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Como administrar uma loja virtual: 4 dicas infalíveis

13.1.2020 15:29

A maior parte das pessoas que pensam em começar a trabalhar com comércio eletrônico imaginam que o único objetivo das vendas online é faturar. Realmente, encerrar o ciclo mensal com balanço positivo é fundamental para manter a saúde financeira, entretanto, não é somente isso que importa para manter uma empresa funcionando. A gestão tem um papel essencial no sucesso do negócio e o pouco conhecimento dos empreendedores é a questão mais importante que fazem os comércios eletrônicos não darem certo. Ficou preocupado e quer saber como administrar uma loja virtual?

Neste conteúdo reunimos informações valiosas para o seu melhor desempenho. 


Leia também:Preparamos 4 dicas de logística para sua loja virtual vender mais!

Qual a importância de administrar uma loja virtual

A questão que envolve a economia brasileira estar em um momento difícil é indiscutível. Inserido nesse cenário, os e-commerces se apresentam como um caminho próspero para os empreendedores, afinal, eles demandam um investimento bem mais baixo do que as lojas físicas.

Mesmo considerando o cenário digital, que é bem positivo se comparado às vendas tradicionais, ainda assim a vida de um vendedor virtual não é tão simples. Listamos algumas questões importantes que quem trabalha com comércio eletrônico encontra. 

Público mais diverso

O público de uma loja virtual é muito mais amplo do que o público de uma loja física. Isso porque o comércio eletrônico abrange uma área geográfica muito maior. Da mesma forma que, para ser conhecido por pessoas de diferentes localidades em um mesmo país, tem-se que investir em diversas formas de divulgação.

Mais concorrência

Do mesmo modo que o público de um e-commerce é muito mais amplo, a concorrência também é. Na internet, uma loja de molduras para fotografias do Paraná pode concorrer tranquilamente com um e-commerce de Minas Gerais que atue no mesmo segmento. 

Clientes mais exigentes

Outro ponto importante é que, além do amplo alcance geográfico e do aumento da concorrência, as vendas virtuais lidam com clientes mais exigentes. Os consumidores modernos têm um universo de possibilidades na palma da mão e só fecham negócio com as marcas nas quais realmente querem investir, aquelas que se identificam. 

4 Dicas Infalíveis: Como administrar uma loja virtual 

A gestão de e-commerces pode ser tão desafiadora quanto a gestão de lojas físicas. A internet é um ambiente extremamente competitivo e torna o consumidor mais rigoroso. Conquistá-lo e manter a ordem nos processos internos são alguns dos desafios que passam cotidianamente pela mesa do gestor. Vamos mostrar agora como solucioná-los!

1 - Gerencie os estoques

O gerenciamento de estoques deve ser realizado com muita atenção pelo gestor do e-commerce. Mesmo que o estoque seja grande, a disponibilidade dos produtos deve ser verificada com frequência, afinal, para que não exista o risco de anunciar produtos que não estejam disponíveis, isso é necessário.


Não deixe de ler: Logística no Ecommerce: como criar um processo de entregas eficiente

Como administrar uma loja virtual: 4 dicas infalíveis

Crie categorias

Uma boa tática para evitar erros na gestão dos produtos é categorizá-los. Defina um método de organização que facilite as retiradas e possibilite que as futuras compras tenham seu espaço garantido.

Utilize o método de verticalização

Uma boa ideia para controlar o estoque é contar com a verticalização. Para que isso seja realizado, basta orientar toda a ordem do estoque a partir do sentido de leitura ocidental.  Na verticalização, tudo o que está estocado deve ser organizado da esquerda para a direita. Você pode optar por realizar a organização por tipo, por tamanho e até por cor dos produtos. Dessa forma, você otimiza o inventário e facilita a documentação de entradas e saídas.

2 - Organize os processos

A gestão de uma loja virtual é crucial para o funcionamento saudável do negócio. Ter muitos pedidos e ser capaz de entregá-los no prazo é o caminho para fidelizar os clientes e garantir o seu retorno a loja virtual. O gerenciamento do e-commerce merece atenção especial porque atinge de forma direta o consumidor. Você bem sabe, um e-commerce com clientes insatisfeitos não se mantém em destaque no mercado e está fadada ao declínio. Nesse sentido:

Preocupa-se com a entrega

Para garantir que o produto irá chegar no prazo e em boas condições no endereço do cliente, o essencial é que você faça parceria com os Correios ou encontre uma transportadora eficiente. Algumas empresas optam por trabalhar com frota própria, entretanto, essa é uma solução para as grandes negócios, uma vez que envolve um investimento importante. 

