As lojas virtuais chegaram com tudo, e a cada dia que passa, o número de e-commerces só aumenta. E aí, temos um problema: esse crescimento acelerado trouxe à tona o aumento das reclamações dos consumidores online. Segundo apontou o Reclame Aqui, só em 2016, foram mais de 5,5 milhões de reclamações. Ainda de acordo com o levantamento da empresa, as lojas virtuais lideram o ranking, ficando à frente de serviços de telefonia. Com a facilidade da divulgação de informações na internet, os lojistas online não podem mais ignorar essas reclamações, afinal, tudo hoje é compartilhado nas redes sociais e visualizados em sites como o próprio Reclame Aqui. Para te guiar a correr desse tipo de problemas, preparamos 4 dicas que irão te ajudar. Confira!
Tenha controle total do seu estoque! Garanta que seus produtos expostos no site estejam alinhados com a sua demanda. Além disso, é muito importante ter um controle dos produtos com o número maior e menor de saída. Semanalmente confira seu histórico de vendas! E não cometa erros amadores, tenha uma equipe competente que garanta que a separação dos produtos em relação a cor, tamanho, etc, aconteça da forma certa.
Essa sem dúvida é a parte que mais preocupa os lojistas que vendem online, e representa 70% das reclamações. Procure por empresas que poderão terceirizar esse serviço para você. Faça cotação de preços, estudo valores e escolha uma empresa especialista nesse serviço. Tenha em mente que você precisa vender, e quando são somados esforços com empresas parceiras, sua reputação no mercado pode subir e seus clientes podem se tornar fã da sua marca.
Quer deixar seu cliente insatisfeito? Simples, tenha canais de comunicação ineficientes. Não tem nada pior, do que tentar entrar em contato com a empresa e não conseguir falar com um responsável para solucionar os possíveis problemas. Invista em canais que realmente funcionem, sejam redes sociais, chat online, telefone, e-mail ou outros, tenha profissionais capacitados para resolver os problemas do cliente.
Todo mundo quando compra na internet tem receio quanto a segurança do site. É normal, as pessoas terão medo de ter seus cartões clonados e entrar em uma enrascada. Garanta que seu e-commerce tenha ferramentas que irão bloquear qualquer tipo de fraude ou vazamento de informação. Você como lojista online é responsável por proteger todos os dados dos seus clientes.