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Como funciona um clube de assinatura? Conheça essa nova tendência de mercado

21.7.2019 12:14
o que é clube de assinatura, tendência de mercado

A cada dia que passa mais as lojas virtuais vem se desenvolvendo para atender as demandas, uma vez que o número de consumidores pela internet vem crescendo consideravelmente.

Claro que as novidades não faltam e por conta disso outros formatos estão sendo adotados pelas empresas. Uma dessas novidades é o formato clube de assinatura, com certeza em algum momento você já ouviu falar sobre o assunto, mas neste artigo, iremos esclarecer alguns pontos.

O que é um clube de assinatura?

O clube de assinatura chegou como uma grande oportunidade de negócios, e seu formato se baseia em venda de determinados produtos de maneira constante.

Primeiro é  preciso que o consumidor assine um serviço que permita que ele receba periodicamente, geralmente uma vez por mês, produtos selecionados pelo vendedor.

Atualmente temos no mercado diversos segmentos de clubes de assinaturas, como de comida, livros, vinhos, cervejas, produtos eróticos e tantos outros.

Geralmente para atrair o público, as empresas investem fortemente em marketing, apresentando também produtos exclusivos ou importados, e por trás dos bastidores sempre tem uma equipe especializada para fazer a seleção dos itens que serão disponibilizados.

De forma geral, as empresas que buscam aderir esse tipo de serviço precisam selecionar itens de alto valor percebido pelos consumidores, assim como é necessário manter uma certa frequência de novidades e lançamentos, sem preguiça quando o assunto for criatividade.

Os desafios de um clube de assinatura

Já não é de hoje que algumas empresas tentam se aventurar no formato de assinatura. Infelizmente, não foram todos que conseguiram alcançar resultados realmente satisfatórios.

Mas qual foi o problema? Será que é realmente vantajoso investir em algo que as empresas não conseguiram manter?

A verdade de toda essa confusão é que esse modelo tem uma forma diferenciada de ser tratada para obter sucesso. Um dos grandes erros para a coisa não vingar está justamente no início do processo, esse é o momento que é preciso traçar um plano real, com metas muito bem definidas.

A maioria das empresas costumam levar em consideração os custos que o negócio teria para comercializar os kits, como:

  • Custo dos produtos
  • Embalagem
  • Impostos
  • Frete
  • Marketing
  • Custos fixos (aluguel, funcionários, contas etc.)
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É válido ressaltar que, ao fazer a soma de tudo isso, os custos de ter uma operação em grande escala acabam ficando um pouco mais elevado. E é exatamente nesse ponto que os empreendedores começam a se questionar se é realmente uma boa escolha para o negócio evoluir.

Nesse momento as coisas podem ficar um pouco mais complicadas, pois a empresa vê apenas dois extremos: o primeiro é elevar o valor do produto, o que pode ser um perigo e afastar alguns compradores, ou então vender com uma margem de lucro menor e o negócio não se sustentar.

Esse foi o grande problema de algumas empresas, não saber gerenciar o negócio para extrair o melhor de seus benefícios, e deixar de lado uma oportunidade interessante quando tratada da forma correta.

Um clube de assinatura não é apenas um produto

É isso mesmo! Clube de assinatura não vende produtos, vende experiência. Por isso na hora de pensar em montar um clube de assinaturas é essencial pensar em uma caixa extremamente elaborada e colocar itens incríveis lá dentro. Os melhores vinhos, cervejas, livros, vinhos, maquiagens e qualquer tipo de produto que esteja dentro da sua proposta de negócio.

Claro que, essa é uma forma de você conseguir manter os seus consumidores satisfeitos, mas a maior questão de todas pode nem ser fidelizar seus clientes, mas conseguir pessoas que se interessem em assinar um clube de assinatura, para receber na maioria das vezes, produtos que elas não possuem nem ao menos conhecimento, uma verdadeira caixinha de surpresas.

Vale lembrar que em algumas ocasiões, os lucros podem não ser tão significativos quanto esperado, mas possuir um número de clientes fiéis podem fazer toda a diferença e mudar o rumo das coisas.

A mina de ouro de um clube de assinatura é justamente o fato de ter um número fechado de clientes que impactam diretamente em seus resultados. Fica muito mais fácil mensurar os números de entrada e saída, controle de vendas com o passar do tempo, pois são praticamente números exatos.

Resumidamente falando, o que você precisa fazer para conseguir ter sucesso nesse modelo de negócio é:

  1. conseguir obter o máximo de assinantes possível;
  2. agregar valor sobre os produtos enviados e sua marca;
  3. ter o marketing sempre muito bem estruturado
  4. oferecer os kits periódicos a preços atrativos
  5. apresentar produtos adicionais com condições que incentivem a compra

Temos um fator muito importante para se atentar que tratam dessas condições para incentivar seus assinantes, as formas são as mais diversas, desde descontos e itens exclusivos até oferecer frete grátis.

Todas as ações dentro do modelo desse negócio precisa ser pensada para realização do cliente, ele precisa se sentir especial e sentir que está comprando algo que realmente vai ser de grande valia para ele.

Está pensando em montar um clube de assinatura? Lembre-se que o processo de logística precisa também ser bem estruturado para que haja inconvenientes na hora da entrega do produto. Essa é um dos segmentos que não podem ter erros em suas operações logísticas, pois a primeira impressão é a que fica e ninguém quer perder clientes.

Conte com uma empresa especializada que faça o serviço com excelência para garantir ao seus consumidores uma experiência excepcional.

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