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10
01
2020

Como iniciar logística na loja virtual

e-commerce
loja virtual
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Antes de entender como iniciar a logística na loja virtual, é fundamental compreender que e-commerce e a logística andam juntos. A existência do comércio eletrônico é totalmente dependente das atividades de logística, meio pelo qual os produtos chegam aos consumidores. Por outro lado, a área de logística recebe tem como um dos principais impulsionadores de investimentos justamente o varejo on-line.


Já falamos em outros conteúdos deste blog sobre a importância de se preocupar com a logística para loja virtual. Afinal, é a partir dela que você consegue garantir a eficiência das entregas aos consumidores! Além de que, a logística ainda contribui para uma boa gestão financeira e é parte essencial da experiência do cliente, impactando na satisfação geral com o e-commerce.


A grande questão é que para quem ainda está começando neste nicho, a logística pode parecer um processo fácil, porém acredite: conforme suas vendas aumentam, tudo vai se tornando mais complexo. Diante disso, a exigência de planejamento e a precisão no controle de cada etapa só aumentam. Frente a essa realidade, melhor mesmo é começar com tudo em dia, implementando melhores práticas na logística para loja virtual desde o início. 


Neste conteúdo vamos apresentar dicas para iniciantes na logística para loja virtual!

Leia também: A Gestão de Estoque não pode ser um problema em seu E-commerce

Como iniciar a logística na loja virtual

Como iniciar logística na loja virtual

Seleção de fornecedores

Nunca se esqueça: nem sempre o fornecedor mais barato, ou aquele que é amigo do seu amigo, é o ideal. Você tem que pensar em primeiro lugar na qualidade dos produtos e na percepção de valor dos seus clientes. Um fornecedor que é realmente de qualidade trata-se daquele que ajuda a gerar reputação para sua loja.


O melhor é que, ao fazer uma boa escolha nesse âmbito, seus problemas com produtos defeituosos, danificados ou com prazo de validade vencidos são eliminados. 


Ao estabelecer um rigoroso processo de seleção de fornecedores é que você poderá avaliar critérios como prazo de entrega, condições de pagamento, acordo de nível de serviço, entre outros requisitos que são essenciais para uma boa empresa. Com essas informações em mãos, poderá escolher os fornecedores mais vantajosos para firmar uma parceria.

Previsão de demandas

Para refletir, como deve estar seu estoque?


Estoque cheio, meio cheio ou no limite? 


A dica que damos é: a decisão de quantos produtos manter em estoque deve ser feita com base na sua previsão de demandas — fluxo de vendas. Por exemplo, se você vende somente 10 produtos Y por mês, por que ter 50 em estoque? 


Um estoque lotado gera custos adicionais de armazenamento e controle, sem falar que reduz efetivamente seu fluxo de caixa, sem gerar lucratividade com a mesma rapidez. E sem dúvida  que isso impacta na saúde financeira de sua loja virtual!


Nesse sentido, o melhor a fazer está em prever a saída de cada produto e manter um estoque baixo, ou seja, que dê conta da demanda sem prejudicar as vendas. 

Leia mais: Como calcular frete e otimizar logística de loja virtual

Reposição dos produtos

E já que o assunto é previsão de demandas e manutenção do estoque baixo para evitar custos desnecessários, aqui vai uma dica importantíssima: planeje a reposição do seu estoque com mais frequência em vez de fazer pedidos grandes e mais espaçados. Desse modo é possível garantir uma precisão bem maior!


Inclusive, você pode integrar seu sistema de gestão de estoques com o sistema de vendas dos seus fornecedores, acionando-os sempre que sua reserva atingir o limite mínimo de unidades. Com essa dinâmica você nem sequer precisa se preocupar em ligar ou processar os pedidos, mantendo suas vendas em dia.

Como iniciar logística na loja virtual

Organização do estoque

Outra boa prática de logística em loja virtual que você deve adotar o quanto antes envolve a adequada organização do estoque. É uma tática simples que facilita bastante a separação dos pedidos, este processo é chamado de picking.


No entanto, a dica é que você comece verificando quais são os produtos que têm maior saída. Com essa lista em mãos, basta posicionar os mais vendidos à frente dos demais no estoque, facilitando a retirada.

A lógica que estamos apresentando é a seguinte: quanto mais ágil é o processo de separação de pedidos, igualmente mais ágil se torna sua entrega. E essa prontidão desperta uma percepção positiva por parte dos clientes, causando uma boa experiência de compra.

Logística reversa

É preciso entender de uma vez por todas que o consumidor moderno (sobretudo aquele que realiza compras online) é atraído por fotos e vídeos que nem sempre conseguem retratar a realidade. Dessa forma, a expectativa criada na compra pode ser totalmente frustrada no momento do recebimento. Uma situação nada rara é o consumidor receber o produto e simplesmente não gostar dele ao vivo e é aí que entra a Logística Reversa.


Para melhorar o relacionamento e potencializar a retenção de clientes, a logística reversa cabe super bem, isso porque, trata-se de se adequar ao processo de devolução do produto do consumidor para a loja virtual. É um serviço oferecido pelos Correios e funciona super bem, sendo que você pode assumir o valor do transporte ou repassá-lo para o cliente.

Não deixe de ler: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce

Dica extra: Sistema de gestão

Organizar o processo logístico da loja virtual exige profissionais detalhistas e concentrados. Porém, essa tarefa pode ser otimizada com sistemas de gestão para e-commerces, softwares que vêm equipados com módulos de gestão de estoques, compras e logística em e-commerce.


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: O que é e como se calcula peso cubado?

Esperamos que com essas dicas você alcance o sucesso do seu negócio! :) 

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