Antes de entender como aplicar a logística reversa, é importante compreender que trata-se de um elo fundamental com o cliente, que garante o retorno e a tão esperada fidelização de clientes. De acordo com pesquisa recente, 96% dos consumidores comprariam novamente de uma empresa que oferecesse uma experiência de devolução rápida. Outra pesquisa indica que, 62% disseram que adquiriram produtos de uma mesma marca caso ela contasse com devoluções ou trocas gratuitas.
Como empreendedor, é capaz que você já tenha notado que o comportamento de compra mudou muito nos últimos anos. Atualmente isso pode ser explicado porque os clientes estão cada vez mais conectados, e suas expectativas não estão apenas relacionadas a bons preços. Os novos consumidores tendem a ser mais exigentes, e estão demandando experiências de consumo excelentes.
Diante disso, a necessidade de um bom planejamento logístico para obter benefícios e reduzir impactos é bastante relevante.
O primeiro passo para aplicar a logística reversa de maneira assertiva está em incentivar os consumidores.
Com certeza você irá se lembrar das empresas que fazem campanhas para que você retorne pilhas e outros objetos utilizados, não é mesmo? É o esforço de uma empresa em melhorar sua logística reversa.
Nesses casos, os resíduos devem estar em um local específico para que seja realizada uma coleta otimizada. E assim, a empresa deve alinhar com todas as unidades da loja para que elas recebam esses produtos que voltaram (logística reversa). É importante que os usuários devem receber essa orientação nas lojas e, o mais indicada, por todos meios de contato disponíveis: e-mail, telefone, whatsapp, etc.
Ao terminarem a rota de entregas, os caminhões devem voltar para o depósito, certo?
Entretanto, por que não fazer uma rota de retorno que contemple o recolhimento dos resíduos descartados?
Fazendo isso, o fabricante de pneus e sua transportadora conseguem aproveitar melhor a rotina de entregas, otimizando também a logística reversa.Afinal, existem outros meios de dar um bom destino ao produto final.
Não é necessário recolher 100% dos resíduos que voltam, a ideia é que eles também possam ser encaminhados para outro fim pelo usuário final.
Pensa só: não seria ótimo para o fabricantes de pneus, por exemplo, se eles fossem recolhidos por uma ONG que os utiliza em hortas comunitárias?
O efeito disso também pode ser a redução de custo ao recolher e encaminhar resíduos. O produtor possa incentivar essa ONG com a doação de um pequeno utilitário para fazer a coleta.
A empresa ganha incentivo fiscal com a doação, a ONG ganha com o veículo e todos ganham com menos pneus poluindo o meio ambiente.
Outros exemplos para aplicar logística reversa:
A logística reversa, que também é amplamente conhecida como logística inversa ou logística pós-venda, trata-se de uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce, que normalmente ocorre quando a troca ou a devolução de um produto é solicitada.
Algo muito comum é que os clientes desistam de uma compra, seja devido ao mau funcionamento de um produto ou pelo envio errado de uma mercadoria. Com seus direitos assegurados por lei, caso a sua empresa não esteja preparada para atendê-los, é provável que a imagem de seu negócio seja afetada.
Segundo pesquisa desenvolvida pela Invest, 30% dos produtos comercializados são devolvidos, e o custo desse processo representa aproximadamente 5% do faturamento das lojas virtuais. Devido a isso, é fundamental que todo empreendedor desenvolva um plano de ação para realizar as devoluções e, nesse momento, a logística reversa no e-commerce exerce um papel essencial.
Quer saber como aplicar, de maneira eficiente, a logística reversa em sua empresa?
Acompanhe o passo-a-passo que criamos para você ficar atento às melhores ações para seu negócio.
A partir de informações claras acerca das condições para troca e devolução de mercadorias, essa página deve conter dados que estejam relacionados à legislação.
Segundo a nova lei do e-commerce (nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e o Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013), o consumidor pode desistir de uma compra por mau funcionamento, medidas incorretas, propaganda incompatível com a mercadoria ou, até mesmo, por arrependimento. Nesse sentido, é essencial mostrar em sua página que o cliente tem direito de pedir uma devolução e descreva como funciona esse processo.
Em inúmeras ocasiões, a questão de substituição ou reembolso de um produto pode ser facilmente solucionada, entretanto, isso não ocorre devido a falhas na comunicação.
Uma vez que o processo de troca é estressante por si só, qualquer problema relacionado à comunicação pode aumentar, de forma considerável, a insatisfação do consumidor.
Diante disso, investir em atendimento capacitado e humanizado para resolver questões desse gênero é a base .
Busque por estabelecer o processo de coleta da mercadoria e a entrega de uma substituta para manter a logística reversa no seu e-commerce eficiente.
Nesse caso, é essencial definir:
Informe ao cliente uma previsão sobre o prazo de resolução de seu problema, esse ato ajudará a diminuir o seu grau de insatisfação.
A criação de categorias específicas sobre os motivos de devoluções ou retornos possibilita a definição de qual será o processo adequado para o caso. Também é uma forma de evitar que o mesmo erro se repita.
É crucial determinar o melhor operador logístico (um parceiro responsável pelo sistema de logística).
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Gerenciar o ciclo com cautela é muito importante para aperfeiçoar a sua estratégia de logística reversa no e-commerce, da mesma forma que ajuda em suas futuras tomadas de decisão.
Por exemplo, caso seja muito comum ter troca de produtos por conta do tamanho que não ficou bom no cliente, esse é o momento de reavaliar se faz sentido mudar as tabelas de medidas do site.
Nesse caso, é fundamental avaliar:
A primeira ação para diminuir o impacto negativo da logística reversa no e-commerce é mudar o mentalidade sobre ela. Ou seja, o que eu quero dizer é que, ao invés de considerar esse processo um problema, é necessário encará-lo como uma oportunidade para conquistar e fidelizar clientes.
Desse modo, também é essencial o aperfeiçoamento contínuo para, então, diminuir os pedidos de devolução e trocas o máximo possível. Listamos algumas práticas que podem fazer toda a diferença:
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