A satisfação do cliente deveria ser prioridade para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, fidelizar clientes com um bom atendimento e, um serviço eficiente, é até 6 vezes mais barato do que prospectar novos leads.
Empresas com visão estratégica de mercado, se concentram em criar e reforçar experiências agradáveis para que possam manter e adicionar novos clientes. Pesquisas de satisfação quando feitas de forma adequada, fornecem insights que são a base para criar e reforçar as experiências agradáveis dos clientes. Altos níveis de satisfação, são fortes indicadores de retenção, fidelização e recompra de produtos.
Não deixe de ler: Você está preparado para vender o que vende?
Se você vende online, e pensa na saúde financeira da sua loja virtual, fique atento as dicas que o Pier8 separou para você.
Antes de sair montando sua pesquisa, perguntas e metodologia, entenda seu público. Eles realmente estão dispostos a responder esse questionário para você? Se sim, qual a melhor forma de apresentá-los aos clientes? Elabore um número de questões que seja capaz de ajudar você a aperfeiçoar seu serviço e produto. Aqui, não existe número mínimo ou máximo de perguntas, cada empresa tem uma necessidade.
Não deixe de ler: A Embalagem de Seu Produto é Muito Mais que Uma Embalagem
Algumas empresas preferem usar escalas de 0 a 10, outras de 1 a 5. Fique à vontade para usar qualquer uma das escalas. Mas atenção, não misture ambas, pois assim, será difícil criar um padrão de análise.
Algumas empresas também podem avaliar a satisfação do cliente com atendimento, suporte ou algo parecido, nesses casos, permita que seu cliente tenha a opção de informar o nome do colaborador. Em alguns casos, alguns e-commerces tem uma lista grande de atendentes e, pontuar cada vendedor, também é uma forma de melhorar o desempenho de alguns e parabenizar outros.
Confira: Os Maiores Problemas dos E-Commerces de Roupas
Depois de formular as perguntas, faça divisões por tema. O motivo é simples: seguir um raciocínio lógico pode ajudar com que o seu cliente não desista do seu formulário. Pode parecer uma dica básica, mas muitos lojistas pecam nesse sentido e, montam formulários sem um roteiro.
Ao terminar de enviar o formulário para os clientes, acompanhe, quais deles responderam. Aqueles que não interagiram, vale mandar um segundo e-mail solicitando a participação.
Mas o mais importante: faça uma análise minuciosa das respostas. Quantas pessoas devem participar dessa conversa pós pesquisa de satisfação? Não inclua na pesquisa coisas que você não pode mudar, articule perguntas que serão essenciais para uma mudança significativa do seu serviço ou produto.
Evite problemas com gestão logística para e-commerce com o Pier8! Fale com um especialista e transforme sua experiência de vendas. Até a próxima!
A satisfação do cliente deveria ser prioridade para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, fidelizar clientes com um bom atendimento e, um serviço eficiente, é até 6 vezes mais barato do que prospectar novos leads.
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Algumas empresas também podem avaliar a satisfação do cliente com atendimento, suporte ou algo parecido, nesses casos, permita que seu cliente tenha a opção de informar o nome do colaborador. Em alguns casos, alguns e-commerces tem uma lista grande de atendentes e, pontuar cada vendedor, também é uma forma de melhorar o desempenho de alguns e parabenizar outros.
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Ao terminar de enviar o formulário para os clientes, acompanhe, quais deles responderam. Aqueles que não interagiram, vale mandar um segundo e-mail solicitando a participação.
Mas o mais importante: faça uma análise minuciosa das respostas. Quantas pessoas devem participar dessa conversa pós pesquisa de satisfação? Não inclua na pesquisa coisas que você não pode mudar, articule perguntas que serão essenciais para uma mudança significativa do seu serviço ou produto.
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