Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
20
02
2021

Como funciona a tecnologia RFID aplicada na logística?

Tag
logística

O principal sucesso de uma operação logística é manifestado quando ela é mais eficiente, ágil e rentável. 

Como saída, você pode  investir em inovação e estimular o desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de trabalho, e é isso que acontece ao compreender a funcionalidade da tecnologia RFID.

Um dos principais objetivos dessa tecnologia é contribuir para a gestão do fluxo de materiais em todos os elos da cadeia de suprimentos. Como consequência, o gestor obtém dados atualizados sobre os níveis de estoque e a localização das cargas durante o trajeto de entrega. Em tempos de consumidores mais exigentes, a tecnologia RFID pode se colocar como um importante diferencial competitivo. 

O que é a tecnologia RFID na logística?

A sigla tem origem na expressão em inglês: Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência). O recurso se propõe a ser meios de identificar individualmente cada produto, além de registrar as suas informações técnicas e permitir o seu rastreamento.

Para que a RFID funcione perfeitamente, é necessário contar com outros recursos, como: impressoras; etiquetas anexadas aos materiais; antenas e leitores posicionados de forma estratégica; sistema de gestão para o gerenciamento dos dados.

A partir disso, o empreendedor estabelece as bases cruciais para a implantação da tecnologia RFID.

Por exemplo, as etiquetas no armazém, fixadas nos insumos, produtos e embalagens, têm componentes eletrônicos que registram o número de série, o modelo e os dados do fabricante. O leitor é o instrumento para capturar os dados que foram codificados pelas etiquetas Desta maneira, ocorre a leitura, o processamento e o armazenamento por meio do sistema instalado. Os processos que se seguem, após isso, demandam a integração entre as ferramentas logísticas, como de controle de estoque, documentando as entradas e as saídas.

Resultados da tecnologia RFID na logística

Começamos o conteúdo falando do que é necessário ter para uma logística eficiente. Porém, aqui vamos nós com uma informação: um dos maiores desafios para gestores é garantir a agilidade e a qualidade da entrega de produtos, afinal, para isso, antes de tudo é importante ter um bom gerenciamento de materiais.

No entanto, implantar tecnologias da informação na logística já é uma realidade. A adesão a essa ferramenta cresceu no setor, sobretudo por conta das necessidades do setor: é preciso acompanhar a demanda e os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes. A tecnologia RFID é capaz de contribuir para o gerenciamento do estoque e do inventário. Acompanhe os benefícios ao investir nesta solução!

Rastreamento em tempo real

Rastreamento de objetos é uma das soluções mais aplicadas na logística. No armazém, por exemplo, é possível eliminar a contagem manual e fazer uso apenas de informações obtidas a partir da leitura das etiquetas

Assim como as etiquetas, as peças aplicadas à linha de montagem se encontram na mesma condição e podem ser rastreadas em todas as etapas da produção. Os equipamentos relacionados à movimentação de cargas também são compatíveis com esse tipo de tecnologia de dados. Dessa maneira, é possível acompanhar a localização de empilhadeiras, paletes, caminhões e peças de alto valor agregado.

Por outro lado, para gerenciar frotas, a tecnologia RFID combinada com os sistemas de GPS permitem conhecer a posição da carga transportada e dos veículos.

Controle de estoque

Se você ainda faz o controle do estoque manualmente, muito dinheiro pode estar sendo perdido. Para obter uma atualização completa dos itens em estoque, são utilizados os leitores posicionados na extensão do armazém. Aqui, recomenda-se programar a realização de uma varredura periódica com o intuito de obter a localização e a contagem exata dos itens de cada categoria. É o desenvolvimento do controle de estoque a partir de tecnologias aplicadas à logística

Gerenciamento da cadeia de abastecimento

Há um elo inerente à cadeia de suprimentos entre fabricantes, distribuidores, transportadoras e revendedores. Ou seja, isso significa que os processos de compra, produção, vendas e transporte conversam entre si, a todo momento. 

Na cadeia de suprimentos, a tecnologia RFID tem sido utilizada para garantir maior agilidade e segurança aos processos logísticos relacionados à movimentação de mercadorias. As funcionalidades desta solução logística afetam etapas de separação de pedidos, distribuição e até a entrega ao cliente final. Para concluir, a tecnologia RFID tem se colocado como uma grande aliada na modernização da operação logística. E é preciso acompanhar os tempos, principalmente com o mercado mais competitivo.

Além de tornar os processos mais eficientes, traz como consequência o aumento da lucratividade.

Por que investir em tecnologia logística? 

O uso de sistemas de informação pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações do mercado. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.

Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.

A disseminação da computação em nuvem fez com que inúmeros dos conceitos apresentados se tornassem mais acessíveis, sobretudo às pequenas e médias empresas. Afinal, a partir dela os custos reduziram bastante. Um exemplo são os softwares de gestão de estoque e ERP, que podem migrar para a nuvem e alcançar mais empresas.

É bem perceptível que, atualmente, a eficiência dos processos logísticos é diretamente proporcional aos investimentos em tecnologia e inovação que a empresa faz. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir de tecnologias logísticas! Entre em contato conosco através do formulário, podemos agendar uma conversa.


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?