Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Como Escolher uma Empresa de Fulfillment

24.9.2019 14:50

Já falamos em nosso blog como o processo de fulfillment ganhou destaque e, hoje, é uma prioridade para todo lojista que vende online. Apesar da forte influência que sofremos ao longo dos anos por parte dos Estados Unidos, e de termos um mercado online consolidado, muitos empreendedores online ainda não sabem como escolher uma empresa de fulfillment.

E aí fica a pergunta: eu quero aplicar o fulfillment no meu e-commerce, mas não sei por onde começar. O que eu devo fazer?

Apesar de ser um termo que ganhou fama devido ao excelente trabalho de logística que a Amazon tem feito nos últimos anos, existem alguns pontos que podem ajudar você nessa escolha.

Umas das principais características de uma empresa de fulfillment é o fato de ser modular. É importante conhecer a gama de produtos que essa empresa trabalha e como ela pode se adaptar a sua realidade. Leve em conta essas perguntas:

  • Quais são os clientes que elas têm?
  • Quais são os nichos em que esses clientes atuam?
  • Se eu crescer muito nos próximos meses, essas empresa consegue acompanhar meu crescimento?

Essas perguntas são importantes, pois uma empresa que atua com vários segmentos, como cosméticos, ferramentas (algo mais pesado), eletrônicos, tem experiência suficiente para processar todo tipo de produto. Assim, é muito mais provável que essa empresa se adeque ao seu produto.

Fulfillment para empresas com volumes de pedidos elevados

Esta é uma dúvida comum dentro desse tema. Pensando nisso, separamos algumas dicas para reduzir os custos e otimizar o fulfillment em seu e-commerce.
Segmente os SKU´s
Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Leia mais: Descubra como Fazer o Calculo de Frete sem Prejuízo

E o que uma empresa de fulfillment pode fazer pelo meu e-commerce?

Faça essas perguntas para si próprio: quanto tempo você gasta olhando seu marketing? Quanto tempo você gasta olhando sua logística? Quanto tempo você gasta com seu estoque?

Todas essas tarefas demandam muito tempo, e quando uma empresa de fulfillment chega para tomar conta de todo o processo logístico, todo lojista virtual consegue olhar com mais atenção para outros problemas importantes.

Além de tirar toda essa parte operacional do processo, as empresas de fulfillment também tratam do transporte - que geralmente é um problema para quem vende online.

Questões como envios e devoluções de produtos, são pontos centralizados na empresa de fulfillment.

Com uma  solução de uma empresa de fulfillment para e-commerce integrada à sua plataforma on-line, você diminui as chances de atrasar o processamento, o transporte e a entrega dos pedidos de seus clientes. Dessa forma, quando um pedido for feito na sua loja virtual, nós cuidaremos do processo de coleta do produto e o transportamos com segurança ao seu cliente.

Como uma empresa de Fulfillment para E-commerce otimiza sua loja

O fulfillment para e-commerce é a espinha dorsal de qualquer empresa que deseja atender aos pedidos do cliente com excelência. A estratégia adotada para atender aos pedidos afeta tudo, desde a margem de lucro até a satisfação do cliente, por isso é algo que você precisa pensar com cuidado.

Entenda mais sobre as diferentes estratégias tendo como parceiro uma empresa de fulfillment para e-commerce.

Conheça os diferentes estágios envolvidos neste processo:

  • Recebimento - O primeiro estágio no processo de fulfillment para e-commerce é entender como funciona o seu inventário. Você recebe ou fabrica os produtos por conta própria?
  • Armazenamento - O armazenamento adequado do estoque é essencial, pois você precisa encontrar, acessar e enviar seus produtos da forma mais rápida e eficiente possível.
  • Processamento - O processamento de pedidos envolve o recebimento da solicitação e a execução das etapas necessárias para atendê-lo.
  • Coleta - Envolve a coleta de itens individuais para um pedido de seus locais de armazenamento.
  • Embalagem - Quando os itens de um pedido são selecionados, eles são agrupados por pedido e empacotados.
  • Frete - Quando o pedido é embalado e pronto para ser enviado para o cliente.
  • Devoluções - O processamento de devoluções é outra etapa do fulfillment para e-commerce.

Modelo Pier8 de Fulfillment

O primeiro passo, é entender o processo do cliente. Aqui no Pier8, aprendemos com nossos clientes. Claro, que sugerimos melhorias visando chegar a uma operação próxima a perfeição.

No primeiro momento, quando o cliente chega para gente, ele acompanha os primeiros pedidos. A equipe de operação passa por um treinamento para manuseio de cada produto, e só depois, quando nossa equipe chega ao padrão desejado pelo cliente, é que rodamos sozinhos a operação.

Quer conversar mais com a gente sobre isso? Entre em contato com a nossa equipe!

Como Escolher uma Empresa de Fulfillment

Ofereça uma experiência única com Fulfillment!

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes. O fulfillment para e-commerce é um elo importante na cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Afinal ninguém gosta de atrasos, erros e outros contratempos, não é mesmo?

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

1. Área de Anvisa

Possuímos uma área homologada pela Anvisa para armazenagem de cosméticos, alimentos não perecíveis, correlatos e suplementos.

2. Box Customizado

Nossos boxes são completamente customizáveis para atender o que a sua operação necessita, sendo ele exclusivo da sua empresa e do tamanho que você precisar.

3. Picking & Packing

Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar.

4. Transporte

Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final.

5. Recebimento

Recebemos seus produtos de forma detalhada ou simples, customizamos os fluxos da forma melhor forma para agilizarmos seus processos.

6. WMS

Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.

7. Segurança

Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro.

8. 100% Online

Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce. Entre em contato hoje mesmo!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert