Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
30
06
2020

Como funciona a cadeia de suprimentos na logistica

Tag
gestão
logística
logística para e-commerce

A incorporação dos conceitos sobre cadeia de suprimentos (Supply Chain)  com mais intensidade é algo recente no merca. Embora suas primeiras percepções datem, mais ou menos, de 1950, quando a logística foi introduzida como ciência administrativa, desde então há uma constante evolução e conhecer seus processos mais complexos pode solucionar diversas falhas nas atividades logísticas-empresariais.


O profissional de supply chain que deter tais conhecimentos será extremamente valorizado no mercado devido a sua capacidade de ofertar soluções para as organizações, integrando-as com todas as suas funções fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. 


Atividades em torno das expectativas dos clientes, e com outras empresas através do planejamento e do controle dos fluxos da cadeia, garantem não somente baixos custos, mas também  atividades sequenciais melhoradas que tendem a garantir o nível de serviço e agregar valor com cada decisão tomada.

Enfim, o que é Cadeia de Suprimentos?

Como funciona a cadeia de suprimentos na logistica

Cadeia de Suprimentos trata-se de um conjunto das atividades que integram os canais de aquisição, produção, armazenamento e distribuição, utilizando serviços, materiais e informações presentes em cada etapa.


São etapas que assumem necessidades naturais de se interligarem para que toda a cadeia de uma empresa flua sem danos às atividades subsequentes. Diante disso, é necessário que haja um planejamento e controle para que o resultado final de suas operações agregue valor aos clientes finais, a partir de reduções dos custos e do tempo de cada ciclo sem a perda da eficiência.

Os canais de distribuição

Se tratando de distribuição, ela é vista como uma cadeia na qual se destacam as matrizes do transporte e suas atividades lidam sobretudo com a movimentação. Ocorrendo entre cada parte de etapas da Cadeia de Suprimentos, isso é fator crucial na questão dos custos. Nesse sentido,  e por se compreender que os suprimentos contemplam as atividades de produção e se estendem até o atendimento do consumidor final, a rede de distribuição detém um papel essencial na Cadeia de Suprimentos, com seus complexos planejamentos e controles sendo realizados por gestões específicas, quase que de maneira independente.

Políticas básicas da Cadeia de Suprimentos

  • Manter a atenção na satisfação dos consumidores (experiência do cliente);
  • Estratégias direcionadas para a conquista e a manutenção de clientes finais;
  • Gerenciar de forma eficiente e eficaz todas as atividades relacionadas à continuidade do fluxo, desde o processamento dos pedidos dos clientes até a entrega.

Como funciona a cadeia de suprimentos?

Como funciona a cadeia de suprimentos na logistica

Listamos o que está inserido em uma cadeia de suprimentos, mas lembre-se, não se limita a apenas nossa lista. Confira:


  • Produtos entregues;
  • Gestão de relacionamento;
  • Obtenção de matérias-primas;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Gerenciamento de armazenagem;
  • Gerenciamento de relacionamentos com fornecedores;
  • Manter o fluxo de mercadorias;
  • Gestão de logística;


Quando o assunto é logística, o gerenciamento para cadeia de suprimentos é fundamental para que nenhuma etapa seja deixada de lado dentro de sua empresa. 

Dicas de Gerenciamento para Cadeia de Suprimentos

Atualmente, a gestão da cadeia de suprimentos possui um papel estratégico gigante nas empresas. O seu uso com qualidade tem um potencial gigante para reduzir custos e aprimorar a experiência do consumidor, ou seja, entrega maior valor com menor gasto de recursos.

Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.

Entre os processos de empresas considerados chave para o sucesso de implementação do gerenciamento para cadeia de suprimentos, destacamos os principais. Veja:

  1. Desenvolver equipes que têm foco em clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, com a finalidade de torná-los atrativos para aquela classe de clientes.
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, de modo que atenda de forma eficiente a suas consultas e requisições;
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado anteriormente;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder de forma rápida às mudanças nas condições do mercado;
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores com o objetivo de garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais rápido possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.


O que se espera de um profissional da Cadeia de Suprimentos não está relacionado comente a um controle mais eficaz da sua área de atuação, espera-se também a capacidade de proporcionar de forma rápida resultados significativos que beneficiem a organização como um todo.

Não deixe de ler: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!

É por esse motivo que os profissionais de Cadeia de Suprimentos não são mais deixados para segundo plano nas companhias, agora eles estão no epicentro da estratégia das corporações e o impacto do seu trabalho é perceptível imediatamente, tanto para os clientes, como para os colaboradores, fornecedores e acionistas.

Gerenciamento para cadeia de suprimentos: terceirização logística para maximizar resultados

Como funciona a cadeia de suprimentos na logistica

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

 

Uma empresa de logística para e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 


Levando em consideração todos os históricos de sucesso de negócios na internet, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar seu planejamento estratégico de e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Fique atento à esse blog e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?