Como fazer o seu picking e packing?

13.8.2019 13:43

Todo mundo sabe como desagradável é receber um produto avariado, ou pior, totalmente diferente do esperado. Isso é mais comum do que se imagina!

Mas apresentamos aqui um conteúdo que vai pensar nas etapas anteriores da chegada do produto nas mãos do cliente e que, certamente, vai ajudar a evitar resultados como esse. 

O que pode ser feito pelos varejistas e distribuidores são práticas simples do dia-a-dia que podem ser colocadas em prática. Uma delas, talvez a mais importante no caso, é: como fazer picking e packing.  

Importância da prática de picking e packing

Apesar da enorme relevância que o picking e packing tem muitos varejistas não sabem ao menos a diferença entre os dois termos. O comércio online está, ao passo do tempo, cada vez mais presente nos negócios em diversos setores. O perfil do consumidor está mudando e as exigências são muitas na hora de escolher o produto e, mais ainda, de recebê-lo em mãos com perfeição. Não saber como fazer o picking e packing corretamente vai atrapalhar o sucesso do seu e-commerce

O processo de separação, que ocorre nos CDs (centros de distribuição) da indústria e do varejo, é uma etapa elaborada e, para que o produto chegue ao destino corretamente, é importante incorporar essas técnicas.

Como fazer o picking e packing: o que é picking?

O processo que separa os produtos encaminhados ao cliente é conhecido como picking. É uma etapa logística essencial, principalmente porque deve ser executada em tempo hábil e de maneira segura, isso envolve muitos setores da empresa. Estar alinhado com a equipe será fundamental nesse processo. 

Quando falamos de fidelização, nós também nos referimos a uma separação cuidadosa e de acordo com aquilo que foi solicitado pelo cliente. Até porque, quem não gosta de receber o produto certo e em segurança em mãos?

Por isso é importante uma constante automatização desse processo. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias, isto é, em recursos que aumentam a agilidade e a precisão da separação dos produtos. Muito do que a logística 4.0 está propondo diz respeito a essa grande automação e aprimoramento de processos.

Como fazer o picking e packing: métodos de separação do picking

Tempo entre a confirmação do pedido e a entrega da mercadoria: essa é  coluna dorsal do picking  e é considerado um dos pontos mais críticos da logística, pois, além de ter um custo elevado, pode comprometer o tempo de execução do ciclo total.

Ter uma boa gestão logística tem a ver com os detalhes, por isso confira os tipos de picking:

  1. Picking por onda — o funcionário se responsabiliza por apenas um SKU, porém, há o intervalo de tempo determinado para isso, o que evita o acúmulo de pedidos na expedição;
  2. Picking discreto — cada funcionário executa um processo por vez, do início ao fim;
  3. Picking por lote — cada colaborador se responsabiliza por um lote, que é composto por vários SKUs;
  4. Picking por zona — o processo é dividido por zonas e cada colaborador fica responsável por apenas uma unidade de manutenção do estoque (SKU).

Como fazer o picking e packing: o que é packing?

O packing é o processo de embalagem de um produto antes de ser expedido ao cliente final. A etapa bastante comum no envio fracionado de produtos, já que esses pequenos itens pedem uma acomodação eficaz para serem transportados em segurança.

A importância de uma solução logística vai depender da organização da empresa como um todo. O packing faz parte desse processo e  este pode conter vários objetivos, entre os quais vale citar os três mais importantes:

  1. Prevenção de furtos e roubos a partir da descaracterização da embalagem original;
  2. Unitização do pedido;
  3. Manutenção da qualidade do produto.

Do mesmo modo que as ações de picking, também é possível detectar o aumento do uso de tecnologia nos processos de packing. Todavia, vale enfatizar que é importante que exista um trabalho em conjunto entre a indústria, o fornecedor e a empresa, para que a embalagem original seja preservada em todo o processo logístico.

Como fazer o picking e packing: a embalagem é mais que uma embalagem

Fazer com que o produto chegue às mãos do consumidor em perfeito estado de conservação e sem avarias é um desafio, mas ele é menor quando os materiais utilizados para embalar o item são resistentes e adequados ao produto, como plástico bolha e isopor.

Por isso desde o momento em que o cliente faz o pedido até a entrega da mercadoria, há um longo percurso a percorrer. Em muitos casos, existe a possibilidade de utilizar mais de um modal de transporte e que a carga passe pelas mãos de diferentes transportadores, o que dificulta ainda mais o procedimento.

Invariavelmente, a embalagem exerce uma função de extrema importância na satisfação do consumidor final. Receber um produto estragado ou com a embalagem totalmente danificada afeta a credibilidade do negócio e pode desencadear a escolha pela devolução da mercadoria.

Mas não podemos esquecer que a embalagem tem mais funções do que aparenta!

Saber fidelizar o cliente através da embalagem é uma eficiente estratégia de marketing. Afinal, uma embalagem original e resistente faz toda a diferença para o momento final da entrega.

O quão importante é o picking e packing para seu e-commerce? 

Como uma boa dupla, o picking e packing são os responsáveis por assegurar a integridade dos produtos e facilitar o momento da entrega para o cliente. Se esses processos são executados com perfeição, os índices de satisfação do cliente são maiores e a porcentagem de devolução diminui também.

Mas para que a teoria se torne prática é preciso planejamento e muito cuidado em seu armazenamento, enquanto o produto não é colocado nas prateleiras ou enviado ao consumidor. A falta de cuidado com as embalagens e as falhas durante a separação podem acarretar perdas e gerar prejuízos ao negócio. O negócio online não diz respeito somente ao que a empresa tem virtualmente, mas também as etapas físicas.  Cuide do seu picking e packing!

O sucesso de uma operação logística implica o trabalho em conjunto entre a indústria, o fornecedor e a empresa. Esse trabalho integrado garante a preservação da embalagem original. 

Fique de olho nessas dicas! O sucesso do seu e-commerce depende desse cuidado! 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog! 

Um abraço! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert