A Black Friday em 2020 será atípica por inúmeros fatores, além da crise econômica, que já era uma ameaça constante há tempos, o contexto de pandemia, período em que o varejo viu as vendas caírem, e durante uma crise econômica global.
No Brasil, as consequências da pandemia foram amortizadas, afinal, as medidas de auxílio à população e a empresas auxiliaram na diminuição do impacto sentido pelo varejo até agora, mas não devem durar até novembro. Afinal, é possível que ocorra um retrocesso de compras de pessoas que querem evitar gastar. Dessa forma, tendem a utilizar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e aproveitar os descontos.
Se os recordes em vendas serão no e commerce ou na venda de loja física, só o encaminhar dos fatos dirão. Entretanto, as empresas precisam estar prontas para suprir a demanda, tanto em termos tecnológicos quanto comerciais, e para fidelizar clientes.
Nesse sentido, o momento é agora: planejamento para a Black Friday, seu e-commerce precisa estar preparado. Acompanhe este conteúdo e saiba como evitar problemas de logística neste período.
A Black Friday, em dez anos, se tornou o principal evento de varejo do Brasil. No ano passado, o faturamento bateu 3 bilhões de reais em somente dois dias, e mais importante que isso, em uma edição que já foi 25% maior que a anterior. Mas e neste momento atual, com uma crise que deve causar uma retração de 6,5% do PIB, além do desemprego que pode chegar aos 14% até o fim do ano, o que esperar da Black Friday 2020?
Apesar das incertezas colocadas na realidade, por exemplo, não sabemos se tudo já estará 100% aberto, entretanto, é essencial que os comerciantes já estejam atentos a outros cenários, em que será preciso agir com precisão.
Segundo ele, esta será a maior edição da Black Friday no país, e
Como você já sabe, a Black Friday consiste em um período de aumento expressivo das vendas. Diante exatamente disso que é importante que seu e-commerce esteja com o estoque preparado.
Considere quais os produtos mais vendidos e o perfil dos consumidores e reforce o estoque, mas tenha cautela para não adquirir produtos em excesso. Dessa forma, é possível atender à demanda sem prejuízos ao orçamento. Afinal, depois da Black Friday seu negócio tem que estar de pé e ainda mais notório.
Diante do aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. E esta é uma realidade da Black Friday brasileira, infelizmente. Por isso, é fundamental que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada.
Analise as principais dúvidas que seus clientes possuem, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. Não deixe o cliente sem resposta, nem faça com que problemas técnicos o impeçam de realizar a compra, isso pode ‘’ser fatal’’ para seu negócio, uma vez que existem diversos fóruns de consumidores na web.
Todo e-commerce bem localizado disponibiliza os modos de pagamento através de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosos por esse dia. Como existe uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce.
Não se esqueça também que a data é uma das que mais movimenta o comércio eletrônico no ano e que os valores gastos nas compras são considerados altos. Entenda que o consumidor está disposto a desembolsar um pouco a mais, resta ao seu e-commerce mostrar os motivos de ser o escolhido por ele ao invés de seus concorrentes.
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Diante do aumento significativo da demanda, os prazos de entrega de seu e-commerce merecem atenção redobrada. É importante destacar que trata-se de um período atípico e que as datas de entrega devem ser acordadas e cumpridas.
Inúmeros consumidores, inclusive, já estão preparados para esperarem mais tempo por suas encomendas. Frente a esse ponto, estime datas possíveis de serem cumpridas e alinhe-as com o seu parceiro logístico. Desse modo, não serão criadas expectativas junto ao cliente.
Os consumidores estão cada vez mais antenados aos valores aplicados no período da Black Friday. Sabendo disso, é essencial que sua loja ofereça descontos reais aos clientes. Os e-commerces que tentam “esconder” preços e forjar descontos acabam desgastando sua própria imagem no mercado. Diante disso, analise a margem disponível em sua loja virtual e busque oferecer descontos competitivos e atraentes.
A Black Friday é muito mais que um período de vendas, consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela.
Os lojistas do Brasil inteiro estão buscando por chamar a atenção dos consumidores neste período. Um bom meio de se destacar entre os milhares de concorrentes está em investir em marketing digital. O marketing digital permite que você consiga fortalecer seu e-commerce nos espaços de acesso dos clientes que você deseja alcançar, tornando-se uma opção muito forte para eles durante esse período explosivo de vendas no ano.
Trabalhar a imagem de seu estabelecimento, assim como criar formas descontraídas e atraentes no âmbito digital é muito importante e não pode ser ignorado durante todo o ano, entretanto merece uma atenção especial a partir de outubro até dezembro, afinal, este é o período de Black Friday e das festas de final de ano.
A Black Friday é conhecida pelos seus descontos que chamam a atenção dos consumidores, porém a brasileira ainda sofre com descontos problemáticos, assim como com entregas atrasadas, você não quer fazer parte dessa estatística, certo?
Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
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