Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Como a Experiência de compra transforma clientes em fãs da marca

27.11.2019 12:33

Se você dizer que o principal objetivo de sua empresa está somente em vender produtos, com certeza, ainda não descobriu como melhorar a experiência de compra dos seus clientes, e isso pode torná-los verdadeiros fãs de sua marca. Empresas existem, centralmente, para satisfazer a necessidade dos seus consumidores e isso inclui oferecer produtos e serviços que superem suas expectativas de compra. Desapontar  um cliente é muito fácil, o grande desafio está em saber como conquistá-lo. Uma coisa é certa, o consumidor está mais exigente e, diante disso, ele não deseja somente entrar em sua loja virtual e comprar um produto exposto. Além disso, os clientes necessitam de uma motivação especial, algo que possa incentivar a ação de compra a partir de uma experiência extraordinária e inesquecível. 

Neste conteúdo vamos te mostrar como a experiência de compra é transformadora para seus clientes. 


Leia também: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal

Como melhorar a experiência de compra em seu negócio

1 - Tenha um atendimento impecável

Pode acontecer de você acessar um e-commerce e sair logo em seguida porque não havia boa comunicação no chat de suporte. Isso é comum para você? 

Agora, imagine seus clientes tendo a mesma impressão acerca de sua equipe de atendimento. Para contornar essa situação trágica, considere em treinar sua equipe, sobretudo orientar sua equipe de vendas, para serem atenciosos. Além de estarem sempre dispostos a solucionar os problemas dos clientes, eles devem estar dispostos a responderem dúvidas ou até mesmo reclamações.

Quando quem atende se mostra interessado em responder bem ao invés de apenas aumentar as vendas, levando em consideração honestidade e cumplicidade, os consumidores obtêm uma experiência de compra que satisfaz, assim, podem voltar ao seu e-commerce ou indicar seus serviços a outras pessoas.

2 - Ofereça uma boa experiência de compra através de agilidade

As pessoas estão cada vez mais apressadas, isso tem muito a ver com o fato de que a maior parte da população vive em áreas urbanizadas, logo, tudo é espero com rapidez. A própria rotina da vida determina essa urgência. Por isso, sua empresa deve oferecer um atendimento prático e eficaz, sem perder a sensibilidade em resolver os problemas com muita cautela e respeito. Entregas devem ser feitas rapidamente para que não haja frustrações, por exemplo. Afinal, lembra o que falamos no tópico acima? 

As pessoas têm pressa, e para proporcionar a melhor experiência de compra você deve cumprir com prazos.


Não deixe de ler: Insira já a Prática de Fulfillment no seu E-commerce

3 - Prometa sempre o que pode cumprir

Caso seu e-commerce tenha confirmado que uma entrega seria realizada até o próximo dia útil ou então prometeu verificar a chegada de um novo produto no estoque, entre outros detalhes, o mínimo que sua empresa necessita fazer é cumprir o que foi dito. Enganar o cliente é frustrante e compromete a reputação do próprio negócio. Neste caso, evite ao máximo fazer falsas promessas, seja honesto e encante seu cliente por meio de um relacionamento que seja transparente.

Como a Experiência de compra transforma clientes em fãs da marca

4 - Venda produtos de qualidade máxima

O atendimento foi excelente, o cliente conseguiu fazer a compra de modo rápido, porém, o produto apresentou defeito após alguns dias. Dessa forma, sua empresa não conseguiu oferecer uma experiência de compra indiscutível e, no entanto, frustrante. Oferecer uma experiência de marca também faz parte do pacote, diante disso, disponha de produtos de qualidade que motivem os clientes a comprar e confiar em sua marca.

5 - Ofereça um pós-compra extraordinário

Não se esqueça, uma venda não termina quando o produto é entregue e pago pelo cliente, muito pelo contrário, o atendimento segue mesmo após concluir a venda. Empresas que buscam saber da experiência de compra do cliente para saber se o produto está atendendo suas necessidades, realizam pesquisas de satisfação, fazem programas de fidelidade, entre outros atrativos, motivam os clientes a saberem que a loja se preocupa com sua compra e está disposta a oferecer a melhor experiência. 


Leia também: Quem são os prestadores de serviços logísticos


Isso inclui oferecer uma experiência de compra até depois que o cliente sai da loja, e para o consumidor este diferencial muito observado.

Para concluir, proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio. 

Os consumidores estão cada vez mais críticos e informados. Não adquirem produtos ou serviços sem antes pesquisar sobre a empresa fornecedora. Comentários de clientes sobre experiências negativas e problemas mal resolvidos interferem na decisão de compra. Segundo um estudo feito pela Accenture, 60% dos consumidores brasileiros recomendam as marcas e empresas que lhe deram um bom atendimento.


Esteja atento à essas práticas e boa sorte! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert