Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
11
05
2021

Benefícios da rastreabilidade no armazém logístico

Tag
Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!

Pensar o conceito de rastreabilidade logística está relacionado à possibilidade de identificar a origem e as diferentes etapas que um produto deve passar ao longo de todo o processo produtivo, bem como sua distribuição logística em outro momento, posterior a esse momento, até chegar ao consumidor final.

Contudo, é importante destacar que um sistema de rastreabilidade envolve um conjunto de processos cujo objetivo é monitorar a localização de um produto na cadeia de suprimentos em todos os momentos, rastrear seu percurso ou, mais que isso, identificar com antecedência o melhor caminho, ou seja, a melhor tomada de decisão. 

3 Benefícios da rastreabilidade no armazém logístico

A aplicação da de um sistema de rastreabilidade significa estabelecer uma correspondência direta entre o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações relacionado a ele.

Os benefícios de rastrear o armazém são vários, destacamos os principais neste conteúdo, mas saiba que você pode ir sempre além. Basta se atualizar sobre as tecnologias logísticas para aumentar o desempenho do seu negócio. 

Para as empresas: auxilia na identificação de pontos críticos ao longo da cadeia de suprimentos. Com isso, busca-se solucionar os incidentes e melhorar a produtividade. Dessa maneira, as empresas podem reduzir as problemáticas relacionadas ao manuseio inadequado ou à contaminação das mercadorias, aumentando a qualidade do serviço e fidelizando clientes.

Para os consumidores: não é só uma organização que se beneficia da rastreabilidade de armazém, a confiança em relação à compra de produtos e serviços, principalmente em uma economia globalizada com complexos fluxos de mercadorias nacionais e internacionais. 

Já que estamos no auge do e-commerce (vale lembrar), a rastreabilidade das mercadorias passou a ser relevante, pois é capaz de reduzir erros, minimizando a "incerteza de trânsito" sofrida por muitos consumidores modernos, são aspectos associados aos novos paradigmas da logística omnicanal e da logística para negócios online.

Para as autoridades: em setores-chave voltados para a saúde pública, tal como o farmacêutico e o de alimentos, os sistemas de rastreabilidade são obrigatórios e estão altamente regulados há anos.

Empresas que não possuem gestão logística em tempo real perdem capacidade de melhorar o atendimento de acordo com as necessidades e o perfil dos seus clientes. Isso porque faltam dados e informações confiáveis e atualizadas sobre os processos.

Outros aspectos também são prejudicados pela falta de informação e otimização do tempo, saiba agora quais são:

1. Decisões serão tomadas com mais precisão

A falta de indicadores de logística em tempo real impede a agilidade na tomada de decisão, o que pode gerar diversas consequências negativas.  Da falta de entendimento global e controle das operações por parte do gestor, até problemas mais conhecidos como o atraso na entrega.

Quando a empresa não é notificada sobre um imprevisto durante o trajeto do entregador, como falha mecânica no transporte ou até por não ter encontrado o cliente no endereço, não é possível orientá-lo sobre como proceder.

Dessa maneira, o entregador terá que retornar ao centro de distribuição com o pedido do cliente e fazer uma nova tentativa de entrega. Esse processo gera insatisfação para o cliente, transtornos e custos para a empresa.

Sistema de gestão de entregas que apresenta um dashboard com informações atualizadas sobre os status de entrega e outros indicadores. 

2. Diminuição de gastos com a equipe

A falta de um recurso que faça o monitoramento de maneira automática demanda que a empresa invista em mais profissionais para fazer o acompanhamento dos status de entregas e ocorrências. A contratação resulta em mais custos para o negócio.

Por outro lado, tarefas manuais podem ser demoradas e estão sujeitas a falhas humanas, que podem ser minimizadas quando são automatizadas.

3. Melhor atendimento ao cliente

A falha no atendimento ao cliente pode acabar sendo mais um resultado negativo dos dois impactos destacados acima.

