Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
09
10
2020

Como calcular lead time de entrega

logística
entrega
entrega rapida

Calcular o lead time de entrega de uma empresa significa compreender o intervalo exato entre o recebimento de um pedido e a entrega do produto que é solicitado ao cliente, uma tarefa essencial para melhorar a produtividade e facilitar o planejamento interno de um negócio. Entretanto, muitas empresas têm dúvidas sobre como fazer o cálculo lead time de entrega corretamente. 

Para começar, é importante destacar que o lead time de entrega é essencial porque trata-se de um indicador de tempo que fornece subsídios para que a empresa possa realizar ações, principalmente a fim de reduzir o tempo de produção. Outra funcionalidade de destaque é medir o tempo que os fornecedores entregam a matéria-prima,ao efetuar o cálculo lead time de entrega, é possível ter uma visão de quanto tempo o profissional da empresa precisará para colocar o pedido de compra na sua linha de produção e atender à demanda de seus clientes sem atrasos. Além disso, a ação evita que o produto finalizado fique parado por muito tempo no estoque, dispensando assim custos de armazenamento.

Passo a passo: como calcular lead time de entrega

Como calcular lead time de entrega

Uma coisa é certa, não há uma fórmula exata para ser utilizada no cálculo do Lead Time de entrega, afinal, isso irá variar conforme as etapas de fabricação de cada tipo de produto funcionam. Entretanto, o mais importante é lembrar que o início do ciclo é contado a partir da primeira ação do cliente.

Outro fator importante é lembrar que cada caso é um caso, isso se justifica pelas diferenças dos processos industriais, ou seja, de fábrica. Por exemplo, se você fabrica móveis para escritórios, quanto tempo você leva para produzir 1 unidade?

1) Faça uma lista de materiais

Antes de qualquer coisa, faça uma lista de todos os insumos e peças necessários para a fabricação do produto. Por exemplo: matérias-primas, ferramentas, peças, entre outros.

2) Mensurar tempo

Após isso, depois de mensurar os insumos que são necessários para a produção, é a hora de mensurar quanto tempo você leva para obter cada item.

Não deixe de levar em consideração o tempo de entrega, caso você precise pedir uma peça a um fornecedor, e o tempo necessário para você receber a peça.

Se for necessário, adicione a conta os 2 dias úteis do final de semana se seu fornecedor trabalhar apenas de segunda a sexta.

3) Comparação

O próximo passo é identificar, a partir do passo anterior, quais os itens que levam mais tempo para serem entregues.

A partir disso, faça anotações para saber o quanto será necessário para recebê-lo, e acrescente 1 dia para identificar no inventário quais matérias primas são fundamentais para realizar a venda.

4) Tempo de fabricação

Como calcular lead time de entrega

Aqui vale aquela questão: quanto tempo leva para fabricar o seu produto se você tiver o necessário para produzir imediatamente?

Estabeleça esse tempo necessário, seja em dias ou horas para ter o produto pronto para entrega. Por outro lado, se seu processo de produção é mais longo, adicione também os dias dos finais de semana necessários.

Não deixe de levar em consideração os atrasos na conta, identifique como manutenção do maquinário.

5) Soma de todo o processo

Essa é a hora que você irá somar o tempo de espera para receber os produtos necessários à venda + o tempo necessário para fabricar o produto. Assim, será obtido o seu Lead Time de entrega.

Resultado da soma: Lead Time de entrega!

Seguindo os exemplos deste conteúdo, vamos supor:
5 dias para recebimento + 2 dias úteis final de semana + 1 dia para o inventário + 2 dias para o reparo da máquina + 45 minutos para produzir um produto de seu negócio= 11 dias e 45 minutos.

Conclusão: lead time de entrega 

Agora sim. Lead time de entrega é o período que o produto pronto demora para chegar até o cliente final. Está incluído aqui:

A maioria dos clientes deixam de comprar com uma empresa ao perceberem o alto valor de frete, ou prazo acima do oferecido pelo concorrente. Isso significa que o lead time de entrega é tão essencial internamente, quanto externamente.

Fatores impactam diretamente o cálculo de lead time de entrega:

  • Fornecedor;
  • Burocracia (sobretudo em transações internacionais);
  • Frota;
  • Rota e
  • Colaboradores.

Fornecedores confiáveis irão garantir os prazos e níveis de serviço estipulados no SLA de entrega. A escolha correta da frota, tanto própria ou terceirizada, podem otimizar o transporte, ou gerar um gargalo no lead time de entrega. Da mesma forma o planejamento de rotas de entrega. E, por último mas não menos importante, a equipe envolvida no percurso precisa ser capacitada e treinada para cumprir com os prazos esperados.

A entrega no e-commerce deve ser umas das prioridades das empresas que almejam conquistar seus consumidores, além de, claro, desenvolverem um diferencial competitivo relevante diante do mercado virtual. Diante disso, reavalie suas estratégias logísticas e muito sucesso. 

Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?