Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
11
10
2020

Como desenvolver a consciência ambiental em seu negócio

logística
logística 4.0
logistica reversa

As mudanças climáticas perceptíveis, e demais efeitos danosos causados pelo homem, ficam ainda mais aparentes em tempos de pandemia. Dessa forma, a consciência ambiental, especialmente no meio corporativo, tornou-se urgente. Quando o assunto é desenvolvimento sustentável, é essencial que empresas estejam engajadas.  

Como desenvolver consciência ambiental na empresa

Como desenvolver a consciência ambiental em seu negócio

Consciência ambiental trata-se da capacidade de refletir sobre si mesmo, seus atos e as consequências que eles trazem. A consciência ambiental exige toda essa reflexão com foco no meio ambiente, como por exemplo o que uma simples atitude do cotidiano provoca no ecossistema local. E poderíamos citar outros muitos exemplos.

Ter consciência ambiental nada mais é do que compreender o meio ambiente em sua totalidade e os desdobramentos que certos atos no dia a dia podem causar a ele, é compreender que a sobrevivência dos ecossistemas depende de todos nós, enquanto sociedade, coletivo. Para isso, é necessário buscar informações para que pequenas atitudes diárias sejam colocadas em práticas. Muitas empresas fazem atividades ou possuem processos de produção que são nocivos para o meio ambiente e, dessa forma, podem causar danos de grandes dimensões. Por esse motivo, as empresas têm um papel essencial na busca pelo desenvolvimento sustentável e apresentar consciência ambiental se faz imprescindível.

O primeiro passo é ter uma estrutura interna que incentiva a sustentabilidade e, mais do que isso, criar uma cultura que seja capaz de engajar todos os funcionários da empresa. Confira algumas ações que podem ser implementadas e são educativas para seu negócio:

  • Reduzir a geração de resíduos na produção e nas atividades de escritório;
  • Separar o lixo quando jogar este for jogado fora;
  • Diminuir o uso de papel (paperless);
  • Apagar a luz ao sair do escritório;
  • Racionalizar o consumo de água a fim de evitar o desperdício. 

Esses são alguns exemplos de pequenas ações que devem ser feitas no cotidiano dentro das empresas.

Na outra ponta desse movimento está o produto final e o serviço que as empresas prestam ao consumidor. Empresas com consciência ambiental estão atentas aos insumos utilizados na produção das suas mercadorias, no correto descarte de rejeitos industriais, na gestão eficiente de resíduos sólidos, no momento pós-consumo e também que é feito com as embalagens, além de outros aspectos que fazem de uma empresa ser sustentável ou não.

Por fim, empresas atentas a esse cenários, tendem a se destacar perante os consumidores. Atualmente, o meio ambiente é uma demanda global que se tornou uma preocupação para grande parte da sociedade.

Tecnologia e Logística para reduzir danos ambientais

Como desenvolver a consciência ambiental em seu negócio

A logística 4.0 trata-se de uma das principais inovações do momento. O seu conceito está ligado ao alto nível de automatização dos processos, a digitalização das atividades, a agilidade no compartilhamento de informações e até mesmo a utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa cada vez mais eficiente.

O mercado já vem apresentando outras tendências, a utilização da impressora 3D, por exemplo, é uma realidade que facilita a composição de peças, partes de equipamentos e algumas vezes até produtos inteiros, agilizando os processos de manutenção.

O uso de drones para entregas é outro bom exemplo de tendências. A empresa Amazon já está aplicando a inovação em seus processos de entrega, e visa maior rapidez e o aumento da satisfação do cliente.

Uma das promessas da logística 4.0 que também já está em desenvolvimento são os veículos autônomos, que também já está em desenvolvimento. Nesse caso, diferente das outras tendências que foram citadas, os estudos devem ser mais aprofundados, não tendo ainda um modelo que possa ser aplicado com o intuito de facilitar a vida das transportadoras.

A tecnologia caminha a passos largos, diante disso vemos carros autônomos em diversas funções, como na entrega de pizza, atuando como Uber e até dentro de empresas para o transporte de materiais. O resultado mais importante que é obtido com o uso dos recursos da logística 4.0 é que auxilia as empresas a se tornarem mais competitivas, aumentam o número de clientes satisfeitos e se destacam perante os concorrentes. 

Os empreendedores devem estar preparados para mudar e se adaptar aos novos desafios que o mercado impõe. Por essa razão, a realização de investimentos em infraestrutura e tecnologia, a fim de reduzir danos ambientais, é fundamental. 

O custo inicial para implantação da automação logística pode parecer elevado, porém, você também espera que os retornos de investimento sejam rápidos. Em muitos casos, os custos são totalmente pagos de 3 a 5 anos, e por outro lado, o equipamento automatizado de armazém funcionará por muito mais tempo. 

Um aspecto importante a ser considerado é a qualidade do equipamento. Qualidade baixa pode levar a estagnação, nesse sentido, certifique-se de que o seu picking, manuseio e outros sistemas sejam da melhor qualidade.

Algumas das vantagens em automatizar logística com a Pier 8

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria.

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?