Vamos a um exemplo: imagine que sua empresa não acompanha indicadores em tempo real e não sabe que determinada entrega está atrasada.

Mesmo tendo mais funcionários trabalhando, pode ser difícil dar conta de todas as cobranças em relação aos pedidos. Sendo que é preciso entrar em contato com o motorista para só depois repassar essa informação, a fim de que ela chegue até o cliente final que já não está com paciência com a falta de transparência na entrega de sua encomenda.

Quando a comunicação não é automatizada, o tempo de resposta ao cliente é maior – o que acaba causando transtornos. Entretanto, isso quando o cliente consegue contato imediato. 

Interferências, linhas ocupadas ou profissionais que não estão em seus postos de trabalho podem fazer com que o atendimento leve ainda mais tempo para ser realizado.

Mais que isso, a empresa pode tentar contato com o cliente para alterar a data da entrega ou informar sobre um atraso e não conseguir. 

Logística e tecnologia caminham juntas

Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.

Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente

Solução em logística a partir do conceito de Internet das Coisas

Para finalizar, a Internet das Coisas possui uma série de aplicações interessantes que auxiliam a revolucionar o setor logístico das empresas. As organizações que optarem por aplicar o conceito em seus negócios podem ter um aumento de produtividade significativo. Assim como maior controle e melhor gestão das questões internas do negócio em longo prazo.

Essa já é uma realidade, sobretudo nos setores empresarial e industrial. Há diversos exemplos que podem ser citados, tais como:

  • sensores em máquinas para mensurar produtividade;
  • sensores no setor fabril, que indicam o momento de reposição de insumos;
  • uso da Internet das Coisas para controle de estoques;
  • uso de lâmpadas inteligentes como modo de economizar com energia elétrica, entre outros.

O uso de inovações, novas tecnologias e modos de fazer em rotinas produtivas auxilia a potencializar resultados e tornar o processo logístico mais eficiente. 

Entre em contato! Temos soluções em logística para seu negócio. 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
Confira nossas postagens sobre Logística aqui na Pier8!

Benefícios da rastreabilidade no armazém logístico

Pensar o conceito de rastreabilidade logística está relacionado à possibilidade de identificar a origem e as diferentes etapas que um produto deve passar ao longo de todo o processo produtivo, bem como sua distribuição logística em outro momento, posterior a esse momento, até chegar ao consumidor final.

Contudo, é importante destacar que um sistema de rastreabilidade envolve um conjunto de processos cujo objetivo é monitorar a localização de um produto na cadeia de suprimentos em todos os momentos, rastrear seu percurso ou, mais que isso, identificar com antecedência o melhor caminho, ou seja, a melhor tomada de decisão. 

3 Benefícios da rastreabilidade no armazém logístico

A aplicação da de um sistema de rastreabilidade significa estabelecer uma correspondência direta entre o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações relacionado a ele.

Os benefícios de rastrear o armazém são vários, destacamos os principais neste conteúdo, mas saiba que você pode ir sempre além. Basta se atualizar sobre as tecnologias logísticas para aumentar o desempenho do seu negócio. 

Para as empresas: auxilia na identificação de pontos críticos ao longo da cadeia de suprimentos. Com isso, busca-se solucionar os incidentes e melhorar a produtividade. Dessa maneira, as empresas podem reduzir as problemáticas relacionadas ao manuseio inadequado ou à contaminação das mercadorias, aumentando a qualidade do serviço e fidelizando clientes.

Para os consumidores: não é só uma organização que se beneficia da rastreabilidade de armazém, a confiança em relação à compra de produtos e serviços, principalmente em uma economia globalizada com complexos fluxos de mercadorias nacionais e internacionais. 

Já que estamos no auge do e-commerce (vale lembrar), a rastreabilidade das mercadorias passou a ser relevante, pois é capaz de reduzir erros, minimizando a "incerteza de trânsito" sofrida por muitos consumidores modernos, são aspectos associados aos novos paradigmas da logística omnicanal e da logística para negócios online.

