Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
01
02
2021

Como fazer entregas em 24 horas

Tag
same day delivery

É certo que compras e vendas online se tornam cada vez mais populares, levando em consideração também o aumento da exigência do consumidor. Entrega em qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, está entre os maiores desafios nos processos logísticos. Aliado a isso, o cliente exige, cada vez mais, um frete barato (gratuito, de preferência) e uma entrega rápida.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, o frete grátis apareceu como um fator diferenciado para a escolha de um e-commerce.

O resultado é que 48% dos entrevistados, ter que pagar apenas o valor do produto é um critério de compra essencial.  Outro quesito diferenciado que surgiu foi a pronta entrega, sendo citada por 27% dos internautas. Os novos consumidores prezam por entregas rápidas, e estão dispostos a pagar por isso. 

Com isso, fica cada vez mais claro que o desafio dos lojistas pelo Brasil é entregar o produto o mais rápido possível, sem desconsiderar o menor preço. Por isso, hoje, existem soluções tecnológicas aliadas à logística para manter os negócios dentro do campo de competidores. 

Como fazer entregas em 24 horas: o que é o Same Day Delivery

Same Day Delivery é a modalidade de entregas que permite que o cliente peça à distância, seja pelo computador, telefone ou app, e receba o produto no mesmo dia. 

O termo tem origem do inglês, e significa exatamente “entrega no mesmo dia”.

Apesar dos consumidores estarem cada vez mais por dentro desse conceito, ainda é um desafio para e-commerces no Brasil

Por outro lado, grandes lojas como Magazine Luiza, Saraiva e Netshoes já realizam esse método, além disso, os aplicativos como Rappi foram muito importantes para impulsionar esse modelo de negócios, sobretudo em supermercados e farmácias.

Afinal, dentro do aplicativo é possível, sem quebrar muito a cabeça (experiência do usuário contando muito aqui), selecionar o estabelecimento, escolher os produtos dentro do catálogo e, se precisar, agendar o horário da entrega.

Implementando o Same Day Delivery 

Para programar esse sistema, as empresas devem considerar algumas questões:

  • ter exemplares dos itens em vários pontos da cidade ou manter a proximidade com fornecedores, centros de distribuição e centros de maior demanda a fim de reduzir custos de transporte;
  • facilitar um maior número de entregas no mesmo dia e facilitar o processo despacho;
  • efetivar parcerias com empresas de transporte especializadas para garantir agilidade nas entregas;
  • investir em softwares para controle de rotas e de custos e outras ferramentas que agilizam os processos na cadeia de suprimentos;
  • garantir eficiência em todas as fases da cadeia logística, sobretudo as de picking e packing;
  • informar para o consumidor os horários limite em que as compras devem ser finalizadas para que possam ser entregues no mesmo dia.

Com tudo isso, fica evidente que o same day delivery é uma grande aposta e será uma grande tendência, cada vez mais presente como estratégia de negócio. Implementá-lo, hoje, é ter garantia de competitividade quando grande parte das empresas estiverem devidamente preparadas para então disponibilizá-lo. 

Same Day Delivery - Entrega Rápida - funciona basicamente da seguinte forma:

  • Conta com Centros de Distribuição descentralizados, localizados em diversas regiões do país, o que facilita a distribuição para consumidores que vivem em lugares mais distantes;
  • Pode empregar transporte aéreo em alguns casos;
  • Possui Centro de Distribuição com equipamentos, sistemas e processos modernos, todos projetados e organizados para evitar gargalos;
  • Tem equipe de trabalho treinada, o que mantém a produtividade bem alta;

Vamos destacar algumas razões importantes, porque, convenhamos, terceirizar o trabalho de logística para uma empresa de entregas rápidas como uma SDD é uma forma excelente de dar um salto de qualidade e abocanhar uma fatia maior de consumidores no mercado e-commerce, você não acha? 

Vantagens do same day delivery para as empresas

Para as empresas que tornam esse serviço disponível, muitas vantagens podem ser ditas, como:

  • potencial ampliado de fidelização e captação de clientes;
  • diferencial no comércio eletrônico a nível nacional;
  • maior valor agregado ao nome da empresa;
  • contato mais estreito e rápido com o consumidor;
  • mais feedbacks positivos;
  • serviço mais caro e, mesmo diante disso, mais procurado.

Saiba que a estratégia do same day delivery está caminhando para sua máxima expansão, sendo que o consumidor já está demonstrando grande interesse pelo serviço de logística.

A entrega realizada no mesmo dia parece o sonho de consumo de qualquer consumidor. Entretanto, por mais que esta estratégia seja incrível, deve pensar se para seu negócio cabe. Essa estratégia é bastante específica, com base nas características do segmento da loja virtual, com quais produtos trabalha e a região em que atua.

Em primeiro lugar, o consumidor deve realizar a compra até determinado horário do dia, para que os procedimentos logísticos tenham condições de prosseguir corretamente.

Posterior a isso, conforme o segmento do e-commerce, pode-se fazer a entrega por meio de um motoboy, o que é bem mais rápido do que qualquer transportadora, não devendo desconsiderar o tamanho e tipo do produto comercializado.

A Pier 8 disponibiliza Same Day Delivery (entregas rápidas) para a Grande São Paulo. Soluções em logística deve ser umas das prioridades das empresas que almejam conquistar seus consumidores, além de desenvolverem um diferencial competitivo relevante diante do mercado virtual. Preencha o formulário! Estamos ansiosos por sua parceria logística. 




Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?