Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
15
06
2020

Como elaborar um planejamento de operação logística eficiente

logística
logística 4.0
gestão

Os processos mais simples estão entre os principais custos para qualquer empresa, como controle de estoque, acompanhamento de clientes, suporte e outros, tratam-se de atividades importantes para entregar o melhor serviço ao cliente, entretanto, elas não podem aumentar demais o custo final do produto. Diante disso, é essencial fazer um planejamento de operação logística com cuidado, buscando diminuir os gastos.


Entretanto, conseguir mais eficiência de produção e atendimento pode ser uma tarefa bem mais difícil do que aparenta. Mesmo os gestores com uma boa experiência na área podem ter dificuldade para adaptar suas rotinas a fim de torná-las mais eficazes.


Confira este conteúdo para você elaborar um planejamento de operação logística único! Vamos lá! 

Como elaborar um planejamento de operação logística eficiente?

Como elaborar um planejamento de operação logística eficiente

É essencial ter em vista que nivelar eficiência com baixo custo não é uma tarefa fácil, estou mentindo? Porém, com uso de medidas corretas e a participação de todos, o objetivo pode ser atingido sem muito sofrimento. Acompanhe!

Entenda a verdadeira importância do planejamento de operação logística

Implantar uma operação logística é essencial, afinal, a partir dele é possível otimizar e maximizar os resultados. Dessa forma, reflexos positivos podem ser notados em todos os setores de sua empresa, além de possibilitar mais foco e melhor direcionamento nas atividades dos profissionais.


Além disso, o planejamento de operação logística proporciona maior praticidade em imprevistos, contribuindo de maneira preventiva para que não haja prejuízos financeiros e para que nada interfira nas atividades da empresa.

Monte um orçamento operacional

A sua primeira tarefa é avaliar todos os recursos disponíveis para aplicar na sua operação logística. Dessa maneira, você irá saber quanto pode investir para aumentar a sua eficiência. Certas soluções, apesar de se apresentarem rentáveis, exigem mais do que você possui no momento, o que vai te levar a um plano B ou ao plano C, quem sabe o D?


Além disso, um orçamento pode ser comparado com os custos que você está tendo atualmente na operação logística, assim irá determinar se você está ou não no prejuízo. Essa é uma das constatações essenciais a serem feitas em relação a qualquer atividade em seu negócio.

Diminua o estoque

Se o seu produto ou serviço demanda que você faça uso algum local de armazenamento para materiais ou para a sua própria mercadoria, isso também deve entrar no planejamento de sua operação logística.


Ter um estoque muito amplo, seja do material de produção ou do próprio produto, irá representar um grande gasto para a empresa, afinal, haverá muito material não utilizado e muitos custos para mantê-lo íntegro.


  • estime o número de vendas realizadas ao longo do mês e compre o material necessário para atingir suas metas;
  • utilize somente o espaço que precisa e deixe sempre uma pequena margem de erro para os meses acima da média.

Centralize suas operações em um mesmo espaço

Como elaborar um planejamento de operação logística eficiente

Outro aspecto que influencia a eficiência do seu planejamento de operação logística é a quantidade de espaços vazios entre os estágios do serviço. Isso inclui, por exemplo, o estoque de material, as linhas de montagem, o atendimento, a gestão e o formato da logística.


Caso esses componentes da companhia forem muito distantes uns dos outros, a produção será atrasada e a gestão de logística será menos eficiente. Colocar o máximo de atividades em um mesmo espaço é uma solução de certa maneira simples.

Invista em tecnologia

Não tenha dúvidas, a melhor maneira de criar um planejamento de operação logística eficiente é otimizando os processos. Nesse sentido, a solução ideal é a tecnologia.

Máquinas e softwares podem realizar tarefas cansativas de forma mais rápida e precisa, sobretudo se compararmos à maioria dos seres humanos, desde tarefas básicas de gestão, como organização de cadastro e controle de estoque até ações de fabricação repetitivas.

Analise os objetivos

Logo como primeira tarefa, questione quais são os objetivos que seu negócio pretende alcançar com o planejamento de operação logística. Após isso:


  • faça um estudo com detalhes sobre a situação atual da empresa e priorize os prazos para a concretização desses objetivos;
  • tenha em mãos informações sobre o fluxo de caixa da organização, das receitas e despesas mensais, do número de clientes e colaboradores, da mesma maneira que outras informações essenciais para montar um plano de operação logística adequado para as necessidades da companhia.

Estipule metas e prazos

Para que seu planejamento de operação logística seja bem-sucedido, é essencial estipular metas e prazos. Isso significa que todas as pessoas envolvidas tenham uma única meta. Para os profissionais tratados como responsáveis para determinada atividade, o mais indicado é que a meta seja individual.


É muito importante também estipular o prazo para o cumprimento das metas. Dessa forma, a equipe tende a trabalhar com mais foco, tendo em vista que têm prazo a cumprir — isso irá evitar que tarefas não sejam realizadas e o que tempo seja estendido.

Monte uma equipe com profissionais qualificados

Como elaborar um planejamento de operação logística eficiente

Você pode até dominar o assunto e saber montar um bom planejamento de operação logística, mas tenha em mente que dificilmente terá sucesso se realizar tudo sozinho. O ideal é que você monte uma equipe com profissionais de qualidade para que o prazo para bater as metas seja otimizado e para que as chances de êxito aumentem.


Tenha por perto profissionais engajados em alcançar os objetivos da organização. Dessa forma, o trabalho irá avançar de forma natural e bons resultados vão surgir. Mesmo que cada funcionário tenha uma tarefa específica para cumprir, o recomendado é que todos estejam integrados e que entendam a importância do planejamento de operação logística para a empresa.

Avalie pontos fortes e de melhoria

Durante o momento em que o plano de operação logística for executado, é de extrema importância fazer a avaliação das questões mais fortes, dos pontos de melhoria, dos erros e dos acertos para orientar o que precisa ser mudado ou reavaliado.


Se necessário, determine novas mudanças. O importante é que tudo saia de acordo com o planejado e que os resultados sejam realmente alcançados com sucesso.

Reveja o planejamento de operação logística constantemente

Por mais que os objetivos sejam alcançados e que o planejamento de operação logística esteja fluindo de maneira perfeita, erros ou situações inesperadas podem acontecer graças à dinâmica do mercado. Se isso acontecer, não hesite em rever o planejamento de operação logística e em adaptá-lo de acordo com as novas exigências.


A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário e vamos conversar! :) 


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?