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15
09
2020

Como evitar problemas de logística na Black Friday

logística
logística para e-commerce
vendas

A Black Friday em 2020 será atípica por inúmeros fatores, além da crise econômica, que já era uma ameaça constante há tempos, o contexto de pandemia, período em que o varejo viu as vendas caírem, e durante uma crise econômica global.

No Brasil, as consequências da pandemia foram amortizadas, afinal, as medidas de auxílio à população e a empresas auxiliaram na diminuição do impacto sentido pelo varejo até agora, mas não devem durar até novembro. Afinal, é possível que ocorra um retrocesso de compras de pessoas que querem evitar gastar. Dessa forma, tendem a utilizar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e aproveitar os descontos.

Se os recordes em vendas serão no e commerce ou na venda de loja física, só o encaminhar dos fatos dirão. Entretanto, as empresas precisam estar prontas para suprir a demanda, tanto em termos tecnológicos quanto comerciais, e para fidelizar clientes.

Nesse sentido, o momento é agora: planejamento para a Black Friday, seu e-commerce precisa estar preparado. Acompanhe este conteúdo e saiba como evitar problemas de logística neste período. 

Como evitar problemas de logística na Black Friday 

Como evitar problemas de logística na Black Friday

A Black Friday, em dez anos, se tornou o principal evento de varejo do Brasil. No ano passado, o faturamento bateu 3 bilhões de reais em somente dois dias, e mais importante que isso, em uma edição que já foi 25% maior que a anterior. Mas e neste momento atual, com uma crise que deve causar uma retração de 6,5% do PIB, além do desemprego que pode chegar aos 14% até o fim do ano, o que esperar da Black Friday 2020?

Apesar das incertezas colocadas na realidade, por exemplo, não sabemos se tudo já estará 100% aberto, entretanto, é essencial que os comerciantes já estejam atentos a outros cenários, em que será preciso agir com precisão. 

Segundo ele, esta será a maior edição da Black Friday no país, e

Fique atento ao estoque

Como você já sabe, a Black Friday consiste em um período de aumento expressivo das vendas. Diante exatamente disso que é importante que seu e-commerce esteja com o estoque preparado.

Considere quais os produtos mais vendidos e o perfil dos consumidores e reforce o estoque, mas tenha cautela para não adquirir produtos em excesso. Dessa forma, é possível atender à demanda sem prejuízos ao orçamento. Afinal, depois da Black Friday seu negócio tem que estar de pé e ainda mais notório. 

Capacite sua equipe de atendimento

Diante do aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. E esta é uma realidade da Black Friday brasileira, infelizmente. Por isso, é fundamental que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada. 

Analise as principais dúvidas que seus clientes possuem, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. Não deixe o cliente sem resposta, nem faça com que problemas técnicos o impeçam de realizar a compra, isso pode ‘’ser fatal’’ para seu negócio, uma vez que existem diversos fóruns de consumidores na web.

Disponibilize condições de pagamento competitivas

Como evitar problemas de logística na Black Friday

Todo e-commerce bem localizado disponibiliza os modos de pagamento através de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosos por esse dia. Como existe uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce.

Não se esqueça também que a data é uma das que mais movimenta o comércio eletrônico no ano e que os valores gastos nas compras são considerados altos. Entenda que o consumidor está disposto a desembolsar um pouco a mais, resta ao seu e-commerce mostrar os motivos de ser o escolhido por ele ao invés de seus concorrentes.

Não deixe de ler: A Black Friday não é mais a mesma e suas ações também precisam mudar

Cumpra os prazos de entregas

Diante do aumento significativo da demanda, os prazos de entrega de seu e-commerce merecem atenção redobrada. É importante destacar que trata-se de um período atípico e que as datas de entrega devem ser acordadas e cumpridas. 

Inúmeros consumidores, inclusive, já estão preparados para esperarem mais tempo por suas encomendas. Frente a esse ponto, estime datas possíveis de serem cumpridas e alinhe-as com o seu parceiro logístico. Desse modo, não serão criadas expectativas junto ao cliente.

Ofereça descontos vantajosos

Os consumidores estão cada vez mais antenados aos valores aplicados no período da Black Friday. Sabendo disso, é essencial que sua loja ofereça descontos reais aos clientes. Os e-commerces que tentam “esconder” preços e forjar descontos acabam desgastando sua própria imagem no mercado. Diante disso, analise a margem disponível em sua loja virtual e busque oferecer descontos competitivos e atraentes.

 A Black Friday é muito mais que um período de vendas, consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. 

Invista em divulgação

Como evitar problemas de logística na Black Friday

Os lojistas do Brasil inteiro estão buscando por chamar a atenção dos consumidores neste período. Um bom meio de se destacar entre os milhares de concorrentes está em investir em marketing digital. O marketing digital permite que você consiga fortalecer seu e-commerce nos espaços de acesso dos clientes que você deseja alcançar, tornando-se uma opção muito forte para eles durante esse período explosivo de vendas no ano.

Trabalhar a imagem de seu estabelecimento, assim como criar formas descontraídas e atraentes no âmbito digital é muito importante e não pode ser ignorado durante todo o ano, entretanto merece uma atenção especial a partir de outubro até dezembro, afinal, este é o período de Black Friday e das festas de final de ano.

Terceirizar logística de e-commerce e aumentar vendas

A Black Friday é conhecida pelos seus descontos que chamam a atenção dos consumidores, porém a brasileira ainda sofre com descontos problemáticos, assim como com entregas atrasadas, você não quer fazer parte dessa estatística, certo? 

Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo. 

Preencha o formulário, temos soluções em logística para seu e-commerce na Black Friday! 

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