A maior parte das pessoas que pensam em começar a trabalhar com comércio eletrônico imaginam que o único objetivo das vendas online é faturar. Realmente, encerrar o ciclo mensal com balanço positivo é fundamental para manter a saúde financeira, entretanto, não é somente isso que importa para manter uma empresa funcionando. A gestão tem um papel essencial no sucesso do negócio e o pouco conhecimento dos empreendedores é a questão mais importante que fazem os comércios eletrônicos não darem certo. Ficou preocupado e quer saber como administrar uma loja virtual?
Neste conteúdo reunimos informações valiosas para o seu melhor desempenho.
Leia também:Preparamos 4 dicas de logística para sua loja virtual vender mais!
A questão que envolve a economia brasileira estar em um momento difícil é indiscutível. Inserido nesse cenário, os e-commerces se apresentam como um caminho próspero para os empreendedores, afinal, eles demandam um investimento bem mais baixo do que as lojas físicas.
Mesmo considerando o cenário digital, que é bem positivo se comparado às vendas tradicionais, ainda assim a vida de um vendedor virtual não é tão simples. Listamos algumas questões importantes que quem trabalha com comércio eletrônico encontra.
O público de uma loja virtual é muito mais amplo do que o público de uma loja física. Isso porque o comércio eletrônico abrange uma área geográfica muito maior. Da mesma forma que, para ser conhecido por pessoas de diferentes localidades em um mesmo país, tem-se que investir em diversas formas de divulgação.
Do mesmo modo que o público de um e-commerce é muito mais amplo, a concorrência também é. Na internet, uma loja de molduras para fotografias do Paraná pode concorrer tranquilamente com um e-commerce de Minas Gerais que atue no mesmo segmento.
Outro ponto importante é que, além do amplo alcance geográfico e do aumento da concorrência, as vendas virtuais lidam com clientes mais exigentes. Os consumidores modernos têm um universo de possibilidades na palma da mão e só fecham negócio com as marcas nas quais realmente querem investir, aquelas que se identificam.
A gestão de e-commerces pode ser tão desafiadora quanto a gestão de lojas físicas. A internet é um ambiente extremamente competitivo e torna o consumidor mais rigoroso. Conquistá-lo e manter a ordem nos processos internos são alguns dos desafios que passam cotidianamente pela mesa do gestor. Vamos mostrar agora como solucioná-los!
O gerenciamento de estoques deve ser realizado com muita atenção pelo gestor do e-commerce. Mesmo que o estoque seja grande, a disponibilidade dos produtos deve ser verificada com frequência, afinal, para que não exista o risco de anunciar produtos que não estejam disponíveis, isso é necessário.
Não deixe de ler: Logística no Ecommerce: como criar um processo de entregas eficiente
Uma boa tática para evitar erros na gestão dos produtos é categorizá-los. Defina um método de organização que facilite as retiradas e possibilite que as futuras compras tenham seu espaço garantido.
Uma boa ideia para controlar o estoque é contar com a verticalização. Para que isso seja realizado, basta orientar toda a ordem do estoque a partir do sentido de leitura ocidental. Na verticalização, tudo o que está estocado deve ser organizado da esquerda para a direita. Você pode optar por realizar a organização por tipo, por tamanho e até por cor dos produtos. Dessa forma, você otimiza o inventário e facilita a documentação de entradas e saídas.
A gestão de uma loja virtual é crucial para o funcionamento saudável do negócio. Ter muitos pedidos e ser capaz de entregá-los no prazo é o caminho para fidelizar os clientes e garantir o seu retorno a loja virtual. O gerenciamento do e-commerce merece atenção especial porque atinge de forma direta o consumidor. Você bem sabe, um e-commerce com clientes insatisfeitos não se mantém em destaque no mercado e está fadada ao declínio. Nesse sentido:
Para garantir que o produto irá chegar no prazo e em boas condições no endereço do cliente, o essencial é que você faça parceria com os Correios ou encontre uma transportadora eficiente. Algumas empresas optam por trabalhar com frota própria, entretanto, essa é uma solução para as grandes negócios, uma vez que envolve um investimento importante.
