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Como calcular frete e otimizar logística de loja virtual

14.1.2020 15:50

Existem questões acerca da cobrança de um serviço de transporte que gera dúvidas entre gestores e empreendedores. Entre as principais estão o que vamos resolver aqui:

Neste conteúdo vamos te mostrar como calcular frete e otimizar a logística de sua loja virtual! 


Quer ficar por dentro desse assunto? 


Continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!


Leia também: O que é Same day delivery, seu novo aliado estratégico!

Como calcular o frete?

Como calcular frete e otimizar logística de loja virtual

É difícil determinar, com exatidão, quais são as variáveis envolvidas no cálculo de frete. Isso se dá pelo fato de que as transportadoras utilizam métodos diferenciados e possuem particularidades nas operações, sem contar os custos e a margem de lucros serem diferentes para cada uma. 

Porém, é possível definir quais são os aspectos básicos considerados na conta. Sendo os principais:

Frete Peso

Esse é um das questões principais no que diz respeito ao cálculo de frete. A ideia do frete peso é encontrar o maior número entre o peso bruto e o peso cubado (multiplicação das dimensões da embalagem do produto) e, então, fazer a cobrança em cima desse superior.

O objetivo, com isso, é equilibrar a cobrança, evitando duas situações:

  • cargas muito volumosas, mas que pesam pouco: ocupam rapidamente o espaço dentro do veículo, porém não alcançam a capacidade em peso;
  • cargas pequenas, mas muito pesadas: ocupam pouco espaço, mas chegam no limite de peso rapidamente, impedido que o veículo seja totalmente carregado.

Frete Valor

O frete valor, como o nome sugere, é calculado com base no valor descrito na NF-e. Com a identificação do valor da carga, é possível saber se os itens são valiosos (o que encarece o custo do seguro) e se precisam de cuidados especiais.

Distância percorrida

Essa variável também é uma das mais básicas na hora de calcular o frete e também é conhecida como “frete por km rodado”. A relação entre o valor e a distância percorrida é diretamente proporcional, ou seja, quanto maior for o trajeto, mais elevado será o custo do serviço.

Características do destinatário

Existem transportadoras que também consideram as características do destinatário na hora de formar o preço do serviço. Nesse caso, são avaliadas a periculosidade e a dificuldade no acesso. Caso esses desafios existam, é cobrada uma taxa extra sobre o frete (sobre a qual falaremos posteriormente).

Modal de transporte

O modal de transporte também afeta o valor do frete. A grande maioria das cargas no Brasil é enviada pelo rodoviário, mas existe um percentual que é remetido pelo aéreo (como no caso de cargas urgentes), que, apesar de mais rápido, é mais caro.

Características da carga

Produtos perigosos, perecíveis, medicamentos, cargas vivas e refrigeradas são alguns dos exemplos de itens especiais que necessitam de cuidados específicos durante o manuseio e transporte.

Isso encarece o frete devido ao fato de ser preciso investir em embalagens reforçadas e especiais, veículos adaptados e transporte mais ágil, por exemplo.

Taxas específicas

Além desses fatores, o custo do frete também pode ser composto por algumas taxas que, dependendo da transportadora, serão cobradas. É importante observar essa questão no momento de realizar a contratação. Entre as principais cobradas no mercado, podemos citar:

  • taxa de coleta e entrega: cobrada dependendo da distância entre o ponto de coleta e o local onde a transportadora está localizada. Possui a finalidade de cobrir os custos com deslocamento;
  • taxa de restrição do trânsito (TRT): para locais, como grandes centros urbanos, em que existem leis que restringem a circulação de veículos de grande porte e os processos de carga e descarga. A ideia é cobrir os gastos que a transportadora possui para adaptar as operações;
  • taxa de dificuldade na entrega (TDE): é a taxa cobrada no caso de locais que possuem difícil acesso, ou são perigosos, por exemplo (aumentando o risco de extravios);
  • taxa de reentrega: quando, por algum motivo, o cliente não recebe a mercadoria na primeira tentativa. É cobrada para cobrir os custos de um reenvio.


