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06
12
2020

Como estruturar a logística de indústria

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Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!
Confira as postagens sobre Gestão de Logística aqui na Pier8!
Confira nossas postagens sobre Gestão aqui na Pier8!

A logística é responsável por duas ações indispensáveis: 

  1. garantir a sobrevivência em um mercado competitivo;
  2. conquistar os objetivos de uma empresa.

No momento que estamos vivendo, esse conceito é muito mais amplo, e a logística industrial tornou-se um fator decisivo para o crescimento dos negócios no mundo moderno.

Afinal, a logística mudou muito, sobretudo com o aumento de tecnologias no setor. Isso significa que a logística hoje não se resume somente ao transporte de uma determinada quantidade de um produto até um local no prazo adequado, ela é muito mais que isso. 

Podemos dizer que a logística de indústria, hoje, está em constante reformulação, além disso, tem total capacidade de assumir inclusive o modelo de negócio dentro das corporações.

As atividades logísticas não se relacionam somente com transporte, mas também com gestão de estoque, suprimentos e administrativo, elas envolvem a logística industrial e é importante que estejam integradas para que as etapas de abastecimento e distribuição tenham sucesso.

O que é logística de indústria?

Como você pôde identificar acima, a logística industrial está, portanto, ligada à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição. Profissionais de logística devem ter sistemas produtivos, planejamento, controle de produção e modelos de estoque, por exemplo.

É essencial que alguns pontos estejam certos, como o produto, o cliente, o local, o tempo e, o menor custo. Por mais simples que pareça, tudo isso demanda uma série de procedimentos intermediários que precisam funcionar bem do início até o fim.

A gestão de logística eficiente demanda gerenciamento estratégico de aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos. Tratam-se de itens que compõe a logística industrial.  No entanto, a gestão logística eficiente moderna deve se preocupar ainda com a linha de produção, o desenvolvimento de sistemas de informação e os índices de eficiência e desempenho.

O D2C é o novo conceito do momento, e ele envolve estratégias devido à relação direta com o consumidor final. Uma coisa é certa: preparar a operação logística é uma ação fundamental para garantir o sucesso no D2C. Os processos para atender pedidos  são diferentes daqueles utilizados para abastecer lojas e revendedores. Listamos as ações de logística essenciais para o D2C dar certo. Veja como estruturar logística de indústria:

Picking 

Operar um armazém de uma indústria tem como base, na maior parte das vezes, a separação em grandes volumes (paletes completos, por exemplo) ou caixas fechadas (embalagens próprias), e assim fazendo o uso de modalidades de picking, como o order picking ou bulk picking. Entretanto, esses formatos não funcionam para vendas D2C, compostas em sua maioria por pedidos fracionados.

Nessas situações, para garantir a agilidade no picking é fundamental utilizar um tipo de separação específico, e então evitar o excesso de movimentações no Centro de Distribuição (CD) e a perda da produtividade. Dessa maneira, na maioria dos casos opta-se pelo batch picking, que faz o agrupamento de pedidos, seguido do put to wall (divisão em colmeia). 

Temos aqui uma urgência: planejar e escolher o modelo de picking mais adequado para atender pedidos dos clientes de seu e-commerce é crucial antes de iniciar as vendas no D2C. A busca deve ser por manter uma organização entre aquilo que irá para os e-commerces e revendedoras e o que será enviado diretamente ao cliente.

Estoque: layout e controle

Atender pedidos fracionados demanda também uma área de estoque fracionado, que irá facilitar a coleta pelos separadores. Dessa forma, planejar o layout do CD, buscando assim definir as melhores posições para cada produto é tão imprescindível quanto as outras tarefas. Somado a isso, é essencial ter um rígido controle do estoque, e assim fazer o balanceamento perfeito das linhas, evitando tanto o stockout (produto indisponível para a venda ao cliente) como o excesso de estoque, capaz de provocar mau uso do espaço e perdas.

Logística reversa

Como estamos falando da venda direta ao consumidor final, é essencial destacar a logística reversa. Trocas e devoluções passam a ser comuns nesse setor, e o armazém precisa estar preparado para gerenciá-las da melhor maneira possível. É importante que o produto passe por uma conferência e seja rapidamente reintegrado ao estoque (se ele estiver em boas condições) ou enviado à área de segregados. Junto a isso, o cliente precisa receber um crédito, possibilitando assim a substituição por outro produto.  

Expedição e transporte

Se tratando da expedição, é essencial garantir a impressão da nota junto à etiqueta de transporte na área de embalagem. Além disso, você irá precisar calcular e gerenciar fretes com diferentes transportadoras, e assim definir a melhor opção para cada pedido, tendo em vista as suas inúmeras variáveis. Acompanhe se tudo está sendo cobrado da maneira correta, uma vez que os custos com frete em e-commerce são muito relevantes.

Sistemas e integração

Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige. 

Vantagens do WMS na Logística:

  • gerenciamento de todos os pedidos e tarefas; 
  • possui múltiplas modalidades de picking
  • oferecimento de endereçamento dinâmico (atendendo tanto ao giro quanto às regras de armazenagem de cada item);
  • rotação do estoque de maneira estratégica; 
  • rastreia e registra todas as movimentações realizadas.

Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.

Acompanhamento da operação logística em tempo real 

Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.

Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.

O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.

Plataforma Logística: concentrar a operação logística em um único lugar 

Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas. Entre em contato conosco através do formulário , conheça nossa plataforma logística e tire todas as suas dúvidas!  


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Como estruturar a logística de indústria

A logística é responsável por duas ações indispensáveis: 

  1. garantir a sobrevivência em um mercado competitivo;
  2. conquistar os objetivos de uma empresa.

No momento que estamos vivendo, esse conceito é muito mais amplo, e a logística industrial tornou-se um fator decisivo para o crescimento dos negócios no mundo moderno.

Afinal, a logística mudou muito, sobretudo com o aumento de tecnologias no setor. Isso significa que a logística hoje não se resume somente ao transporte de uma determinada quantidade de um produto até um local no prazo adequado, ela é muito mais que isso. 

Podemos dizer que a logística de indústria, hoje, está em constante reformulação, além disso, tem total capacidade de assumir inclusive o modelo de negócio dentro das corporações.

As atividades logísticas não se relacionam somente com transporte, mas também com gestão de estoque, suprimentos e administrativo, elas envolvem a logística industrial e é importante que estejam integradas para que as etapas de abastecimento e distribuição tenham sucesso.

O que é logística de indústria?

Como você pôde identificar acima, a logística industrial está, portanto, ligada à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição. Profissionais de logística devem ter sistemas produtivos, planejamento, controle de produção e modelos de estoque, por exemplo.

É essencial que alguns pontos estejam certos, como o produto, o cliente, o local, o tempo e, o menor custo. Por mais simples que pareça, tudo isso demanda uma série de procedimentos intermediários que precisam funcionar bem do início até o fim.

A gestão de logística eficiente demanda gerenciamento estratégico de aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos. Tratam-se de itens que compõe a logística industrial.  No entanto, a gestão logística eficiente moderna deve se preocupar ainda com a linha de produção, o desenvolvimento de sistemas de informação e os índices de eficiência e desempenho.

O D2C é o novo conceito do momento, e ele envolve estratégias devido à relação direta com o consumidor final. Uma coisa é certa: preparar a operação logística é uma ação fundamental para garantir o sucesso no D2C. Os processos para atender pedidos  são diferentes daqueles utilizados para abastecer lojas e revendedores. Listamos as ações de logística essenciais para o D2C dar certo. Veja como estruturar logística de indústria:

Picking 

Operar um armazém de uma indústria tem como base, na maior parte das vezes, a separação em grandes volumes (paletes completos, por exemplo) ou caixas fechadas (embalagens próprias), e assim fazendo o uso de modalidades de picking, como o order picking ou bulk picking. Entretanto, esses formatos não funcionam para vendas D2C, compostas em sua maioria por pedidos fracionados.

Nessas situações, para garantir a agilidade no picking é fundamental utilizar um tipo de separação específico, e então evitar o excesso de movimentações no Centro de Distribuição (CD) e a perda da produtividade. Dessa maneira, na maioria dos casos opta-se pelo batch picking, que faz o agrupamento de pedidos, seguido do put to wall (divisão em colmeia). 

Temos aqui uma urgência: planejar e escolher o modelo de picking mais adequado para atender pedidos dos clientes de seu e-commerce é crucial antes de iniciar as vendas no D2C. A busca deve ser por manter uma organização entre aquilo que irá para os e-commerces e revendedoras e o que será enviado diretamente ao cliente.

Estoque: layout e controle

Atender pedidos fracionados demanda também uma área de estoque fracionado, que irá facilitar a coleta pelos separadores. Dessa forma, planejar o layout do CD, buscando assim definir as melhores posições para cada produto é tão imprescindível quanto as outras tarefas. Somado a isso, é essencial ter um rígido controle do estoque, e assim fazer o balanceamento perfeito das linhas, evitando tanto o stockout (produto indisponível para a venda ao cliente) como o excesso de estoque, capaz de provocar mau uso do espaço e perdas.

Logística reversa

Como estamos falando da venda direta ao consumidor final, é essencial destacar a logística reversa. Trocas e devoluções passam a ser comuns nesse setor, e o armazém precisa estar preparado para gerenciá-las da melhor maneira possível. É importante que o produto passe por uma conferência e seja rapidamente reintegrado ao estoque (se ele estiver em boas condições) ou enviado à área de segregados. Junto a isso, o cliente precisa receber um crédito, possibilitando assim a substituição por outro produto.  

Expedição e transporte

Se tratando da expedição, é essencial garantir a impressão da nota junto à etiqueta de transporte na área de embalagem. Além disso, você irá precisar calcular e gerenciar fretes com diferentes transportadoras, e assim definir a melhor opção para cada pedido, tendo em vista as suas inúmeras variáveis. Acompanhe se tudo está sendo cobrado da maneira correta, uma vez que os custos com frete em e-commerce são muito relevantes.

Sistemas e integração

Tudo o que citamos acima pode ganhar ainda mais agilidade, precisão e redução de custos se você utilizar um sistema WMS em seu armazém. O software comporta operações distintas, ou seja, em um mesmo CD você pode atender às lojas físicas e revendedores, assim como os pedidos de e-commerce, com todas as especificidades que cada operação exige. 

Vantagens do WMS na Logística:

  • gerenciamento de todos os pedidos e tarefas; 
  • possui múltiplas modalidades de picking
  • oferecimento de endereçamento dinâmico (atendendo tanto ao giro quanto às regras de armazenagem de cada item);
  • rotação do estoque de maneira estratégica; 
  • rastreia e registra todas as movimentações realizadas.

Tecnologia na logística torna as ações de negócios muito mais potentes, softwares, assim como o ERP, o sistema de venda e os sistemas dos transportadores devem estar perfeitamente integrados, para então ter o controle completo sobre a venda em cada canal e evitar qualquer tipo de falha que vá prejudicar a relação com o cliente.

Acompanhamento da operação logística em tempo real 

Os dados de execução em tempo real são essenciais para acompanhar a operação, com certeza, mas também auxilia na manutenção da operação, tornando-a produtiva e organizada. A partir do uso do sistema WMS você tem a funcionalidade Gestão à Vista, que oferece painéis e dashboards informando o status de cada processo. Se houver alguma divergência notificada, o sistema irá emitir uma notificação para que a correção seja executada de maneira rápida e precisa.

Sem contar que este sistema disponibiliza uma série de KPIs que permitem a avaliação da performance da operação. Entre os indicadores mais importantes para venda, estão: rotatividade do estoque, prazo de entrega do pedido (OTIF, OFR e OCT), ticket médio, taxa de retorno e motivo da devolução e custo de transporte por pacote.

O uso da Gestão à Vista e os KPIs, permite aumentar o nível de serviço, elevar a produtividade no armazém e otimizar a ocupação dos espaços e a gestão do trabalho. São aspectos essenciais para atender o cliente bem com a sua marca e reduzir os custos, tornando o negócio lucrativo.

Plataforma Logística: concentrar a operação logística em um único lugar 

Como você viu, consumidores estão mais atentos e sedentos por resultados rápidos. Dessa forma, a preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Um dos maiores questionamentos do setor é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a plataforma logística pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo.

  1. Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  2. Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  3. Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  4. Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  5. Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

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