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10
01
2020

Business Tip: Como fechar vendas com mastria

vendas
loja virtual

Quem trabalha com comércio sabe muito bem que existem muitos desafios, que vão desde a escolha do produto que será oferecido até o envio da encomenda para o cliente. Com algumas técnicas a serem aplicadas, o contato com o consumidor pode ficar mais fácil e as chances de vender podem ser maiores


Pensando justamente nisso que preparamos esse conteúdo bem completo com business tip que ensinam como fechar vendas. Nossas dicas podem ser aplicadas tanto em e-commerces online quanto em lojas físicas. 


Vamos lá!

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Perguntas sobre como fechar vendas que todo mundo quer saber

Business Tip: Como fechar vendas com mastria

O que é fechamento de vendas?

Durante um processo de vendas, um vendedor utiliza as estratégias adequadas para a apresentação do produto ao possível cliente, de modo que este se interesse pelo item. O fechamento de vendas se refere ao momento exato em que o consumidor diz “sim” ou “não” à proposta do vendedor. 


Quanto melhor for conduzida a abordagem comercial, maiores serão as chances de o cliente ficar motivado e querer comprar o produto oferecido pelo seu negócio. Justamente por este motivo que é tão importante entender os passos da venda e treinar para aplicá-los conforme o perfil de cada consumidor. 

Quais são os passos para fechar vendas?

Você já deve saber, mas sempre vale lembrar. Cada venda é única, pois depende do perfil do consumidor que está sendo abordado, assim como do tipo de produto que está sendo apresentado a ele. Porém, existem características comuns, que servem para todo tipo de processo de vendas. Compreender estes pontos é essencial para aperfeiçoar o seu contato com os clientes.


Em primeiro lugar, uma venda começa com o conhecimento do produto. O que isso significa?


Isso quer dizer que o vendedor deve dominar o item que quer comercializar, de modo que esteja seguro para apresentá-los aos clientes e responder dúvidas. Por outro lado, o vendedor deve buscar conhecer o perfil do público-alvo com quem estará interagindo. 


Tendo o aporte necessário disso, o vendedor estará apto para a abordagem, que é o momento em que há o contato entre o vendedor e o consumidor. Neste momento, é importante ser empático e saber despertar o interesse do seu interlocutor. Após o estabelecimento do vínculo entre as duas partes, o vendedor poderá apresentar o produto detalhadamente.  


Nessa hora, deverá destacar os pontos positivos, explicando de modo prático e objetivo que este item vai de encontro com os interesses do seu cliente. Por isso é que é tão essencial entender as necessidades do público a quem se dirige. Após a apresentação, haverá o momento de fechamento de venda, que será seguido pelo pós-venda.

Como superar as objeções em vendas?

A pergunta que sempre surge: como fechar vendas sem ter aquela imagem de vendedor insistente?


Para a superação deste ponto, o ideal é trabalhar com um produto com o qual você verdadeiramente se identifica. Dessa forma, estará realmente motivado em apresentá-lo aos seus consumidores e a convencê-los sobre a qualidade do item.


Além disso, é fundamental aprender a observar as reações dos seus interlocutores. Com a prática, você irá conseguir diferenciar uma pessoa que diz não porque não tem o mínimo interesse no produto, de outra que diz não porque não conhece o material que você vende e, diante disso, não sabe sobre a sua necessidade.


Em alguns momentos, irá valer a pena se empenhar para demonstrar as qualidades do produto, transformando um não em um sim. Porém, em outras situações, o melhor é entender que o cliente não quer aquele produto e pronto. 


Leia também: Como fazer as entregas de pedidos da sua loja

Como fechar venda por telefone?

Business Tip: Como fechar vendas com mastria

Em um primeiro momento, as vendas por telefone parecem antiquadas, totalmente fora do timing perfeito. No entanto, essa modalidade ainda existe e não é só utilizada por empresas de telefonia.

