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07
11
2020

A importância de contar com profissionais de logística qualificados

Tag
logística
produtividade
gestão

Profissionais de logística são responsáveis por manter a estrutura de produção adequada para que o produto chegue ao consumidor da melhor forma. Entretanto, é de competência desse profissional:

Além disso, a preocupação de um bom profissional de logística deve abordar a qualidade do produto e a satisfação do cliente. São as duas bases da cadeia de suprimentos.

Isso porque não faz sentido criar estratégias de parcerias com fornecedores e deixar a qualidade do produto de lado. Da mesma forma que é ineficiente comprar ótimos produtos, mas atrasar a entrega para o consumidor final.

Qual a importância em fechar parceria com profissionais de logística? 

A gestão da cadeia de suprimentos possui hoje um papel estratégico gigante nas companhias. O seu uso com qualidade tem um potencial gigante para reduzir custos e aprimorar a experiência do consumidor, ou seja, entrega maior valor com menor gasto de recursos.

Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.

Entre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação de uma logística qualificada, destacamos os principais. Veja:

  1. Desenvolver equipes que têm foco em clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, com a finalidade de torná-los atrativos para aquela classe de clientes.
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, de modo que atenda de forma eficiente a suas consultas e requisições;
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado anteriormente;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder de forma rápida às mudanças nas condições do mercado;
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores com o objetivo de garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais rápido possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.

Fulfillment: profissionais de logística qualificados 

Uma das maiores tendências na logística é a solução tecnológica. Logística 4.0 é uma tendência cujo foco está em construir processos mais eficientes para a área de logística e, simultaneamente, desenvolve a empresa como um todo. Os meios de produção e consumo podem ser transformados e resultar em maior acessibilidade e disseminação de informação.

A tecnologia já tem aplicação real, como é o caso das empilhadeiras que são automaticamente guiadas. Por meio de sistemas de computadores é possível programar os movimentos do veículo de acordo com o layout do armazém que foi mapeado de forma prévia.

Um software indica a ordem de tarefas a serem realizadas, como a descarga de caminhões em horários específicos, orientando a carga até a prateleira adequada e se deslocando entre os corredores de modo preciso.

Trata-se de uma tecnologia que tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Contar com parceiros logísticos irá maximizar os resultados de seu negócio. Entenda as soluções em torno do fulfillment

Segmentação dos SKU's

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Definição dos KPI's

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Uso de tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos. Ao contar com profissionais de logística, esses estarão mais envolvidos sobre as soluções mais atuais do mercado. Isso irá fazer toda a diferença para sua empresa. 

Terceirização de mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu negócio pode entrar como uma ótima opção. Profissionais de logística qualificados fazem toda a diferença. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Ofereça uma experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce Fulfillment. Entre em contato conosco através do formulário , estamos ansiosos por sua parceria logística! 


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A importância de contar com profissionais de logística qualificados

Profissionais de logística são responsáveis por manter a estrutura de produção adequada para que o produto chegue ao consumidor da melhor forma. Entretanto, é de competência desse profissional:

Além disso, a preocupação de um bom profissional de logística deve abordar a qualidade do produto e a satisfação do cliente. São as duas bases da cadeia de suprimentos.

Isso porque não faz sentido criar estratégias de parcerias com fornecedores e deixar a qualidade do produto de lado. Da mesma forma que é ineficiente comprar ótimos produtos, mas atrasar a entrega para o consumidor final.

Qual a importância em fechar parceria com profissionais de logística? 

A gestão da cadeia de suprimentos possui hoje um papel estratégico gigante nas companhias. O seu uso com qualidade tem um potencial gigante para reduzir custos e aprimorar a experiência do consumidor, ou seja, entrega maior valor com menor gasto de recursos.

Alcançá-la envolve abandonar o gerenciamento de funções individuais e buscar a integração das atividades a partir da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos.

Entre os processos de negócios considerados chave para o sucesso de implementação de uma logística qualificada, destacamos os principais. Veja:

  1. Desenvolver equipes que têm foco em clientes estratégicos, que busquem um entendimento comum sobre características de produtos e serviços, com a finalidade de torná-los atrativos para aquela classe de clientes.
  2. Fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, de modo que atenda de forma eficiente a suas consultas e requisições;
  3. Captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda;
  4. Atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado anteriormente;
  5. Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder de forma rápida às mudanças nas condições do mercado;
  6. Gerenciar relações de parceria com fornecedores com o objetivo de garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;
  7. Buscar o mais rápido possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.

Fulfillment: profissionais de logística qualificados 

Uma das maiores tendências na logística é a solução tecnológica. Logística 4.0 é uma tendência cujo foco está em construir processos mais eficientes para a área de logística e, simultaneamente, desenvolve a empresa como um todo. Os meios de produção e consumo podem ser transformados e resultar em maior acessibilidade e disseminação de informação.

A tecnologia já tem aplicação real, como é o caso das empilhadeiras que são automaticamente guiadas. Por meio de sistemas de computadores é possível programar os movimentos do veículo de acordo com o layout do armazém que foi mapeado de forma prévia.

Um software indica a ordem de tarefas a serem realizadas, como a descarga de caminhões em horários específicos, orientando a carga até a prateleira adequada e se deslocando entre os corredores de modo preciso.

Trata-se de uma tecnologia que tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de forma considerável. Além de tornar a atividade mais exata, evitando erros, por funcionar de maneira automática.

Contar com parceiros logísticos irá maximizar os resultados de seu negócio. Entenda as soluções em torno do fulfillment

Segmentação dos SKU's

Os SKU’s (referências/código dos produtos), geralmente podem causar uma grande confusão no e-commerce. Um dos modos de reduzir os custos com seu fulfillment é segmentar os SKU’s por marca durante a armazenagem. Dessa forma, além de facilitar a procura do produto durante a montagem do pedido, você também terá um controle maior do seu estoque e diminuirá a probabilidade de ter falta de estoque.

Definição dos KPI's

A definição dos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para uma boa gestão. Nesse sentido, estabeleça métricas para mensurar a performance diária, como por exemplo o número de pedidos e a quantidade enviada. Este feito irá permitir o controle integral da produção geral e individual.

Sabe-se que existem também outros tipos de KPI´s que não estão necessariamente relacionados à performance dos profissionais. Exemplos podem ser: quantidade de insucessos (ou seja, retorno de pedidos enviados após esgotamento das tentativas de entrega) e métricas de logística reversa.

Uso de tecnologia 

Outro ponto bastante conhecido é que a tecnologia é importante em um e-commerce, porém nem sempre ela é usada de uma forma que gere potencialidades. Utilizar ferramentas de apoio à gestão, pode ser essencial para garantir uma operação de fulfillment otimizada. Saiba que softwares como ERPs, WMS, TMS, entre outros, são essenciais para organização da operação quando existe uma quantidade considerável de pedidos. Ao contar com profissionais de logística, esses estarão mais envolvidos sobre as soluções mais atuais do mercado. Isso irá fazer toda a diferença para sua empresa. 

Terceirização de mão de obra

Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu negócio pode entrar como uma ótima opção. Profissionais de logística qualificados fazem toda a diferença. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. A terceirização de mão de obra é uma realidade. Essa alternativa tem diminuído os custos internos de muitas empresas e pode te ajudar também.

Ofereça uma experiência única

Os novos consumidores prezam por exclusividade. Para finalizar seu processo de fulfillment, não podemos esquecer da entrega do produto ao cliente. A experiência de compra precisa ser impecável em todas as etapas, desde a escolha do produto, checkout e recebimento do produto. Desse modo, você garante a fidelização dos clientes.

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

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