Não deixe de ler: Entregas para loja virtual: como funciona o frete para uma loja virtual

Frete mínimo

Algumas transportadoras estabelecem um peso mínimo (normalmente de 50Kg) por pedido para realizar o transporte. Sendo assim, quando os itens não alcançam essa meta, o valor do frete considera o peso mínimo.

Essa é uma das maneiras de cobrir os custos operacionais do envio, que são altos, mesmo para produtos muito pequenos.

Gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco no transporte é o processo responsável por identificar ocorrências que podem afetar o rumo das atividades e impactar negativamente nos resultados. Além disso, também dedica os esforços na elaboração de ações para eliminar ou minimizar os efeitos dessas ocorrências. 

Isso envolve a contratação de seguros, cujos custos também são repassados ao valor do frete. Os principais (exigidos por lei) são:

GRIS

É uma taxa cobrada com a finalidade de cobrir os custos que a transportadora possui para o combate ao roubo e furto de cargas. O valor é definido com base em um percentual sobre a NF-e.

Ad Valorem

Já o Ad Valorem é um tipo de seguro que tem como objetivo acobertar cargas que ainda não estão em trânsito.

Além dessas opções, as transportadoras também podem investir em outros tipos de seguros e medidas de segurança que ajudem a minimizar os riscos. Entre as opções estão o rastreamento de veículos e escolta armada (dependendo do tipo de produto transportado).

Vale lembrar que, é claro, cada um desses diferenciais encarecem o valor do frete que será repassado para o cliente final.

Tributos e pedágios

Por fim, também incide na cobrança os pedágios (existentes em algumas rotas) e o ICMS, imposto cobrado em operações de transporte (intermunicipal e interestadual).

O frete realmente influencia na compra?

Como calcular frete e otimizar logística de loja virtual

Uma quantidade considerável de possíveis clientes abandona o carrinho devido ao alto custo de frete. Nesse sentido, pode-se dizer que o valor da entrega, informado na hora de finalizar a compra, possui um peso grande na decisão de concluir a aquisição ou procurar outros sites.

Uma forma de contornar essa situação — além de estabelecer parcerias com transportadoras que conseguem entregar um serviço de qualidade por um preço justo — é oferecer mais de uma opção de frete e dar ao consumidor o poder de escolha.

Assim, ele pode priorizar preço ou agilidade, por exemplo. Algumas das opções mais comuns são:

Frete econômico

Nessa opção, a loja virtual oferece um valor mais baixo, buscando atender os clientes que preferem pagar menos pelo frete e não possuem pressa para receber seus pedidos — já que é praticamente impossível conciliar agilidade e baixo custo.

Frete “normal”

Nesse caso, tanto o prazo estimado quanto o valor praticado estão dentro da média que é oferecida pelo mercado. Por outro lado, o preço é um pouco maior do que no frete econômico, o prazo, por sua vez, é menor.

É uma das opções mais buscadas pelos clientes, o motivo está em que ambos fatores podem ser classificados dentro do que se chama de satisfatório, considerando o custo-benefício.


Leia mais: O que é e como se calcula peso cubado?

Frete de urgência

Essa modalidade busca atender aquele cliente de forma imediata, que quer realizar as compras e receber o produto no menor tempo possível, o que também pode ocorrer em caso de datas comemorativas, ou cargas especiais (flores e perecíveis são exemplos desse tipo de carga). 

Como é de se esperar, a redução no prazo de entrega vem com um aumento no custo do serviço.

Same day Delivery

A “Entrega no Mesmo Dia” é uma opção nova no Brasil e ainda pouco praticada, principalmente devido a extensão territorial que o país possui. Por enquanto ela pode ser encontrada nas grandes capitais.

A ideia aqui é entregar o pedido para o cliente no mesmo dia em que a compra foi confirmada. Para aquele público com um senso de urgência maior, essa estratégia pode representar o diferencial do seu negócio e possibilitar a fidelização dessas pessoas. Inclusive, aceitam pagar mais pela entrega rápida.

Como podemos ver, compreender como calcular frete e quais questões estão envolvidas é essencial para tomar decisões mais acertadas, melhorando o desempenho financeiro, ao mesmo tempo em que se ganha em qualidade nos serviços de transporte. Desse modo, a loja virtual consegue se tornar mais competitiva, garantindo a satisfação dos seus clientes e atraindo um público cada vez maior.


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


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