Os e-commerces podem tirar bons frutos da venda por telefone, uma vez que alguns tipos de clientes sentem-se inseguros de comprar de uma empresa sem antes estabelecer um contato com ela. 

Frases para fechamento de vendas

Você sabe como fechar vendas por telefone?


Listamos algumas frases de fechamento de vendas que podem ser úteis para conduzir essa etapa, deixando o vendedor mais seguro. Vale lembrar que elas devem ser utilizadas no momento certo, de outra forma, elas podem soar forçadas e deslocadas do contexto da conversa. Algumas frases que você pode utilizar! 


  • Como posso ajudá-lo?
  • Há algo que eu possa fazer para você mudar de ideia?
  • O que você precisa para se decidir?
  • Se houver algum bônus, isso te ajuda a fechar hoje?

5 Business Tips: Como fechar vendas

Alguns passos podem auxiliar o vendedor na condução de uma venda, deixando a apresentação do produto ou do serviço mais atrativa e até mesmo fazendo com que o consumidor mude de ideia. Por outro lado, com o tempo e com a prática, o próprio vendedor conseguirá formular algumas técnicas interessantes para o público com quem trabalha.

Mude os objetivos das vendas

De forma geral, pessoas que trabalham com vendas têm como principal objetivo lucrar e vender o maior número de produtos possível. É claro que isso é verdadeiro, porém enxergar o processo de vendas a partir de outro ângulo pode ajudá-lo. Não se esqueça que os lucros e a venda em grande quantidade serão resultados de uma preocupação com o bem-estar de seus clientes. 


Dessa forma, reflita de que modo você pode contribuir para que os seus clientes alcancem seus objetivos. Perceba que essa atitude requer uma postura mais prestativa do que de interesse de fato. O lucro é somente consequência. Em troca você terá clientes satisfeitos, que falam bem de seus serviços e sempre voltam.

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Dê mais valor ao contato do que ao cliente

O produto que será vendido terá o valor que você atribui na hora da venda. Porém, fique certo, hoje em dia isso não é suficiente para fechar vendas com maestria. A importância maior deve estar na interação com o cliente, na hora em que você se comunica com ele. As relações humanas são a base para qualquer negócio, sobretudo no âmbito das vendas.


Diante disso, dedique-se a compreender o perfil do seu público-alvo. Ao saber o que essas pessoas valorizam, você irá conseguir estabelecer uma relação mais profunda com os seus clientes. Além disso, poderá adotar uma linguagem que tenha sintonia com o perfil desse público, sem que haja um afastamento dessas ideias. 

Seja paciente

Ao buscar compreender as necessidades de seus clientes e encontrar soluções criativas para eles, é bem provável que o processo de vendas demore um pouco mais de tempo que o usual. Porém, isso não é um problema, sobretudo se você pensar que está estabelecendo um laço profundo com esses consumidores. 


Não esqueça que você deve ser paciente e investir na comunicação com seu cliente. Esse momento irá resultar em uma relação de dedicação e confiança, o que é muito positivo na experiência de venda. Por outro lado, o vendedor sairá de sua zona de conforto, aprendendo muito como profissional.

Business Tip: Como fechar vendas com mastria


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Seja verdadeiro

Não diga coisas que não condizem com a realidade para os seus clientes. Se o produto que eles desejam não são suficientes para suprir as necessidades, fale a verdade, mostre a realidade. Essa é uma forma interessante de estabelecer uma relação baseada na honestidade. Você até poderá deixar de vender uma vez, mas certamente estará conquistando um consumidor fiel. 


O bom vendedor está preocupado em satisfazer o seu cliente. De modo geral, é claro que os vendedores desejam que seus produtos sejam vendidos para qualquer público, mas nem sempre é assim.

Lembre-se que nem sempre o seu produto é o que o cliente precisa no momento. Vale mais a pena escolher a verdade do que manchar a sua credibilidade por tempo indeterminado, não é mesmo?


Esperamos que tenha gostado de nossas business tips


Até a próxima! :) 

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