Tradicionalmente, a principal finalidade da logística é atender a prazos com o mínimo possível de despesas. As preocupações na logística estão apenas em torno da movimentação de insumos e produtos e atendimento a demandas.
Porém, fato é que, o setor logístico de uma média ou grande indústria faz parte de algo maior e bem mais complexo, logo, o conceito precisa ser melhor desenvolvido.
Portanto, é essencial que hoje em dia se faça a gestão logística estratégica, que leva em conta demais setores, trabalha junto a eles e procura não apenas ter um bom departamento operacionalmente, mas gerar resultados à empresa no geral.
Logística estratégica significa gerenciar o setor tendo em mente uma visão macro da empresa, como resultado, isso significa mais ações colocadas em prática, não apenas operacional. Ou seja, além de garantir o atendimento a prazos com os menores custos, o planejamento e as práticas diárias têm como objetivo qualificar a integração com outras áreas, otimizar processos e gerar vantagens competitivas à organização frente ao mercado competitivo.
O primeiro passo é identificar quais são suas principais ações hoje, ou seja, o que está sendo feito?
Para uma logística eficiente, é essencial cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. Associado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, da mesma maneira que as vendas realizadas pela empresa. O resultado dessas informações irá permitir escolher o que traz mais benefícios para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o transporte da mercadoria.
Se você não está tão animado para trabalhar com transportadoras, pode optar pela operação logística a partir do Fulfillment. Nada mais é que um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais. De forma resumida, o Fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens e transporte até o cliente.
O serviço de e-fulfillment tem sido uma questão de sobrevivência para muitos negócios. Empresas como o Mercado Livre e os Correios disponibilizam uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.
A Pier 8 possui integração com o Fulfillment dos Correios, onde é possível fazer gestão online do estoque e solicitar atendimento aos pedidos de vendas virtuais. Além de aprimorar a gestão de estoque, você tem a oportunidade de aproveitar as ferramentas oferecidas pelo sistema de gestão, como verificação de recebimento de pedidos, confirmação de pagamentos e emissão de notas fiscais. Além de comodidade, o Fulfillment oferece redução de custos para negócios brasileiros.
O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial, aproveite as tecnologias de geolocalização para melhorar o desempenho do seu negócio. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio – ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.
Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os serviços prestados pelo seu comércio, podendo voltar a fazer outras compras.
A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística eficiente. Ela está ligada à boas práticas com o meio ambiente e a sociedade, com o mundo como está hoje, certamente você já inseriu práticas de logística reversa em seu negócio, certo?
Ela também está relacionada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pela internet. É quando um produto volta para o lugar que ele saiu, nisso, práticas de estímulo à reciclagem, podem trazer novos consumidores para perto de você. Uma marca precisa estar bem posicionada, moralmente.
Adotar esse processo é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Afinal, o consumidor irá perceber o atendimento eficiente da empresa mesmo no pós-venda. Além de atender os problemas dos clientes, a troca e devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse procedimento.
Você já pensou em fazer logística com o apoio da tecnologia? Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias. Por exemplo: o WMS.
O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.
Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:
O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:
A Pier 8 tem soluções em logística a partir de tecnologias consistentes, como o sistema WMS. Entre em contato, vamos agendar uma conversa!