Seja ágil

Outra forma essencial para ter certeza que você cumprirá o prazo é operar com agilidade. Isso significa que você deve estar atento às vendas, para logo encaminhá-las para o setor de entregas. Para garantir uma gestão eficiente, a plataforma do e-commerce necessita ser capaz de faturar e de confirmar o pedido de modo rápido. 

3 - Controle as finanças

Como administrar um e-commerce sem estar de olho nas finanças? Não se esqueça que a gestão das finanças é que irá livrar sua empresa das dívidas e irá permitir o pagamento das contas. Essa não é uma tarefa fácil e deve ser feita com atenção e responsabilidade.

Busque ajuda profissional

No caso do gestor não ter intimidade com a matemática, vale a pena contratar um contador para ajudar na hora de realizar os cálculos e de não acumular dívidas. O contador saberá identificar as particularidades do negócio e administrar os balanços.

Tenha controle do que entra e do que sai

O gestor também deve ter o próprio sistema de controle, para então facilitar as atividades diárias. A solução é contar com a tecnologia para reduzir os erros de fator humano e para manter a segurança de todos os registros.

Construa uma boa relação com os parceiros profissionais

Ter uma boa relação com os fornecedores é outra questão importante que facilita a gestão das finanças. Esse contato com os parceiros diminui os riscos de ficar sem um produto ou de não ter os prazos de entrega cumpridos. 

Como administrar uma loja virtual: 4 dicas infalíveis

4 - Monitore os números

Para saber se sua loja virtual está tendo bons resultados no mercado digital, é necessário estudar os números. Uma forma prática de avaliar o desempenho da loja virtual é utilizando o Google Analytics. 

Analise os resultados

O gestor deve estar totalmente responsável em analisar os índices de sucesso da loja e fazer as manobras essenciais para melhorar as deficiências. O deal é verificar as visitas, o tempo médio de navegação dos usuários, as páginas mais acessadas, o ticket médio e outras características do comportamento geral do cliente na loja virtual.

Busque soluções

Ao realizar a mensuração dessas estatísticas, você terá as informações necessárias para melhorar os itens que apresentam fragilidade. Conhecer o perfil do seu público é fundamental para oferecer a experiência de compras que ele espera.

Leia também: 5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho

Como administrar uma loja virtual

Como administrar uma loja virtual: 4 dicas infalíveis

Até agora deu para perceber que administrar uma loja virtual não é tão difícil assim, não é mesmo? Além dos itens que falamos acima, vamos apresentar mais algumas dicas práticas para que você saiba o que deve fazer para crescer na internet e fortalecer o seu negócio. 

Seja multitarefa

Para administrar uma loja virtual é essencial atuar em diferentes campos como: busca pelo cliente, pesquisa de preços e logística de entregas. Além disso, é necessário estar atento aos detalhes de estoque, pagamentos, análises de visitas e conversão do site. 

Organização

Normalmente, os e-commerces possuem seus processos centralizados no computador: estoque, vendas, entregas, pedidos. Diante disso, é importante estar sempre atento e organizado, afinal, um pequeno descuido pode ser muito negativo para a loja. Imagine se o seu computador estraga e você perde tudo? Tenha sempre um backup para não perder nenhum dado.

Preste atenção aos resultados

O número de vendas é um indicador fundamental, entretanto não é o único que deve ser levado em conta. Acompanhar o número de visitas, o tempo médio, as páginas mais vistas e os termos procurados são de suma importância para mapear e minimizar falhas da loja virtual. Isso ajudará a melhorar a gestão da loja e poderá ser revertido em lucro.

Tenha parceiros confiáveis

Caso o fornecedor de produtos falhe, certamente o consumidor irá culpar o e-commerce. Para evitar situações como essa, é essencial ter fornecedores confiáveis e que trabalhem com qualidade. Busque referências e jamais feche um contrato longo no início. Proponha períodos de experiência a diferentes fornecedores.

Avalie o serviço prestado

A melhor forma de avaliar se você está se saindo bem está em perguntar ao cliente. Inúmeras plataformas de e-commerce oferecem a possibilidade de o cliente fazer a avaliação. Para administrar uma loja virtual, é essencial pensar em todas as partes do processo, desde a compra do produto até o atendimento pós-venda.

Não se esqueça que para gerenciar uma loja é fundamental sempre estar atento ao mercado, ao atendimento e aos preços de concorrência. Por mais duro que você trabalhe, sempre haverá um ponto a ser melhorado ou desenvolvido. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :)

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