Outra forma essencial para ter certeza que você cumprirá o prazo é operar com agilidade. Isso significa que você deve estar atento às vendas, para logo encaminhá-las para o setor de entregas. Para garantir uma gestão eficiente, a plataforma do e-commerce necessita ser capaz de faturar e de confirmar o pedido de modo rápido.
Como administrar um e-commerce sem estar de olho nas finanças? Não se esqueça que a gestão das finanças é que irá livrar sua empresa das dívidas e irá permitir o pagamento das contas. Essa não é uma tarefa fácil e deve ser feita com atenção e responsabilidade.
No caso do gestor não ter intimidade com a matemática, vale a pena contratar um contador para ajudar na hora de realizar os cálculos e de não acumular dívidas. O contador saberá identificar as particularidades do negócio e administrar os balanços.
O gestor também deve ter o próprio sistema de controle, para então facilitar as atividades diárias. A solução é contar com a tecnologia para reduzir os erros de fator humano e para manter a segurança de todos os registros.
Ter uma boa relação com os fornecedores é outra questão importante que facilita a gestão das finanças. Esse contato com os parceiros diminui os riscos de ficar sem um produto ou de não ter os prazos de entrega cumpridos.
Para saber se sua loja virtual está tendo bons resultados no mercado digital, é necessário estudar os números. Uma forma prática de avaliar o desempenho da loja virtual é utilizando o Google Analytics.
O gestor deve estar totalmente responsável em analisar os índices de sucesso da loja e fazer as manobras essenciais para melhorar as deficiências. O deal é verificar as visitas, o tempo médio de navegação dos usuários, as páginas mais acessadas, o ticket médio e outras características do comportamento geral do cliente na loja virtual.
Ao realizar a mensuração dessas estatísticas, você terá as informações necessárias para melhorar os itens que apresentam fragilidade. Conhecer o perfil do seu público é fundamental para oferecer a experiência de compras que ele espera.
Leia também: 5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho
Até agora deu para perceber que administrar uma loja virtual não é tão difícil assim, não é mesmo? Além dos itens que falamos acima, vamos apresentar mais algumas dicas práticas para que você saiba o que deve fazer para crescer na internet e fortalecer o seu negócio.
Para administrar uma loja virtual é essencial atuar em diferentes campos como: busca pelo cliente, pesquisa de preços e logística de entregas. Além disso, é necessário estar atento aos detalhes de estoque, pagamentos, análises de visitas e conversão do site.
Normalmente, os e-commerces possuem seus processos centralizados no computador: estoque, vendas, entregas, pedidos. Diante disso, é importante estar sempre atento e organizado, afinal, um pequeno descuido pode ser muito negativo para a loja. Imagine se o seu computador estraga e você perde tudo? Tenha sempre um backup para não perder nenhum dado.
O número de vendas é um indicador fundamental, entretanto não é o único que deve ser levado em conta. Acompanhar o número de visitas, o tempo médio, as páginas mais vistas e os termos procurados são de suma importância para mapear e minimizar falhas da loja virtual. Isso ajudará a melhorar a gestão da loja e poderá ser revertido em lucro.
Caso o fornecedor de produtos falhe, certamente o consumidor irá culpar o e-commerce. Para evitar situações como essa, é essencial ter fornecedores confiáveis e que trabalhem com qualidade. Busque referências e jamais feche um contrato longo no início. Proponha períodos de experiência a diferentes fornecedores.
A melhor forma de avaliar se você está se saindo bem está em perguntar ao cliente. Inúmeras plataformas de e-commerce oferecem a possibilidade de o cliente fazer a avaliação. Para administrar uma loja virtual, é essencial pensar em todas as partes do processo, desde a compra do produto até o atendimento pós-venda.
Não se esqueça que para gerenciar uma loja é fundamental sempre estar atento ao mercado, ao atendimento e aos preços de concorrência. Por mais duro que você trabalhe, sempre haverá um ponto a ser melhorado ou desenvolvido. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!
Até a próxima! :)
A maior parte das pessoas que pensam em começar a trabalhar com comércio eletrônico imaginam que o único objetivo das vendas online é faturar. Realmente, encerrar o ciclo mensal com balanço positivo é fundamental para manter a saúde financeira, entretanto, não é somente isso que importa para manter uma empresa funcionando. A gestão tem um papel essencial no sucesso do negócio e o pouco conhecimento dos empreendedores é a questão mais importante que fazem os comércios eletrônicos não darem certo. Ficou preocupado e quer saber como administrar uma loja virtual?
Neste conteúdo reunimos informações valiosas para o seu melhor desempenho.
Leia também:Preparamos 4 dicas de logística para sua loja virtual vender mais!
A questão que envolve a economia brasileira estar em um momento difícil é indiscutível. Inserido nesse cenário, os e-commerces se apresentam como um caminho próspero para os empreendedores, afinal, eles demandam um investimento bem mais baixo do que as lojas físicas.
Mesmo considerando o cenário digital, que é bem positivo se comparado às vendas tradicionais, ainda assim a vida de um vendedor virtual não é tão simples. Listamos algumas questões importantes que quem trabalha com comércio eletrônico encontra.
O público de uma loja virtual é muito mais amplo do que o público de uma loja física. Isso porque o comércio eletrônico abrange uma área geográfica muito maior. Da mesma forma que, para ser conhecido por pessoas de diferentes localidades em um mesmo país, tem-se que investir em diversas formas de divulgação.
Do mesmo modo que o público de um e-commerce é muito mais amplo, a concorrência também é. Na internet, uma loja de molduras para fotografias do Paraná pode concorrer tranquilamente com um e-commerce de Minas Gerais que atue no mesmo segmento.
Outro ponto importante é que, além do amplo alcance geográfico e do aumento da concorrência, as vendas virtuais lidam com clientes mais exigentes. Os consumidores modernos têm um universo de possibilidades na palma da mão e só fecham negócio com as marcas nas quais realmente querem investir, aquelas que se identificam.
A gestão de e-commerces pode ser tão desafiadora quanto a gestão de lojas físicas. A internet é um ambiente extremamente competitivo e torna o consumidor mais rigoroso. Conquistá-lo e manter a ordem nos processos internos são alguns dos desafios que passam cotidianamente pela mesa do gestor. Vamos mostrar agora como solucioná-los!
O gerenciamento de estoques deve ser realizado com muita atenção pelo gestor do e-commerce. Mesmo que o estoque seja grande, a disponibilidade dos produtos deve ser verificada com frequência, afinal, para que não exista o risco de anunciar produtos que não estejam disponíveis, isso é necessário.
Não deixe de ler: Logística no Ecommerce: como criar um processo de entregas eficiente
Uma boa tática para evitar erros na gestão dos produtos é categorizá-los. Defina um método de organização que facilite as retiradas e possibilite que as futuras compras tenham seu espaço garantido.
Uma boa ideia para controlar o estoque é contar com a verticalização. Para que isso seja realizado, basta orientar toda a ordem do estoque a partir do sentido de leitura ocidental. Na verticalização, tudo o que está estocado deve ser organizado da esquerda para a direita. Você pode optar por realizar a organização por tipo, por tamanho e até por cor dos produtos. Dessa forma, você otimiza o inventário e facilita a documentação de entradas e saídas.
A gestão de uma loja virtual é crucial para o funcionamento saudável do negócio. Ter muitos pedidos e ser capaz de entregá-los no prazo é o caminho para fidelizar os clientes e garantir o seu retorno a loja virtual. O gerenciamento do e-commerce merece atenção especial porque atinge de forma direta o consumidor. Você bem sabe, um e-commerce com clientes insatisfeitos não se mantém em destaque no mercado e está fadada ao declínio. Nesse sentido:
Para garantir que o produto irá chegar no prazo e em boas condições no endereço do cliente, o essencial é que você faça parceria com os Correios ou encontre uma transportadora eficiente. Algumas empresas optam por trabalhar com frota própria, entretanto, essa é uma solução para as grandes negócios, uma vez que envolve um investimento importante.
