Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
04
02
2021

Como agregar diferenciais logísticos no seu negócio

Tag
logística

Não é de hoje que os processos logísticos têm grande importância para as organizações empresariais. A história é longa, no passado, eles representavam apenas uma atividade operacional, não haviam dados suficientes para que os processos logísticos fossem vistos como estratégia de negócio. Porém, tudo mudou. Hoje em dia, adotar a logística como diferencial competitivo e incluí-la no planejamento estratégico é fundamental para alcançar o sucesso e alcançar notoriedade no mercado.

Principais diferenciais logísticos para agregar no seu negócio

Os processos logísticos ganham cada vez mais importância. Para o planejamento estratégico, incorporar os valores logísticos significa direcionar a operação com base nos objetivos do negócio e se dedicar para que os processos sejam construídos e desenvolvidos de maneira enxuta — relacionando-os a outros setores de forma que o fluxo de informações siga a mesma orientação, além disso para que o trabalho em equipe seja eficiente para melhores resultados. Lembrando: a manutenção dessa conexão de informações deve ser constante. 

1 Mapeie seus fluxos

Entender os processos que acontecem na logística é o primeiro passo para ter a logística como diferencial competitivo. Para isso, reflita as seguintes questões: como os processos funcionam, quais informações utilizam de outras áreas e quais resultados eles impactam (positivamente e negativamente).

No entanto, é essencial ter amplo conhecimento de todo o fluxo logístico, assim, os gargalos poderão ser identificados e neutralizados. Além disso, os aspectos mais vantajosos poderão ser desenvolvidos e aplicados em outros departamentos.

O mapeamento de fluxos possibilita não apenas o conhecimento do seu processo logístico, será possível reduzir custos, aumentar a produtividade e, principalmente, se apropriar de informações consistentes para tomada de decisão.

2) A tecnologia está a seu favor?

É preciso estar atento: a cada dia que passa, a logística vem incorporando novas tecnologias para auxílio no controle e para a automatização dos processos, que tornam os processos mais confiáveis e reduz os procedimentos manuais — que, se tratando de uma atividade operacional, significa redução do nível de erros, aumento da confiança dos clientes, maior qualidade do serviço e atendimento, logo, melhorias na experiência do consumidor, além disso, ampliar o tempo dos funcionários para atividades estratégicas.

3) Terceirização de logística

Que as operações logísticas trazem muitos gastos é um fato, sobretudo diante da demanda de mão de obra e equipamentos de alto valor para cada atividade. Por causa disso, poder contar com uma empresa terceirizada para desempenhar determinadas atividades logísticas pode trazer benefícios e redução de custos para quem está contratando.

A principal vantagem em terceirizar logística é contar com uma equipe altamente qualificada e dedicada no setor logístico, prestando todo o suporte para um negócio voar. Dessa forma, todo o restante das atividades na indústria ganham mais atenção, os contratantes usam esse tempo para dedicação exclusiva ao próprio negócio. Vantagens em terceirizar a logística na indústria:

  • Aumento de produtividade;
  • Maior qualidade nos serviços;
  • Agilidade e eficiência;
  • Flexibilidade;
  • Otimizar tempo;
  • Segurança;
  • Redução do trabalho manual;
  • Reduzir os custos;
  • Rentabilidade.

4) Acompanhar os indicadores de desempenho

Acompanhar a operação logística por meio de indicadores é essencial. Entretanto, cada empresa trabalha de um modo, o que faz com que não exista nenhuma regra de aplicação de KPI’s (indicadores de desempenho). É necessário identificar quais pontos são os mais críticos e, dessa forma, verificar como monitorá-los.

Leia mais: Indicadores de Desempenho de Logística que você deve acompanhar

5) Tecnologia aliada à logística

Desenvolver estratégias de negócio resultam na expansão de serviços e clientes. Com isso, seus processos se tornam cada vez mais complexos e somente as tarefas manuais não vão bastar, é a hora de partir para o investimento na automatização das atividades logísticas. Como resultado, o negócio irá atender toda a demanda sem aumentar os custos na mesma proporção. Há diferentes tecnologias alinhadas a logística para tal, como:

  • Sistema de gerenciamento de armazém (WMS): responsável por aprimorar a gestão e automatizar todos os processos logísticos dentro de um centro de distribuição e armazém;
  • Sistema de gerenciamento de transporte (TMS): sua principal função é controlar, de forma integrada, todas as movimentações do negócio, assim, realiza-se melhorias na produtividade e na qualidade do processo de distribuição;
  • Planejamento de recurso corporativo (ERP): essa tecnologia logística é responsável por integrar todos os dados da empresa em um único sistema, inclui-se aqui diversas áreas logísticas:  recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, entre outras.

Para os pequenos negócios, a tecnologia é ainda mais relevante, pois permite que eles também aproveitem a maior produtividade, a redução de custos, além de outros muitos benefícios. O resultado é uma empresa caminhando para consolidação de sua marca, se colocando como mais competitiva frente ao mercado. 

Estratégia de logística omnicanal: grande diferencial competitivo

Quando as demandas de uma empresa aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na estratégia de logística omnicanal é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros, afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 

Esse é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!

Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um qualquer negócio, independente do porte, é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. Diante disso, antes de montar o seu negócio você deve estar atento com a estratégia de logística omnicanal. Uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

O certo é sempre estar um passo à frente para não ter nenhum tipo de problema com os processos logísticos e podemos te ajudar com isso. A Pier8  está há anos no mercado com experiência em fulfillment para deixar os processos logísticos ainda mais otimizados.

Cada vez mais pessoas têm migrado para o universo digital, automaticamente a concorrência aumenta e a logística é o ponto forte para manter um negócio bem estruturado, por isso não perca tempo para otimizar o seu negócio!

Entre em contato conosco através do formulário, estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas. Monte a sua estrutura logística omnicanal ainda hoje!


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?