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13
01
2020

Carrinhos abandonados: Por que seu cliente desistiu de comprar

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Se você realiza vendas online, talvez já tenha enfrentado alguns desafios relacionados ao comportamento dos consumidores. Um dos dos problemas mais frequentes é o que aborda os infelizes carrinhos abandonados. Afinal, o que significa esse problema?


No vasto universo dos e-commerces, um carrinho abandonado ocorre quando o cliente coloca um ou mais produtos no carrinho e, por algum motivo, não finaliza a compra. E os motivos para isso acontecer são diversos. Acredite, a lista é longa. Mas as vezes o problema pode estar nos desafios não cumpridos em seu negócio online. 


Não se preocupe, abordaremos os principais aqui e vamos apresentar soluções muito eficazes para minimizar esse problema. 


Vamos lá!


Leia também: Como a Experiência de compra transforma clientes em fãs da marca

Carrinhos Abandonados: Por que não consegui vender?

Carrinhos Abandonados: Por que seu cliente desistiu de comprar

Normalmente, um dos motivos é o preço. Se sua loja online não estiver praticando um preço agressivo, o produto pode estar dentro ou fora do carrinho, isso não vai importar muito: o seu cliente não vai comprar se continuar achando o produto caro.


Não tem como falar de valores sem falar do frete. O frete pode acabar sendo outra razão bem expressiva para que o cliente não finalize a compra.  É crucial diversificar as formas de entregar produtos e buscar os serviços mais confiáveis e baratos para tornar o frete atraente. Fuja dos altos valores de frete


Sabemos que muitos carrinhos são abandonados pelos chamados “consumidores por impulso”. Tratam-se daquelas pessoas que de modo rápido veem um produto e, num momento de impulso, já adicionam o produto (ou até mais de um) no carrinho. Seu e-commerce pode não estar preparado para “convencer o cliente”, ou até mesmo lembrá-lo, de que aquela é uma compra essencial para ele.


De modo mais amplo, um dos motivos dos carrinhos abandonados pode ocorrer devido à falta de investimento em peças fundamentais de marketing, como engajamento e relacionamento com o cliente. Somente “ter um e-commerce” não é o suficiente; é necessário sempre estreitar o contato com os clientes e buscar resolver os problemas deles sempre que possível.

Alto nível de engajamento

É essencial que você, como lojista, busque qualidade em todos os aspectos de sua loja virtual, desde a página de um produto até a última tela na qual aparece a mensagem de “compra finalizada”. O cliente é quem manda e precisa se sentir engajado em absolutamente todas interações que ele realizar com sua loja virtual.


Dessa forma, busque manter o seu e-commerce sempre atualizado e a sua plataforma rápida, ou seja: sempre com uma velocidade rápida de acesso em qualquer etapa da compra. Além disso, você precisa buscar sempre pelo oferecimento do melhor preço possível e as formas mais práticas de pagamento, é claro.


Outra dica importante, é importante deixar todos os processos simples: cadastro no site, visibilidade de produtos (assim como ofertas e promoções relacionadas), inserção de produtos no carrinho, consulta de frete e realização do pagamento. O checkout, ou seja, a finalização da compra, não pode ser complicado, jamais!


Não deixe de ler: Utilize a Logística do Ecommerce como Estratégia de Marketing Digital

Relacionamento com timing e qualidade

O investimento em canais de atendimento e relacionamento com o cliente nunca vai ser o bastante. Se você não responde o seu cliente a tempo, deixa de responder ou responde de uma maneira que não é agradável, pode aumentar a ocorrência de carrinhos abandonados em seu e-commerce.


Diante disso, tente monitorar a frequência com a qual esse “fenômeno” ocorre e busque entrar em contato com o seu cliente assim que possível, visando descobrir o motivo pelo qual ele desistiu da compra e oferecendo algum valor agregado como tentativa de convencê-lo a finalizar a compra. Seja por telefone, chatbots ou outro caminho, acelere o contato com esses clientes desistentes e aproveite o timing.


Outra prática interessante chama-seremarketing”, que é uma questão de timing. Você pode utilizar ferramentas para identificar visitantes do site (possíveis consumidores) e, a partir disso, exibir anúncios na loja, nas redes sociais ou em outros canais para lembrar o cliente da compra abandonada.

E-mail marketing

Uma estratégia bastante utilizada como tática para recuperar o cliente de carrinho abandonado é estabelecer uma campanha de e-mail marketing com base somente  nessa tentativa de recuperação. O e-mail ainda é uma ótima forma de fidelizar clientes e estreitar relacionamentos entre lojistas e consumidores.


Caso o seu cliente tenha desistido de comprar no meio do processo, você pode realizar o contato via e-mail para lembrar do produto “abandonado” no carrinho. Quando for esse o caso, dependendo dos produtos abordados, você pode ainda oferecer:

  • Cupom de desconto (com base na categoria de produtos que o carrinho foi abandonado );
  • Frete grátis — quando for possível; 
  • Sugestões de produtos relacionados àquela compra.


Leia mais: Fulfillment for ecommerce: quais as vantagens?

Pier para driblar Carrinhos Abandonados em sua Loja Virtual

Carrinhos abandonados: Por que desistiu de comprar

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Seja a operação logística terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Leia mais: Porque terceirizar é o passo ideal para épocas como Black Friday e Natal


Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! :)




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