Outra forma essencial para ter certeza que você cumprirá o prazo é operar com agilidade. Isso significa que você deve estar atento às vendas, para logo encaminhá-las para o setor de entregas. Para garantir uma gestão eficiente, a plataforma do e-commerce necessita ser capaz de faturar e de confirmar o pedido de modo rápido.
Como administrar um e-commerce sem estar de olho nas finanças? Não se esqueça que a gestão das finanças é que irá livrar sua empresa das dívidas e irá permitir o pagamento das contas. Essa não é uma tarefa fácil e deve ser feita com atenção e responsabilidade.
No caso do gestor não ter intimidade com a matemática, vale a pena contratar um contador para ajudar na hora de realizar os cálculos e de não acumular dívidas. O contador saberá identificar as particularidades do negócio e administrar os balanços.
O gestor também deve ter o próprio sistema de controle, para então facilitar as atividades diárias. A solução é contar com a tecnologia para reduzir os erros de fator humano e para manter a segurança de todos os registros.
Ter uma boa relação com os fornecedores é outra questão importante que facilita a gestão das finanças. Esse contato com os parceiros diminui os riscos de ficar sem um produto ou de não ter os prazos de entrega cumpridos.
Para saber se sua loja virtual está tendo bons resultados no mercado digital, é necessário estudar os números. Uma forma prática de avaliar o desempenho da loja virtual é utilizando o Google Analytics.
O gestor deve estar totalmente responsável em analisar os índices de sucesso da loja e fazer as manobras essenciais para melhorar as deficiências. O deal é verificar as visitas, o tempo médio de navegação dos usuários, as páginas mais acessadas, o ticket médio e outras características do comportamento geral do cliente na loja virtual.
Ao realizar a mensuração dessas estatísticas, você terá as informações necessárias para melhorar os itens que apresentam fragilidade. Conhecer o perfil do seu público é fundamental para oferecer a experiência de compras que ele espera.
Leia também: 5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho
Até agora deu para perceber que administrar uma loja virtual não é tão difícil assim, não é mesmo? Além dos itens que falamos acima, vamos apresentar mais algumas dicas práticas para que você saiba o que deve fazer para crescer na internet e fortalecer o seu negócio.
Para administrar uma loja virtual é essencial atuar em diferentes campos como: busca pelo cliente, pesquisa de preços e logística de entregas. Além disso, é necessário estar atento aos detalhes de estoque, pagamentos, análises de visitas e conversão do site.
Normalmente, os e-commerces possuem seus processos centralizados no computador: estoque, vendas, entregas, pedidos. Diante disso, é importante estar sempre atento e organizado, afinal, um pequeno descuido pode ser muito negativo para a loja. Imagine se o seu computador estraga e você perde tudo? Tenha sempre um backup para não perder nenhum dado.
O número de vendas é um indicador fundamental, entretanto não é o único que deve ser levado em conta. Acompanhar o número de visitas, o tempo médio, as páginas mais vistas e os termos procurados são de suma importância para mapear e minimizar falhas da loja virtual. Isso ajudará a melhorar a gestão da loja e poderá ser revertido em lucro.
Caso o fornecedor de produtos falhe, certamente o consumidor irá culpar o e-commerce. Para evitar situações como essa, é essencial ter fornecedores confiáveis e que trabalhem com qualidade. Busque referências e jamais feche um contrato longo no início. Proponha períodos de experiência a diferentes fornecedores.
A melhor forma de avaliar se você está se saindo bem está em perguntar ao cliente. Inúmeras plataformas de e-commerce oferecem a possibilidade de o cliente fazer a avaliação. Para administrar uma loja virtual, é essencial pensar em todas as partes do processo, desde a compra do produto até o atendimento pós-venda.
Não se esqueça que para gerenciar uma loja é fundamental sempre estar atento ao mercado, ao atendimento e aos preços de concorrência. Por mais duro que você trabalhe, sempre haverá um ponto a ser melhorado ou desenvolvido. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!
Até a próxima! :)