Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
02
06
2020

Como fazer uma boa gestão de operação logística?

operador logistico
gestão
gestão de logística

Fazer uma boa gestão de operações logísticas é fundamental para o crescimento sustentável do negócio e o aumento da competitividade. Entretanto, trata-se de uma atividade que pode se tornar um grande desafio para muitos empreendedores, sobretudo levando em consideração que o mercado se encontra cada vez mais dinâmico e exigente.


É necessário elaborar um plano operacional que seja eficaz, que preze pelo uso dos recursos de maneira adequada, economizar, cumprir os prazos e atender às demandas, além de outras ações que vão garantir o destaque entre os concorrentes e a satisfação dos clientes.


Para te auxiliar na otimização e gerenciamento das operações logísticas, produzimos este conteúdo completo com algumas estratégias que podem ser implementadas, tornando o negócio mais eficiente. Confira!

5 Dicas para fazer uma gestão de Operação Logística eficiente

Como fazer uma boa gestão de operação logística?

1. Monitoramento de transportes

O monitoramento de transportes trata-se de uma rotina que beneficia a empresa de diferentes formas. Entre elas, destacamos:


  • Acompanhamento do cumprimento das rotas que foram planejadas;
  • Conhecimento do status do transporte em tempo real, identificando ocorrências e elaborando ações mais acertadas, de modo mais ágil;
  • Possibilidade de oferecer o controle do status do pedido para os clientes, ou mesmo trabalhar com a notificação proativa, e nesse caso, o consumidor é avisado antes que entre em contato com a central.


Essa é uma atividade que permite acompanhar melhor o processo e identificar as falhas no momento em que elas ocorrem, e assim facilitando o levantamento das causas e a criação de soluções mais eficazes.

2. Melhores práticas na gestão de estoque

O estoque é uma área importante para a empresa e é centralmente responsável por controlar as quantidades de itens presentes em seu negócio. Sua gestão evita faltas e excessos e equilibra o atendimento da demanda com o estoque mínimo.


Entre algumas práticas fundamentais para uma gestão de estoque eficaz, podemos destacar: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial, que vão auxiliar ao compor um estoque mais condizente com a realidade.

3. Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são excelentes recursos, e melhor, qualquer gestor pode utilizar para avaliar sua operação logística. A ideia é fazer uso dessa ferramenta para analisar os resultados dos processos, compará-los aos objetivos e avaliar se os esforços empregados foram suficientes.


Além disso, são também excelentes meios de identificar falhas processuais. Para monitorar as operações, pode-se ser calculado: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, esses são alguns exemplos

Não deixe de ler: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

4. Investimento em tecnologia

Como fazer uma boa gestão de operação logística?

Existem inúmeras soluções disponíveis no mercado, voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O essencial é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, porém, que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e de forma mais precisa.

5. Aluguel de galpão 

O aluguel de galpões é uma estratégia excelente para promover a redução de custos e aprimorar as operações logísticas. Trata-se de uma opção que ajuda a situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, é altamente escalável, podendo comportar  o aumento de movimentação de materiais, e ainda gera custos menores do que os de manter uma estrutura própria, além outros benefícios. 

Pier 8 pode ajudar completamente sua Operação Logística

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?