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O que você precisa saber para diminuir as reclamações do seu e-commerce de uma vez por todas

21.7.2019 16:53

As lojas virtuais chegaram com tudo, e a cada dia que passa, o número de e-commerces só aumenta. E aí, temos um problema: esse crescimento acelerado trouxe à tona o aumento das reclamações dos consumidores online. Segundo apontou o Reclame Aqui, só em 2016, foram mais de 5,5 milhões de reclamações. Ainda de acordo com o levantamento da empresa, as lojas virtuais lideram o ranking, ficando à frente de serviços de telefonia. Com a facilidade da divulgação de informações na internet, os lojistas online não podem mais ignorar essas reclamações, afinal, tudo hoje é compartilhado nas redes sociais e visualizados em sites como o próprio Reclame Aqui. Para te guiar a correr desse tipo de problemas, preparamos 4 dicas que irão te ajudar. Confira!

1 – Estoque

Tenha controle total do seu estoque! Garanta que seus produtos expostos no site estejam alinhados com a sua demanda. Além disso, é muito importante ter um controle dos produtos com o número maior e menor de saída. Semanalmente confira seu histórico de vendas! E não cometa erros amadores, tenha uma equipe competente que garanta que a separação dos produtos em relação a cor, tamanho, etc, aconteça da forma certa.

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2 – Planejamento Logístico

Essa sem dúvida é a parte que mais preocupa os lojistas que vendem online, e representa 70% das reclamações. Procure por empresas que poderão terceirizar esse serviço para você. Faça cotação de preços, estudo valores e escolha uma empresa especialista nesse serviço. Tenha em mente que você precisa vender, e quando são somados esforços com empresas parceiras, sua reputação no mercado pode subir e seus clientes podem se tornar fã da sua marca.

3 – Suporte e relacionamento

Quer deixar seu cliente insatisfeito? Simples, tenha canais de comunicação ineficientes. Não tem nada pior, do que tentar entrar em contato com a empresa e não conseguir falar com um responsável para solucionar os possíveis problemas. Invista em canais que realmente funcionem, sejam redes sociais, chat online, telefone, e-mail ou outros, tenha profissionais capacitados para resolver os problemas do cliente.

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4 – Segurança

Todo mundo quando compra na internet tem receio quanto a segurança do site. É normal, as pessoas terão medo de ter seus cartões clonados e entrar em uma enrascada. Garanta que seu e-commerce tenha ferramentas que irão bloquear qualquer tipo de fraude ou vazamento de informação. Você como lojista online é responsável por proteger todos os dados dos seus clientes.

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