Todo mundo sabe como desagradável é receber um produto avariado, ou pior, totalmente diferente do esperado. Isso é mais comum do que se imagina!
Mas apresentamos aqui um conteúdo que vai pensar nas etapas anteriores da chegada do produto nas mãos do cliente e que, certamente, vai ajudar a evitar resultados como esse.
O que pode ser feito pelos varejistas e distribuidores são práticas simples do dia-a-dia que podem ser colocadas em prática. Uma delas, talvez a mais importante no caso, é: como fazer picking e packing.
Apesar da enorme relevância que o picking e packing tem muitos varejistas não sabem ao menos a diferença entre os dois termos. O comércio online está, ao passo do tempo, cada vez mais presente nos negócios em diversos setores. O perfil do consumidor está mudando e as exigências são muitas na hora de escolher o produto e, mais ainda, de recebê-lo em mãos com perfeição. Não saber como fazer o picking e packing corretamente vai atrapalhar o sucesso do seu e-commerce.
O processo de separação, que ocorre nos CDs (centros de distribuição) da indústria e do varejo, é uma etapa elaborada e, para que o produto chegue ao destino corretamente, é importante incorporar essas técnicas.
O processo que separa os produtos encaminhados ao cliente é conhecido como picking. É uma etapa logística essencial, principalmente porque deve ser executada em tempo hábil e de maneira segura, isso envolve muitos setores da empresa. Estar alinhado com a equipe será fundamental nesse processo.
Quando falamos de fidelização, nós também nos referimos a uma separação cuidadosa e de acordo com aquilo que foi solicitado pelo cliente. Até porque, quem não gosta de receber o produto certo e em segurança em mãos?
Por isso é importante uma constante automatização desse processo. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias, isto é, em recursos que aumentam a agilidade e a precisão da separação dos produtos. Muito do que a logística 4.0 está propondo diz respeito a essa grande automação e aprimoramento de processos.
Tempo entre a confirmação do pedido e a entrega da mercadoria: essa é coluna dorsal do picking e é considerado um dos pontos mais críticos da logística, pois, além de ter um custo elevado, pode comprometer o tempo de execução do ciclo total.
Ter uma boa gestão logística tem a ver com os detalhes, por isso confira os tipos de picking:
O packing é o processo de embalagem de um produto antes de ser expedido ao cliente final. A etapa bastante comum no envio fracionado de produtos, já que esses pequenos itens pedem uma acomodação eficaz para serem transportados em segurança.
A importância de uma solução logística vai depender da organização da empresa como um todo. O packing faz parte desse processo e este pode conter vários objetivos, entre os quais vale citar os três mais importantes:
Do mesmo modo que as ações de picking, também é possível detectar o aumento do uso de tecnologia nos processos de packing. Todavia, vale enfatizar que é importante que exista um trabalho em conjunto entre a indústria, o fornecedor e a empresa, para que a embalagem original seja preservada em todo o processo logístico.
Fazer com que o produto chegue às mãos do consumidor em perfeito estado de conservação e sem avarias é um desafio, mas ele é menor quando os materiais utilizados para embalar o item são resistentes e adequados ao produto, como plástico bolha e isopor.
Por isso desde o momento em que o cliente faz o pedido até a entrega da mercadoria, há um longo percurso a percorrer. Em muitos casos, existe a possibilidade de utilizar mais de um modal de transporte e que a carga passe pelas mãos de diferentes transportadores, o que dificulta ainda mais o procedimento.
Invariavelmente, a embalagem exerce uma função de extrema importância na satisfação do consumidor final. Receber um produto estragado ou com a embalagem totalmente danificada afeta a credibilidade do negócio e pode desencadear a escolha pela devolução da mercadoria.
Mas não podemos esquecer que a embalagem tem mais funções do que aparenta!
Saber fidelizar o cliente através da embalagem é uma eficiente estratégia de marketing. Afinal, uma embalagem original e resistente faz toda a diferença para o momento final da entrega.
Como uma boa dupla, o picking e packing são os responsáveis por assegurar a integridade dos produtos e facilitar o momento da entrega para o cliente. Se esses processos são executados com perfeição, os índices de satisfação do cliente são maiores e a porcentagem de devolução diminui também.
Mas para que a teoria se torne prática é preciso planejamento e muito cuidado em seu armazenamento, enquanto o produto não é colocado nas prateleiras ou enviado ao consumidor. A falta de cuidado com as embalagens e as falhas durante a separação podem acarretar perdas e gerar prejuízos ao negócio. O negócio online não diz respeito somente ao que a empresa tem virtualmente, mas também as etapas físicas. Cuide do seu picking e packing!
O sucesso de uma operação logística implica o trabalho em conjunto entre a indústria, o fornecedor e a empresa. Esse trabalho integrado garante a preservação da embalagem original.
Fique de olho nessas dicas! O sucesso do seu e-commerce depende desse cuidado!
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog!
Um abraço!