perda de margem de lucro, que é utilizada para absorver os custos da estratégia.

Entrega demorada

Para dar segmento à sua promoção de frete grátis, você pode escolher focar na modalidade econômica ao invés da opção mais rápida de entrega. Entretanto, o frete econômico fará com que a encomenda leve mais tempo para chegar até o cliente, o que pode, possivelmente, gerar descontentamentos.

Gastos de tempo e dinheiro com a equipe

Para tudo dar certo, sua campanha dependerá de visibilidade. Nesse sentido, será necessário que a equipe de marketing invista em novas ações, principalmente em design e anúncios pagos. A depender da complexidade do seu sistema, também será preciso que sua equipe de TI mexa na programação para adicionar o frete grátis à sua plataforma.


Certamente, como tudo é proporcional, o aumento de mão de obra se estende também para o estoque. Afinal, você não irá deixar de considerar um possível aumento dos pedidos, terá que chamar mais funcionários para colaborar com a etapa de picking e packing. Sua equipe deve estar bem alinhada para solucionar, com prontidão, qualquer problema que vier a desconsiderar, de alguma forma, seu negócio. 

Como não ter prejuízo com o Frete Grátis

Como não ter Prejuízo com o Frete Grátis

Tudo deve ir de acordo com suas estratégias de negócio. Oferecer frete grátis para consumidores que não voltaram a realizar novas compras na sua plataforma é uma maneira de trazê-los de volta, e em outras situações este recurso é muito agradável. Vale considerar em qual momento seu negócio se encontra.  

Mesmo que esta seja uma alternativa para conquistar clientes, oferecer ou não frete grátis exige um planejamento e análise de custos bem cuidados para não deixar o e-commerce no ‘’red’’. A loja que opera em e-commerce necessita se desenvolver num ambiente de negócios que seja competitivo, e cada vez mais controlado e com volume de vendas crescente. 


Sabendo-se que para crescer e atender às exigências do mercado, é essencial investir e profissionalizar a gestão em diversas áreas, sobretudo tecnologia e logística. O frete grátis pode ser utilizado para dar força ao negócio, entretanto, de nada adianta cair fundo em algo que não dará bons resultados. 


Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! Até a próxima!



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