Hora ou outra os Correios informam a paralisação de seus serviços por tempo indeterminado. Já nos deparamos com inúmeras situações em que os Correios em greve se fez presente, onde a empresa interrompe suas atividades, e apesar de muitas vezes possuírem pautas legítimas para as tomadas de decisões, é algo que impacta e-commerces e clientes por todo o País, gerando alta no número de atrasos e reclamações.
Entretanto, você sabia que alguns danos causados pela greve podem ser evitados com um bom planejamento de negócio?
É sobre isso que vamos abordar em nosso conteúdo! Fique com a gente! :)
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Quem trabalha com e-commerce online há muitos anos já sabe: setembro, principalmente, trata-se de um mês delicado para as operações logísticas. Isso porque esse é o mês da convenção anual do sindicato que atende a categoria dos Correios. Isso amplia as chances de uma movimentação de trabalhadores rumo à defesa de algumas pautas de sua categoria.
Sabemos que em 2019, a decisão de iniciar uma greve foi tomada pelos funcionários para reivindicar pela melhora e manutenção de benefícios individuais, como salários, planos de saúde e vales refeição e alimentação. Ou seja, dada a situação de crise econômica que o país se encontra, são pautas legítimas.
Ainda que hoje existam diversas alternativas logísticas para as entregas de mercadorias, como transportadoras privadas e serviços como locker, pick-up store e pick-up point, muitos e-commerces ainda utilizam a estatal como uma opção para seus envios. Segundo dados da própria empresa, aproximadamente 25 milhões de encomendas são enviadas por mês pelos Correios para endereços de todo o Brasil.
Isso aponta uma abrangência territorial da empresa que permite que, frequentemente, os lojistas optem pela contratação de seus serviços. Porém, nesse caso, o problema está quando as marcas entregam um volume considerável de suas encomendas, aumentando as chances de prejuízos em períodos de paralisação.
Entre os principais problemas enfrentados pelos e-commerces durante a greve dos Correios, podemos listar:
É simples, isso ocorre porque a notícia sobre a greve dos Correios é comunicada e replicada por diversos sites e demais veículos de todo o País. Diante disso, clientes que encontram a empresa como única opção de frete para sua compra tendem a abandonar os carrinhos e ir em busca de outros e-commerces que ofereçam alternativas de entrega.
Fato: clientes sempre querem as melhores experiências em suas compras, o que inclui entregas dentro do prazo – e obviamente as greves organizadas pelos Correios influenciam consideravelmente nesse tempo. Embora elas sejam anunciadas pela imprensa, os consumidores não toleram atrasos e recorrem a canais para exigir explicações.
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Segundo a Fundação Procon, o consumidor que contratar serviços dos Correios, como a entrega de encomendas, possui direito a solicitar ressarcimento ou abatimento do valor pago. Para além disso, o órgão orienta que empresas que utilizam os Correios como serviço de entrega são automaticamente responsáveis por encontrar um novo modo de envio dentro do prazo contratado.
Bom, podemos dizer que até aqui você compreendeu que os e-commerces que trabalham com os Correios estão inevitavelmente expostos às suas greves e que podem ser impactados por essa escolha, sobretudo se ela for a única opção de entrega. Mas o que queremos mesmo abordar: O que você pode fazer para DRIBLAR a Greve dos Correios e, consequentemente, trazer problema para dentro do seu negócio.
Como driblar a greve dos Correios
Antes de decidir por qualquer ação, é fundamental que você seja claro com seu cliente sobre a situação. Não é porque a notícia de greve é divulgada amplamente pela mídia que você está dispensando para assumir a postura de alertá-lo. Uma solução eficiente é enviar um comunicado a todos de sua base reforçando o fato de que a paralisação pode influenciar nos prazos de entrega. Que tal reforçar a mensagem em um banner da homepage? Esta dica cumpre com o compromisso de seu negócio.
Mais que uma dica, essa é uma obrigação de todo e-commerce. Contar com uma única opção de transporte é um erro fatal que alguns ainda insistem em cometer. É fundamental que as empresas negociem seus volumes com mais de uma opção de transportadora, isso as previne não só contra as situações de greve, mas também gera economias e vantagens.
A medida mais rápida para reduzir os impactos é a de reajustar os prazos em sua tabela de fretes. Considerando que um produto que, em média, levaria três dias para ser entregue leve o dobro do tempo, é prudente já aplicar essa margem. Assim, tudo o que chegar antes do prazo estabelecido é visto de maneira positiva pelo seu cliente.
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Como já dissemos acima, greves tendem a afetar o número de vendas de um e-commerce. Para se prevenir e evitar essa baixa, a dica é que você avalie a possibilidade de oferecer frete grátis aos clientes em troca de um prazo estendido nas entregas. Isso permite manter o tráfego em seu site e o consumidor mais flexível.
De forma inevitável, você será alvo de reclamações quando as encomendas não chegarem dentro do prazo. Diante disso, esteja pronto para atendê-las e reduzir a frustração de seus clientes. Nos períodos de greve, você deve garantir que seu time irá orientar os consumidores da melhor forma possível, com velocidade e paciência.
Na parte logística, com o Pier 8 você terá garantia em:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
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Essas são somente algumas das vantagens que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, sobretudo quando o assunto é driblar a greve dos Correios.
Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! :)