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16
03
2020

Como gerenciar a logística do meu negócio?

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gestão de logística

Gerenciar a logística entre como grande importância para seu negócio. Sabemos que lucro na perspectiva do empreendedorismo é condição número um (1), compulsória, para uma empresa persistir em sua jornada. Muitos iniciam um negócio acreditando que o lucro é maior que do mundo físico e, dessa forma, o retorno, mais mais rápido. Porém, para atingi-lo há muito trabalho, planejamento, dedicação e uma rotina diária de controles disciplinados.


Quando dá tudo certo em um negócio, muitas pessoas com olhares de fora persistem de que todo o processo foi fácil, mas sabemos que não é bem assim, sobretudo quando o assunto é e-commerce.


Por mais que esse setor cresça grandiosamente, ano a ano e no mundo todo, a grande concorrência entre os players tem provocado achatamento das margens. 


Este conteúdo é para você entender como gerenciar a logística do seu negócio.

Vamos lá!

Leia também: Same Day Delivery 

Como gerenciar a logística do meu negócio

Como gerenciar a logística do meu negócio?

Planejamento estratégico

Há poucas pessoas no mundo que gostam da palavra “planejamento”, afinal “execução” é tão mais sedutor. Porém, a segunda etapa não vai ter sucesso se a primeira for negligenciada, mesmo caso a empresa controle os melhores fornecedores do mercado. 


A montagem de um bom plano de negócios, alinhado ao planejamento estratégico e à visão da empresa, é tão crucial quanto executar esse plano de forma assertiva e competente.

Preço de venda

Outro erro é pensar que o preço de venda do produto pode ser determinado pela própria empresa. Isso não existe, o preço de venda não é definido por quem vende, mas pelo mercado.


Avalie qual preço de venda o mercado está disposto a pagar para fazer a conta reversa e encontrar sua MC, ou, Margem de Contribuição = Preço de Venda (custo da mercadoria vendida + despesas variáveis). Essa margem é utilizada para pagar os custos fixos da operação logística e, a partir dela sua empresa irá encontrar seu ponto de equilíbrio, tratando no caso de um faturamento mínimo mensal para a conta fechar no zero a zero, sem lucro ou prejuízo.

Margem de lucro

O e-commerce é um ambiente super competitivo. Isso porque sabemos que players globais e locais concorrem pelo consumidor online, e a guerra de preços está ficando cada vez maior.


Como resultado disso, as empresas estão tendo que diminuir suas margens para se manterem competitivas. E nessa dinâmica, os sites com pouco volume acabam necessitando achatar essa margem ainda mais.

Leia mais: Pesquisa competitiva passo-a-passo 

Para melhor esclarecimento: as empresas compram com preços diferentes do mesmo fabricante ou distribuidor, em função do seu porte, poder de barganha e capacidade de pagamento; e, normalmente, quem compra mais consegue um preço melhor.

Frete grátis é inimigo do seu negócio!

Mesmo que exista um movimento para acabar com essa prática, ainda há muita concorrência e o frete grátis é utilizado para atrair clientes


Nesse sentido, enquanto não houver uma conscientização geral e um acordo entre as empresas, a famosa “conta frete” das lojas estará sempre no negativo, tirando parte da margem da venda.

Mídia paga

Outro ponto importante de atenção desse mercado é o marketing através do CPC (custo por clique), no modelo de leilão. Quanto mais pessoas optarem por comprar o anúncio, mais alto será o investimento em marketing.


O CPC entra em uma crescente acompanhando o aumento da concorrência e aos altos investimentos em marketing. Isso impacta de maneira direta na redução do ROI (Retorno Sobre o Investimento) e, como consequência, no aumento do percentual de investimento em marketing. Investimentos desordenados em marketing tendem a prejudicar toda a cadeia de suas ações!

Como gerenciar a logística do meu negócio?

Avalie os fornecedores

Escolha muito bem seu fornecedor logístico! O cenário desafiador apresenta todos os dias novas empresas prometendo dar um suporte diferenciado a e-commerces.

Como escolher um seu parceiro logístico

A escolha de uma boa ferramenta para gerenciar a logística não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.

Segurança

Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.

Flexibilidade

Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.

Reputação no mercado

Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.

Inovação

Como gerenciar a logística do meu negócio?

Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.

Estrutura e Capacitação

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.

Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.

Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.


Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:


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Até a próxima! 

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