Para as autoridades: em setores-chave voltados para a saúde pública, tal como o farmacêutico e o de alimentos, os sistemas de rastreabilidade são obrigatórios e estão altamente regulados há anos.

Empresas que não possuem gestão logística em tempo real perdem capacidade de melhorar o atendimento de acordo com as necessidades e o perfil dos seus clientes. Isso porque faltam dados e informações confiáveis e atualizadas sobre os processos.

Outros aspectos também são prejudicados pela falta de informação e otimização do tempo, saiba agora quais são:

1. Decisões serão tomadas com mais precisão

A falta de indicadores de logística em tempo real impede a agilidade na tomada de decisão, o que pode gerar diversas consequências negativas.  Da falta de entendimento global e controle das operações por parte do gestor, até problemas mais conhecidos como o atraso na entrega.

Quando a empresa não é notificada sobre um imprevisto durante o trajeto do entregador, como falha mecânica no transporte ou até por não ter encontrado o cliente no endereço, não é possível orientá-lo sobre como proceder.

Dessa maneira, o entregador terá que retornar ao centro de distribuição com o pedido do cliente e fazer uma nova tentativa de entrega. Esse processo gera insatisfação para o cliente, transtornos e custos para a empresa.

Sistema de gestão de entregas que apresenta um dashboard com informações atualizadas sobre os status de entrega e outros indicadores. 

2. Diminuição de gastos com a equipe

A falta de um recurso que faça o monitoramento de maneira automática demanda que a empresa invista em mais profissionais para fazer o acompanhamento dos status de entregas e ocorrências. A contratação resulta em mais custos para o negócio.

Por outro lado, tarefas manuais podem ser demoradas e estão sujeitas a falhas humanas, que podem ser minimizadas quando são automatizadas.

3. Melhor atendimento ao cliente

A falha no atendimento ao cliente pode acabar sendo mais um resultado negativo dos dois impactos destacados acima.

Vamos a um exemplo: imagine que sua empresa não acompanha indicadores em tempo real e não sabe que determinada entrega está atrasada.

Mesmo tendo mais funcionários trabalhando, pode ser difícil dar conta de todas as cobranças em relação aos pedidos. Sendo que é preciso entrar em contato com o motorista para só depois repassar essa informação, a fim de que ela chegue até o cliente final que já não está com paciência com a falta de transparência na entrega de sua encomenda.

Quando a comunicação não é automatizada, o tempo de resposta ao cliente é maior – o que acaba causando transtornos. Entretanto, isso quando o cliente consegue contato imediato. 

Interferências, linhas ocupadas ou profissionais que não estão em seus postos de trabalho podem fazer com que o atendimento leve ainda mais tempo para ser realizado.

Mais que isso, a empresa pode tentar contato com o cliente para alterar a data da entrega ou informar sobre um atraso e não conseguir. 

Logística e tecnologia caminham juntas

Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.

Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente

Solução em logística a partir do conceito de Internet das Coisas

Para finalizar, a Internet das Coisas possui uma série de aplicações interessantes que auxiliam a revolucionar o setor logístico das empresas. As organizações que optarem por aplicar o conceito em seus negócios podem ter um aumento de produtividade significativo. Assim como maior controle e melhor gestão das questões internas do negócio em longo prazo.

Essa já é uma realidade, sobretudo nos setores empresarial e industrial. Há diversos exemplos que podem ser citados, tais como:

  • sensores em máquinas para mensurar produtividade;
  • sensores no setor fabril, que indicam o momento de reposição de insumos;
  • uso da Internet das Coisas para controle de estoques;
  • uso de lâmpadas inteligentes como modo de economizar com energia elétrica, entre outros.

O uso de inovações, novas tecnologias e modos de fazer em rotinas produtivas auxilia a potencializar resultados e tornar o processo logístico mais eficiente. 

Entre em contato! Temos soluções em logística para seu negócio. 


Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?