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26
02
2020

Captar clientes: como atrair o consumidor 4.0

logística
logística 4.0
logística para e-commerce

Tanto o avanço da tecnologia quanto dos vários meio de comunicação pela internet determinaram o aparecimento do consumidor 4.0, que está constantemente informado e disposto a realizar buscas pelos inúmeros sites de vendas disponíveis.


Dessa forma, o consumidor 4.0 consiste em um consumidor motivado pelas promoções, propagandas e preço de forma ampla divulgado nas redes sociais. Ele transita tranquilamente entre o real e o virtual, em busca de produtos que satisfaçam seus desejos.


Diante disso, é fundamental destacar que eles fazem uso das principais redes sociais, por exemplo, Facebook, Instagram, e aplicativos de lojas como instrumentos de buscas e deixam claro suas opiniões, tanto negativas, quanto positivas.É justamente por isso que você precisa estar atento a esse consumidor para criar suas estratégias de negócio


 Continue a leitura e saiba como usar a logística para reter os consumidores 4.0!

Leia mais: 8 dicas para o sucesso de terceirização logística na sua empresa

Como atrair o consumidor 4.0 

Captar clientes: como atrair o consumidor 4.0

Comunique-se com o cliente

Sempre quando for necessário fechar um contrato de prestação de serviço com uma transportadora, é preciso verificar quais são os dados que ela disponibiliza para você e sua base de consumidor 4.0. O motivo está no fato de que muitos clientes apresentam o hábito de certificar informações, como o prazo de entrega, o trânsito do pacote e o rastreamento.


Nesse sentido, escolha proporcionar ao cliente a maior quantidade possível de informações. Pois assim ele pode monitorar o ritmo das entregas sem o receio de sofrer algum tipo de golpe ou atraso. Logo, experiências positivas são primordiais para a logística na retenção de consumidores 4.0.


Além disso, invista em organizações seguras e em processos eficientes e modernos. Desta forma, você pode fazer com que um comprador eventual se torne um cliente assíduo em sua loja.

Acredite em logística reversa

As compras feitas online já são uma realidade no mercado brasileiro. Exigem que a logística avance para conseguir acompanhar as novas exigências dos consumidores. Essa mudança abriu espaço para o surgimento do que nomeamos de logística reversa.


A logística reversa é responsável pelo processo de devolução do produto e tem se mostrado parte importante na retenção de clientes, sobretudo por resolver grandes problemas, por exemplo:


  • imperfeições na mercadoria recebida;
  • falhas no produto dentro do tempo de garantia;
  • recebimento de um item que não atenda ao desejo do comprador.

Busque por um transporte eficiente

A eficiência do processo de transporte é crucial para conseguir captar o consumidor 4.0. Essa atividade está totalmente relacionada à logística empresarial. Hoje em dia, esse tipo de consumidor compra mais pela internet, a consequência disso é a necessidade de transporte para a entrega de mercadorias.


Nesse sentido, junto a essa demanda, surgiram alguns contratempos que necessitam de muita estratégia dos profissionais da área para serem solucionados. Ou seja, é fundamental que o empreendedor trabalhe para obter uma boa empresa prestadora de serviços logísticos. É fundamental que ela seja prestativa e responsável por entregar seus produtos em tempo ágil e com segurança.

Aposte no uso de tecnologias

Não é novidade para ninguém que a tecnologia é uma boa parceira do mundo empresarial. Nos dias atuais, executar tarefas sem a ajuda de bons meios tecnológicos é uma falha e um perigo para a realização dos processos.


Nesse caso, é primordial que sua organização esteja disposta a envolver ferramentas que ajudam no aperfeiçoamento das atividades empresariais. Isso irá fazer com que fortaleça a imagem de uma instituição séria e comprometida em satisfazer as necessidades de seus consumidores 4.0.


Existem inúmeras opções no mercado, mas podemos mencionar algumas que, por suas vantagens, não podem deixar de estar presentes no cotidiano do setor logístico de um estabelecimento. O ideal, nesse caso, é que elas sejam integradas para entregar mais eficiência ao serviço. 


Não deixe de ler: Conheça as principais transportadoras para e-commerce

Seja claro e realista com o cliente

Captar clientes: como atrair o consumidor 4.0

Não há uma pessoa nesse mundo que gosta de ser enganada, muito menos quando o assunto é a entrega do tão desejado produto recém-comprado. Diante disso, não recomendamos que sua empresa ofereça prazos impossíveis de serem cumpridos ou com lead time muito apertado.


Se existe algo pior do que enviar o produto em uma semana ou prazos maiores, isso é transmitir para o comprador que a entrega seria realizada em dois dias, sem que isso possa realmente acontecer. Dessa forma, deixe sempre claro que a entrega podem ter suas datas modificadas por conta de imprevistos.


Outra dica é que se estabeleça uma margem segura e realista para o consumidor. Para elaborar o cálculo dessa margem, avalie o tempo médio das entregas e adicione alguns dias. Isso será útil, sobretudo, para localidades muito distantes.


Porém, caso o tempo de entrega de sua loja for muito superior ao da concorrência, é momento de analisar o processo e rever os fluxos logísticos. É preciso que o envio dos produtos aconteça o mais rápido possível. Pois quanto mais agilidade na entrega, maior será a satisfação e a captação dos clientes.

Use o Overdelivering

O termo Overdelivering existe para representar o serviço de entrega com um “algo a mais”. Veja um exemplo: ao adquirir um produto de maquiagem, o cliente recebe um pequeno manual de dicas de makes. É uma forma de surpreender o seu público de forma positiva.


Em administração, essa palavra é utilizada para se referir ao processo no qual a organização se esforça para entregar ao consumidor 4.0 algo que aumente a sua satisfação.


Podem incluir um brinde, como mencionado, ou, simplesmente, a realização da entrega antes do prazo estabelecido. É indispensável proporcionar boas experiências de compra ao cliente.

Leia também: Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

Ofereça o rastreio em tempo real

É comum que a realização de compras online ocasione certa ansiedade no consumidor 4.0, que desejam receber sua mercadoria o mais rápido possível. Para reduzir essa situação e deixar o processo mais transparente e eficiente, o que vale a pena é possibilitar o rastreio online da compra. Nesse sentido, os clientes podem acompanhar cada fase, até a sua conclusão.


Como você pode acompanhar, a logística desenvolve um papel essencial para captar cliente, o consumidor 4.0. Por isso, é essencial que o gestor entenda a importância das tarefas desenvolvidas nos setores de sua empresa. Para que dessa forma, trabalhe para que todos os colaboradores consigam realizar um trabalho planejado, eficaz e livre de falhas e contratempos que prejudiquem a relação de sua organização com os clientes.

Terceirizar logística para captar o consumidor 4.0 

Captar clientes: como atrair o consumidor 4.0

Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística. 


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar.
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Experiência de compra e logística são fortes fatores para a construção de uma relação sólida com os consumidores 4.0 e a reputação do seu negócio, entretanto para que isso seja uma realidade nas suas operações, o uso de tecnologias inteligentes tem ganhado destaque para o sucesso de grandes negócios. 


Até a próxima!

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