Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
11
01
2021

Armazenagem de produtos cosméticos

armazenagem
logística

O princípio da armazenagem de produtos cosméticos envolve o atendimento às necessidades de cada produto. Isso significa que o setor de cosméticos, e outros produtos de perfumaria, exigem soluções logísticas específicas, que sejam específicas para garantir a manutenção das condições físico-químicas dos produtos, assim como a estética dos produtos e embalagens. Ou seja, serviços de armazenagem de produtos cosméticos representam uma etapa essencial para as empresas e indústrias que atuam no setor de cosméticos

O que é armazenagem de produtos cosméticos?

A armazenagem de produtos cosméticos, feita corretamente, é capaz de garantir a integridade e a eficácia das substâncias ativas contidas nos produtos, respeitando aspectos como temperatura, condições ambientais e de higiene para o controle total da cadeia de suprimentos. O planejamento da logística de cosméticos deve atender a sequência completa do processo logístico, que vai desde a produção, armazenamento e manuseio nos armazéns e transporte até o ponto de venda ou consumidor final.

A logística eficiente de produtos cosméticos deve atender as necessidades dos diferentes canais de distribuição, como:

Desenvolver as melhores práticas para armazenagem de produtos cosméticos é questão central, onde devem ser consideradas, antes de qualquer outra ação, a conservação dos produtos em condições de máxima segurança, uma equipe de logística com experiência e atender sempre a legislação vigente.

Um outro bom motivo para focar no desenvolvimento da armazenagem de produtos cosméticos: o setor de cosméticos está em crescente demanda, sobretudo em épocas como a Black Friday, que é o momento onde há ações promocionais. 

Outro aspecto é a segurança logística. O setor de cosméticos exige um controle das condições de Armazenagem, sobretudo para evitar perigos relacionados à composição dos produtos. Ter uma análise prévia na armazenagem de produtos cosméticos, compreendendo quais são os produtos compostos por ingredientes inflamáveis e que demandam uma gestão logística especializada, é fundamental para a eficiência logística.

Tecnologia logística: armazenagem de produtos cosméticos

Não tenha dúvidas, a armazenagem de produtos cosméticos é uma das fases da cadeia de suprimentos que exige habilidades e tecnologias. No entanto, conte com o apoio de uma empresa especializada em logística, como a Pier, garanta parcerias capazes de lidar com qualquer operação, envolvendo a mais alta qualidade e segurança. Não menos importante é a flexibilidade e adaptar-se às necessidades dos produtores. Listamos os principais serviços na Armazenagem de produtos cosméticos:

  • Inspeção rigorosa no recebimento dos produtos;
  • Armazenamento conforme condições previamente definidas;
  • Controle ativo e eficiente dos pedidos;
  • Embalagens personalizadas e embalagens;
  • Gestão de estoque respaldado na validade, entre outros aspectos;
  • Estudar possibilidade de formação de kits;
  • Equipe preparada para colocação de material informativo ou amostras nas embalagens;
  • Suporte ao consumidor, inclusive relacionado a logística reversa;
  • Capacidade de atendimento a e-commerces.

A regra é clara: é fundamental que o cliente entenda que o item desenvolvido tem a importante qualidade para evitar danos à saúde, além de identificar toda preocupação em atender às suas expectativas. No entanto, é necessário realizar o desenvolvimento de novas técnicas para que a cadeia de produção seja a mais qualificada possível. Os tempos mudaram, principalmente em consequência da pandemia do coronavírus: o mercado está cada vez mais exigente. É preciso estar preparado para os desafios para não ter uma logística com falhas

Conte com o apoio da tecnologia logística 

O transporte dos cosméticos pode ser aperfeiçoado através da implementação de tecnologias que possam auxiliar no monitoramento e rastreamento em tempo real, dessa forma, é possível entender quais produtos estão e qual é o seu status de entrega. Também é uma forma de proporcionar maior segurança ao trajeto das mercadorias e contribuir para o controle de qualidade.

A integração dos processos logísticos e tecnologia é vital! Tratam-se de inúmeros fatores que envolvem controles e organização. Entre os recursos que mais se destacam e que são mais utilizados pelas empresas, estão a inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas, etc. Elas podem trazer muitos benefícios quando o assunto é a economia de gastos, redução da burocracia e dos erros humanos, aumento da lucratividade e confiabilidade.

Sistema WMS: armazenagem de produtos cosméticos mais eficiente

Um software, como o sistema WMS tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Um dos desdobramentos a respeito do mundo cada vez mais digital é que estamos vivendo a era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, o impacto positivo das tecnologias na logística de cosméticos. Contar com ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

O setor de cosméticos é um dos setores mais importantes para o crescimento de negócios na área. A Pier 8 tem soluções em logística de cosméticos. Preencha o formulário, vamos conversar! 



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?