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Atender todos os pedidos online em e-commerce

22.7.2019 12:01
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O atendimento de pedidos online abrange todas as etapas que ocorrem desde que um cliente faz um pedido no seu e-commerce e até ele receber o produto em casa. Mas será que você está gerenciando estas etapas de maneira eficiente e econômica?

O que você precisa para atender todos os pedidos online?

Todo vendedor on-line precisa ter uma sólida compreensão do processo de atendimento de pedidos, mesmo que você terceirize essa tarefa completamente. Saber como tudo funciona é essencial para manter os custos baixos, quer você despache diariamente do seu próprio depósito ou tenha um parceiro de logística.

Se você deseja atender pedidos online em e-commerce com excelência, é necessário ter os seguintes elementos em mente:

  • Um lugar para receber e estocar produtos: Para atender pedidos online de forma eficiente, você precisa de um espaço de armazenamento organizado. Organize seu espaço com prateleiras, lixeiras ou caixas empilhadas. Use o que funcionar melhor para manter os produtos organizados e acessíveis para a coleta rápida.

  • Uma estação para preparar e embalar os pedidos: Essa área pode ser uma mesa de cozinha, um balcão de almoxarifado ou uma série de mesas em um depósito. Idealmente, é um lugar onde você pode organizar materiais de embalagem, como caixas, envelopes, fitas adesivas etc. Seja qual for a sua configuração, é aqui que os itens selecionados são verificados quanto à exatidão em relação à solicitação do cliente.

  • Uma área para processamento e impressão de faturas: Uma fatura ou guia de remessa mostrando todos os itens solicitados é útil como uma lista de verificação para você e para o cliente. A principal diferença entre as duas é que as faturas incluem preços, enquanto as guias de embalagem não.

  • Lembre-se das etiquetas de envio: A última etapa no atendimento de pedidos online em e-commerce O é a impressão de etiquetas de envio para as caixas embaladas.

Como você pode melhorar seu atendimento de pedidos?

A transparência é fundamental quando se trata de atendimento de pedidos online em e-commerce. Você deve ser capaz de identificar onde cada solicitação e produto está no processo de atendimento a qualquer momento.

Ter uma operação de depósito eficiente - seja interna ou terceirizada - e uma plataforma de comércio eletrônico de última geração, com ferramentas de gerenciamento de pedidos, ajuda o processo a transcorrer suavemente.

Além disso, compare as taxas de envio de diferentes fornecedores regularmente para garantir que você está conseguindo o melhor negócio.

Três estratégias para atender pedidos online em e-commerce

O atendimento de pedidos online em e-commerce uma boa estratégia por trás disso - especialmente se você pretende expandir seus negócios. Um bom planejamento é necessário para assegurar a infraestrutura, os sistemas, os processos e a equipe que você precisa para ter sucesso.

Vamos nos aprofundar em algumas considerações importantes para você refletir antes de dimensionar suas operações de atendimento.

  1. Localização é tudo

Além do tamanho do seu espaço de armazenamento, o atendimento de pedidos online é um dos fatores mais importantes para atender às expectativas dos clientes em relação aos custos e velocidades de entrega.

Como as opções de envio acessíveis e rápidas são importantes para os consumidores, otimizar sua operação de atendimento com base no local onde seus clientes residem ajudará você a alcançar o maior número possível de pessoas com a melhor relação custo-benefício.

Outra etapa estratégica para otimizar o atendimento de pedidos online é distribuir o estoque para vários locais próximos aos seus clientes. Quanto mais centros de distribuição próximos aos destinos de envio mais comuns, mais o transporte terrestre pode ser aproveitado, o que é significativamente mais barato do que transporte aéreo.

  1. Integrações tecnológicas

Softwares que se integram perfeitamente a plataformas de comércio eletrônico podem ajudar a gerenciar pedidos em todos os canais de vendas, sem exigir nenhum upload manual ou entrada duplicada de dados.

Isso significa que, assim que pedidos online são feitos, a equipe de atendimento pode ser rapidamente alertada para selecionar, embalar e enviar os itens para o cliente. As informações de rastreamento podem então ser enviadas de volta à plataforma ou ao mercado e compartilhadas com o cliente.

Outra importante peça do atendimento de pedidos online em e-commerce é a visibilidade das quantidades de estoque disponíveis. Isso ajuda os varejistas a entender quando solicitar mais mercadorias para o inventário, a fim de evitar faltas.

  1. Ofereça entrega rápida ou same day delivery
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Oferecer entrega em 2 dias ou até mesmo same day delivery ajuda a diminuir as taxas de abandono de carrinho e a atrair mais compradores para sua página de checkout. Uma estratégia de frete grátis ou same day delivery geralmente funciona melhor para pedidos online de lojas mais caras, com compradores que geralmente gastam mais em média.

O atendimento de pedidos online pode ser feito diretamente no seu comércio eletrônico ou terceirizado para um provedor de logística especializado. Quer saber qual dos dois cenários é o ideal para você?

Entre em contato com a Pier8 agora mesmo!

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