Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
25
05
2021

Aprenda a montar planejamento logístico inteligente para seu negócio

Tag
logística

Um dos maiores objetivos de gestores logísticos é tornar a operação mais eficiente por meio da redução de custos, principalmente em momentos de crise. 

Conseguir realizar mais atividades com menos custo é essencial para equilibrar as contas, ou mantê-las em ordem. No entanto, fato sabido é que não vale a pena cortar custos sem critério, pois isso pode resultar em perda na qualidade e na eficiência do produto ou serviço. Logo, o quesito experiência do consumidor vai ficando cada vez mais para trás… 

Montar um planejamento logístico é fundamental para o sucesso de um negócio e tem feito muitos empreendedores driblar situações desagradáveis. Afinal, o processo de compra não termina quando a mercadoria sai da empresa, e sim quando chega até o cliente. Sem falar que hoje até o pós compra é importante. 

Entre os desafios da logística, manusear produtos e garantir que a entrega seja rápida é um dos mais destacados por profissionais. Na prática, para alcançar tais objetivos, é essencial contar com o auxílio de ferramentas de gestão, como o planejamento logístico.

Essa metodologia é um segredo chave do controle de todas as operações envolvidas no processo logístico. Sem ela, de nada adiantaria ter preços competitivos ou boas campanhas de marketing, pois a entrega do produto ao cliente seria falha.

Como montar um planejamento logístico a partir da terceirização

Para elucidar o assunto, planejar é prever determinados aspectos e se antecipar sobre qualquer intempérie que possa aparecer no meio do processo — nesse caso, da logística. Um bom gestor deve preparar o ambiente de trabalho de modo a melhorar a fluidez de todas as atividades envolvidas.

Isso é o planejamento logístico. Definir estratégias, traçar planos, desenvolver técnicas e utilizar ferramentas e tecnologias a favor do aumento da produtividade. Além de otimizar as operações, esse procedimento reduz custos e mantém a empresa competitiva no mercado.

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa, a partir de um planejamento logístico consistente para seu negócio. 

Percebe como é uma relação que vai muito além de fornecer serviços? 

Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

Alguns passos devem ser seguidos para que a implementação do planejamento logístico em uma empresa seja um sucesso. Conheça-os a seguir.

Otimização do estoque

Acompanhar as entradas e saídas de mercadorias em um estoque é fundamental para manter o controle desse processo logístico. Além disso, prever a demanda e utilizar metodologias de balanceamento de produtos, de reposição de mercadorias e softwares para otimizar o controle são ações importantes no trabalho cotidiano em armazéns.

Fornecedores de confiança

É inevitável que uma empresa dependa de fornecedores para manter o ciclo produtivo funcionando. Sejam eles de matéria-prima, de insumos ou de manutenção, é impreterível a sua necessidade. Por isso, manter nomes confiáveis entre os seus contatos é muito importante.

Fazer a escolha certa requer alguns cuidados, como observar a distância do fornecedor em relação ao seu endereço (principalmente em casos de urgência), o custo-benefício entre qualidade e preço cobrado pelo produto, o compromisso da empresa em honrar com os pedidos no prazo acordado, entre outros aspectos.

Monitoramento do transporte

Não basta que a sua empresa faça todos os esforços para manter a integridade de seus produtos sem que o transporte também garanta essa especificidade. Por isso, é fundamental monitorar o envio de mercadorias.

Certifique-se de que está usando o meio de transporte ideal para seus produtos. Avalie se é um item especial que demanda meios adequados para manter a qualidade. Se for contratar terceirizados, não hesite em encontrar meios de monitorar todo o processo de entrega.

Uso de tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada para o planejamento logístico. Com ela é possível integrar setores, automatizar operações e garantir a eficiência na comunicação, além de aumentar a segurança e a confiabilidade das informações. Isso significa aumento da produtividade e minimização de custos em toda a cadeia logística.

Acompanhamento de indicadores

Os indicadores são essenciais para acompanhar se o que foi implementado pelo planejamento logístico está dando certo. Eles garantem que a performance para alcançar os objetivos traçados estão de acordo com o estabelecido.

Por isso, definir KPI’s possíveis de serem medidos é essencial. Eles podem ser acompanhados diariamente (indicadores operacionais) ou mensalmente (indicadores estratégicos). O importante é não deixar de medir a eficiência dos processos.

Para que o planejamento logístico seja eficaz todas essas medidas devem ser cumpridas à risca. Além disso, não considerar aspectos financeiros da empresa, não determinar metas de médio e longo prazo e não ficar de olho em falhas são erros a evitar na implementação da metodologia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre planejamento logístico? Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou opinião, não deixe de compartilhá-la conosco! A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas! Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 

5 vantagens do planejamento logístico para seu negócio

A logística terceirizada para fins de planejamento estratégico também se coloca como gestão de risco. Pensando na situação atual, a pandemia fez com que diversos setores ficassem descentralizados. 

Terceirizar a logística resulta no acompanhamento dos resultados de serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho. Num contexto de desafios no Transporte brasileiro, a logística terceirizada traz muitos benefícios! Confira: 

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, é possível focar na sua atividade final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio! 

Entre em contato conosco através do formulário , estamos ansiosos por sua parceria! 



Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tag
logística

Aprenda a montar planejamento logístico inteligente para seu negócio

Um dos maiores objetivos de gestores logísticos é tornar a operação mais eficiente por meio da redução de custos, principalmente em momentos de crise. 

Conseguir realizar mais atividades com menos custo é essencial para equilibrar as contas, ou mantê-las em ordem. No entanto, fato sabido é que não vale a pena cortar custos sem critério, pois isso pode resultar em perda na qualidade e na eficiência do produto ou serviço. Logo, o quesito experiência do consumidor vai ficando cada vez mais para trás… 

Montar um planejamento logístico é fundamental para o sucesso de um negócio e tem feito muitos empreendedores driblar situações desagradáveis. Afinal, o processo de compra não termina quando a mercadoria sai da empresa, e sim quando chega até o cliente. Sem falar que hoje até o pós compra é importante. 

Entre os desafios da logística, manusear produtos e garantir que a entrega seja rápida é um dos mais destacados por profissionais. Na prática, para alcançar tais objetivos, é essencial contar com o auxílio de ferramentas de gestão, como o planejamento logístico.

Essa metodologia é um segredo chave do controle de todas as operações envolvidas no processo logístico. Sem ela, de nada adiantaria ter preços competitivos ou boas campanhas de marketing, pois a entrega do produto ao cliente seria falha.

Como montar um planejamento logístico a partir da terceirização

Para elucidar o assunto, planejar é prever determinados aspectos e se antecipar sobre qualquer intempérie que possa aparecer no meio do processo — nesse caso, da logística. Um bom gestor deve preparar o ambiente de trabalho de modo a melhorar a fluidez de todas as atividades envolvidas.

Isso é o planejamento logístico. Definir estratégias, traçar planos, desenvolver técnicas e utilizar ferramentas e tecnologias a favor do aumento da produtividade. Além de otimizar as operações, esse procedimento reduz custos e mantém a empresa competitiva no mercado.

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa, a partir de um planejamento logístico consistente para seu negócio. 

Percebe como é uma relação que vai muito além de fornecer serviços? 

Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

Alguns passos devem ser seguidos para que a implementação do planejamento logístico em uma empresa seja um sucesso. Conheça-os a seguir.

Otimização do estoque

Acompanhar as entradas e saídas de mercadorias em um estoque é fundamental para manter o controle desse processo logístico. Além disso, prever a demanda e utilizar metodologias de balanceamento de produtos, de reposição de mercadorias e softwares para otimizar o controle são ações importantes no trabalho cotidiano em armazéns.

Fornecedores de confiança

É inevitável que uma empresa dependa de fornecedores para manter o ciclo produtivo funcionando. Sejam eles de matéria-prima, de insumos ou de manutenção, é impreterível a sua necessidade. Por isso, manter nomes confiáveis entre os seus contatos é muito importante.

Fazer a escolha certa requer alguns cuidados, como observar a distância do fornecedor em relação ao seu endereço (principalmente em casos de urgência), o custo-benefício entre qualidade e preço cobrado pelo produto, o compromisso da empresa em honrar com os pedidos no prazo acordado, entre outros aspectos.

Monitoramento do transporte

Não basta que a sua empresa faça todos os esforços para manter a integridade de seus produtos sem que o transporte também garanta essa especificidade. Por isso, é fundamental monitorar o envio de mercadorias.

Certifique-se de que está usando o meio de transporte ideal para seus produtos. Avalie se é um item especial que demanda meios adequados para manter a qualidade. Se for contratar terceirizados, não hesite em encontrar meios de monitorar todo o processo de entrega.

Uso de tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada para o planejamento logístico. Com ela é possível integrar setores, automatizar operações e garantir a eficiência na comunicação, além de aumentar a segurança e a confiabilidade das informações. Isso significa aumento da produtividade e minimização de custos em toda a cadeia logística.

Acompanhamento de indicadores

Os indicadores são essenciais para acompanhar se o que foi implementado pelo planejamento logístico está dando certo. Eles garantem que a performance para alcançar os objetivos traçados estão de acordo com o estabelecido.

Por isso, definir KPI’s possíveis de serem medidos é essencial. Eles podem ser acompanhados diariamente (indicadores operacionais) ou mensalmente (indicadores estratégicos). O importante é não deixar de medir a eficiência dos processos.

Para que o planejamento logístico seja eficaz todas essas medidas devem ser cumpridas à risca. Além disso, não considerar aspectos financeiros da empresa, não determinar metas de médio e longo prazo e não ficar de olho em falhas são erros a evitar na implementação da metodologia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre planejamento logístico? Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou opinião, não deixe de compartilhá-la conosco! A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas! Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 

5 vantagens do planejamento logístico para seu negócio

A logística terceirizada para fins de planejamento estratégico também se coloca como gestão de risco. Pensando na situação atual, a pandemia fez com que diversos setores ficassem descentralizados. 

Terceirizar a logística resulta no acompanhamento dos resultados de serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho. Num contexto de desafios no Transporte brasileiro, a logística terceirizada traz muitos benefícios! Confira: 

Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, é possível focar na sua atividade final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio! 

Entre em contato conosco através do formulário , estamos ansiosos por sua parceria! 



Preencha seus dados e acesse o e-book.

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?