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23
06
2020

Como criar uma estratégia de prevenção de perdas eficiente

logística

Conseguir manter o estoque equilibrado e com um giro financeiro saudável é objetivo de todo empreendedor de e-commerce. A prevenção de perdas se configura na gestão da cadeia de suprimentos como um aspecto que deve ser levado em consideração na hora de alçar novos voos.


Para evitar transtornos e surpresas, como por exemplo, a impossibilidade de atendimento de uma venda que foi realizada, tanto a movimentação dos produtos quanto as baixas no estoque devem ser acompanhadas de perto, dessa maneira é possível evitar transtornos e surpresas. Isso pode acontecer quando há inconsistências entre a descrição do sistema, que aponta a existência do produto, e o estoque físico.


Aplicar estratégias de prevenção torna-se fundamental para o fortalecimento do negócio e o referenciamento no mercado frente à capacidade de atender em grandes escalas e em tempo hábil.


Se você está à frente de um e-commerce e deseja criar uma estratégia de prevenção de perdas com um controle mais rígido e acompanhamento sistemático, este conteúdo é perfeito para você.

O que é estratégia de prevenção de perdas?

Como criar uma estratégia de prevenção de perdas eficiente

O que são as perdas em um negócio?


Bom, elas podem representadas por quebras, furtos e roubos ou por má gestão do estoque e geração errada de pedidos. Tudo isso pode acarretar em receita menor que a planejada no início da operação, e assim comprometer o faturamento e, como desdobramento, os compromissos financeiros da empresa.


A prevenção de perdas lança-se como a antecipação dos acontecimentos com métodos e soluções que inibam a ação de pessoas mal-intencionadas ou erros funcionais e, dessa forma, evitar o prejuízo. A prevenção de perdas faz com que haja atenção para a definição de papéis e responsabilidades dentro do negócio, como controle de estoque, alimentação do sistema, recebimento de mercadorias e análise de performance do produto.


Por que não usar um software de gestão especializado em auxiliar nos procedimentos operacionais de controle e distribuição, com a flexibilidade de registros e apontamento quantitativo do estoque? 


Esse sistema possibilita conferências programadas e também momentâneas, dando suporte ao trabalho de cada profissional envolvido.

Como criar uma gestão preventiva eficiente?

Para melhorar e otimizar os processos, é essencial que você faça um planejamento de seu negócio com calma, pautado na gestão e no equilíbrio entre as vendas, o estoque disponível e a prevenção de perdas, no intuito de minimizar os impactos sofridos no faturamento.

Quando o processo é bem desenhado e mapeado, as chances de perdas vão diminuindo e demonstram a eficiência transparente em todos os níveis de negociação e comunicação, desde o fornecedor, passando pela equipe e cliente — com prospecção de vendas de acordo com o que pode ser suportado pelo negócio.

Como criar uma estratégia de prevenção de perdas 

Como criar uma estratégia de prevenção de perdas eficiente

Não vamos ser levianos, todo negócio de varejo pode sofrer perdas. Sendo assim, independentemente das causas, não é possível avançar em estratégias mais ousadas de vendas sem antes compreender com precisão as condições que podem levar a tais perdas, para então assim buscar soluções de prevenção de perdas. .


Listamos algumas estratégias de prevenção de perdas que você pode utilizar em sua empresa! Confira! 

Integração sistêmica

Atuar com um sistema integrado possibilita que uma única informação haja um caminho até o atendimento final ao cliente, esse ato favorece a comunicação e a transparência da venda. Uma plataforma com todos os dados é capaz de fomentar não somente a venda, mas também a necessidade de compras, que é apontada pelo cruzamento das informações de vendas e baixa do estoque.

Recepção de mercadorias

Um estoque apenas poderá ser eficiente ao ter um recebimento e uma estocagem corretos. A entrada de mercadorias deve ter como função alimentar o sistema em todos os campos de preenchimento que são necessários, com dados e características que sejam reais, para que todos os envolvidos tenham acesso e possibilitem vendas adequadas.

Controle de estoque

Ter um controle de estoque efetivo é capaz de fortalecer a imagem da sua empresa frente ao mercado. O consumidor moderno tem o poder de elevar o nome da sua marca a um patamar superior, entretanto, sabemos que também pode colocar a imagem em um lugar ruim na mesma proporção. Afinal, a internet hoje serve como um verdadeiro tribunal. Nesse sentido, controlar o estoque e garantir o atendimento e a entrega ao cliente tende a evitar a perda não somente da venda, mas também da credibilidade conquistada.

Indicadores

Como criar uma estratégia de prevenção de perdas eficiente

O uso de indicadores de desempenho é uma forma de avaliar o estoque e as perdas de forma quantitativa ou qualitativa, para identificar o maior aspecto de incidências e possíveis consequências, com implementação de ações corretivas para sanar os problemas apurados. Um indicador desempenho deve servir como base para a compreensão da movimentação de produtos com maior ou menor giro, por perdas ou vendas, que irá fornecer elementos para tomadas de decisão.

Inventário de estoque

Fazer o inventário de estoque de tempo em tempo é de extrema importância para acompanhar todas as outras estratégias e identificar a efetividade em cada uma delas. É o inventário que vai apontar as diferenças, para mais ou para menos, do estoque e, dessa forma alimentar a base do sistema, para que as informações de disponibilidade sejam verdadeiras em caso de consulta pelo time de vendas.

Capacitação da equipe

Apesar da tecnologia já fornecer sistemas inteligentes com soluções personalizadas e altamente eficientes para atender às necessidades de qualquer segmento, é difícil que as estratégias funcionem sem a condução por profissionais especializados. Entretanto, capacitar a equipe para operacionalizar e extrair o melhor que um sistema pode oferecer é uma alternativa bastante assertiva.


Ter uma mão de obra especializada compreende as particularidades de um sistema em consonância com as baixas inadequadas do estoque. Um profissional atuando nessa função auxilia não apenas para prevenção de perdas, mas também na minimização de prejuízos acarretados pelos erros de gestão processual.


Nesse sentido, destaca-se aqui a importância de ter em sua equipe profissionais analíticos, com perfil ético e investigativo, que se preocupam com o negócio e não somente com o comissionamento de uma venda.


Um profissional considerado comprometido reconhece a falha sistêmica e caminha com a informação para detectar se há mesmo ausência de um produto apontado no estoque e qual o real motivo da indisponibilidade. Entre em contato com a gente, temos soluções em logística para seu negócio. Preencha o formulário, estamos ansiosos por seu contato! 

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