Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

A importância da logística para e-commerce

22.7.2019 12:46

O segredo para qualquer negócio de sucesso está no planejamento de suas atividades, de forma a tornar as operações sustentáveis.

No e-commerce não é diferente: é preciso planejar para obter destaque no concorrido mercado das vendas online.

É imensa e crescente a quantidade de pessoas que optam pela comodidade de comprar online e com segurança no e-commerce, assim como a quantidade de lojas oferecendo seus produtos na internet.

importancia da logistica, logistica para e-commerce

Mas como conseguir fazer com que sua loja virtual seja a escolhida dentre tantas opções? A resposta pode estar na logística!

Neste conteúdo vou te mostrar a importância da logística para e-commerce para que você repense de uma vez por todas sua estratégia e acerte na escolha na hora de fazer gestão logística.

Vamos lá!

Importância da Logística para E-Commerce

  1. Armazenagem de Estoque

Para começar, é importante destacarmos que o processo logístico em e-commerce começa antes mesmo da publicação do produto online.

O que isso quer dizer? Bem, dentro de sua estratégia logística, é importante considerar os seus pedidos para constituição do estoque.

Qual a quantidade de produtos que irão configurar lotes econômicos? É importante conversar com fornecedores sobre condições especiais de pagamento e reduções no valor do pedido para determinadas quantidades de itens por pedido.

Para tal é preciso considerar o seguinte ponto: Eu tenho onde armazenar produtos e constituir um estoque?

Nesse caso, é fundamental que você pense fora da caixa: muitos lojista de e-commerce armazenam seus produtos em seus escritórios ou até mesmos em suas casas.

Aqui temos dois problemas: manter seus produtos dentro de um escritório pode gerar desconforto e está longe da situação ideal para fazer seus negócios crescerem, não é?

Além disso, os custos para pagar por um espaço maior podem não valer a pena.

Por isso, o ideal é terceirizar o armazenamento de seus produtos em galpões especializados e seguros, como o do Pier8!

Assim, você deixa a responsabilidade de armazenar produtos com quem mais entende do assunto e garante que produtos com especificidades da Anvisa e outros tenham a qualidade garantida na armazenagem.

Bem, tendo onde armazenar seus produtos com segurança, você já pode pensar em estratégias para reduzir os custos com pedidos, especialmente daqueles que você mais vende.

2) Reduzir Preços dos Produtos

Quem compra online não é bobo!

Segundo a Revista Exame, 75,7% dos brasileiros pesquisa online antes de comprar! O que isso significa? Que provavelmente o usuário que chegou à sua loja usou um comparador de preços e é possível que siga pesquisando até achar o preço mais baixo online.

Como oferecer um diferencial nesse sentido? Agora que você já sabe que pode aumentar os estoques e fazer pedidos pagando menos a fornecedores, é possível abaixar o preço de produtos pelos quais pagou menos, aumentando assim sua competitividade.

É claro que essa é uma alternativa mais imediata, mas é fundamental oferecer preços competitivos para obter mais conversões em seu e-commerce. Daí a importância da logística para e-commerce, uma ação logística tem consequências muito interessantes para o processo de vendas.

3) Gestão de Fretes

Abaixar os preços dos produtos pode não ser a opção em muitos casos, por isso é preciso pensar em outros diferenciais para aumentar a quantidade de vendas a partir de ações logísticas.

Os mesmos usuários que estão buscando por preços baixos na internet adorariam comparar em quanto tempo receberão seus produtos, não acha?

Você pagaria para receber um produto mais rapidamente se o valor do mesmo mais os custos com frete continuasse batendo o preço das lojas físicas? Pois é, nós também!

Quando você terceiriza seus processos de logística, a partir do fullfilment, por exemplo, como oferecido pelo Pier8, os custos com frete caem drasticamente!

4) Estrutura logística

importancia da logistica, logistica para e-commerce

Além de mais prático e econômico, alocar seus produtos em galpões de armazanagem reduzem muito o tempo de entrega!

Isso acontece porque seus produtos estão estrategicamente posicionados em pontos mais centrais da cidade, com acesso às principais vias, o que, além de fazer com que os custos com frete oferecidos a clientes caiam, agiliza a expedição.

A separação e embalagem dos produtos também é realizada pela empresa terceira, ou seja, adeus dor de cabeça e mais agilidade para tornar a experiência de compra incrível!

Conheça as soluções de Picking and Packing do Pier8  

5) A temida logística reversa

Agora é regra: qualquer consumidor insatisfeito com os produtos comprados na internet pode realizar a devolução caso tenha recebido o produto há até no máximo 7 dias.

O processo de logística reversa pode ser a maior dor de cabeça do lojista de e-commerce.

Isso porque o processo envolve diversas partes além do lojista e o comprador, como o operador logístico.

Nesse caso, é fundamental traçar uma estratégia para agilizar esse processo importante da logística para e-commerce e não sofrer com altos custos de repostagem.

Para tal, também é fundamental deixar o assunto para quem atende: especialista em logística.

Resolver os casos de devolução e trocas de produtos online é um desafio, porém, a agilidade e a qualidade dos problemas resolvidos podem aumentar a boa reputação de sua loja e fidelizar clientes!

Ter uma agência o intermédio do processo te garante muito mais que o atendimento de um ticket ou de um chamado!

É claro que o Pier8 também tem a solução perfeita para lidar com logística reversa no e-commerce! Fale com a gente!

6) Evitar desperdícios

Mencionamos aqui a importância de ter capacidade de armazenagem suficiente para compra de lotes econômicos, porém, é importante sempre considerar a demanda para que os produtos não fiquem parados no estoque.

Entregas agendadas, por exemplo, são uma excelente maneira de baratear a entrega de produtos para os clientes, visto que é possível negociar com a transportadora as melhores rotas para atendimento execução das entregas.

Oferecendo frete baixo e entrega rápido, adivinha?

SUCESSO DE VENDAS! Pode apostar!

Além disso, o que fazer com os produtos que foram devolvidos ou trocados? Introduzi-los de volta ao ciclo de vendas!

Uma gestão logística eficiente no e-commerce é fundamental, pois repercute no sucesso do negócio como um todo!

Esses são alguns pontos que permeiam a importância da logística para e-commerce.

Temos certeza de que uma conversa com um especialista do Pier8 pode te mostrar muito mais vantagens sobre a escolha da estratégia certa para gestão logística de sua loja virtual.

Acompanhe nossas postagens do blog e até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert