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A experiência do usuário (UX) tem tudo a ver com o sucesso do seu e-commerce!

22.7.2019 11:56
experiência do usuário, e-commerce

Experiência do usuário é um termo que ganhou bastante popularidade recentemente. O motivo? Porque isso afeta diretamente o volume de vendas do seu e-commerce e como o Google direciona mais tráfego orgânico para o seu website.

Se você não sabe o que é isso ou como usá-lo a favor do sucesso do seu comércio eletrônico, não se preocupe. Nós vamos ajudá-lo a entender tudo isso neste artigo!

O que é experiência do usuário e por que ela é importante?

A experiência do usuário é um conceito relacionado à percepção (positiva ou negativa) que um usuário tem depois de ter interagido com um site. Basicamente, o que se está medindo é a satisfação dos clientes quando visitam seu website.

Por que isso é tão importante? Basicamente, por 2 motivos:

  • Vender mais: um usuário feliz é um cliente feliz e isso significa mais vendas.
  • Obter mais tráfego: quanto mais tempo os usuários ficam e interagem no seu site, melhor a posição em que o Google o classifica.

O objetivo principal é melhorar a experiência do usuário com o site de acordo com suas metas de negócio. No caso de uma loja online, o objetivo é óbvio: precisamos otimizar a experiência para aumentar as vendas.

6 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce

A melhor maneira de chamar a atenção dos consumidores é garantir que eles tenham a melhor experiência de compra no seu e-commerce. Caso contrário, eles não irão visitar o seu site novamente.

Pensando nisso, reunimos seis dicas que podem ajudar a garantir que o seu a experiência do usuário no seu comércio eletrônico seja um sucesso.

  • Boa velocidade de carregamento das páginas

No mundo hiperconectado, as pessoas têm dificuldade de prestar atenção em algo por um longo período de tempo. Por isso, é importante certificar-se de que você pode capturar a atenção delas em pouco tempo.

Se o site estiver demorando muito para carregar, a maioria dos visitantes sairá sem fazer nenhuma compra. Eles preferirão ir ao site que oferece uma experiência de compra rápida e sem atrito.

  • Navegação simplificada

Ao projetar o layout do seu e-commerce, você precisa garantir que não há cliques desnecessários ou elementos que distraiam o cliente. Você pode incorporar recursos como rolagem automática para que os usuários não percam o interesse; ou, melhorar a ferramenta de busca interna, para ajudar os clientes a encontrar o conteúdo relevante.

Para que a experiência do usuário seja um sucesso, é importante que o design do site seja capaz de orientar os clientes. Por exemplo, é possível que os clientes ainda não tenham certeza sobre os itens que desejam comprar. Seu trabalho é fornecer todas as opções possíveis e facilitar que eles as explorarem, deixando-os um passo mais perto de fechar a venda.

  • Design responsivo

As pessoas não usam o mesmo dispositivo enquanto fazem compras on-line. Ao navegar no seu e-commerce, é possível que elas mudem do notebook para o celular, ou vice-versa. Certifique-se de que o design do site seja responsivo e que ele funcione perfeitamente, mesmo quando os usuários estiverem usando telas de tamanhos diferentes.

  • Facilidade no check-out

O check-out é, talvez, o ponto mais importante da experiência do usuário. Se o processo de pagamento ou alteração de items no carrinho for difícil, é improvável que os clientes retornem.

Para melhorar a experiência no seu e-commerce, torne check-out simples e fácil. Certifique-se de que, após os clientes terem escolhido os produtos, seu site aponte um caminho claro para concluir a compra.

  • Conveniência e entrega rápida

À medida que os varejistas de e-commerce começam a oferecer experiências de compra flexíveis em vários canais, as expectativas dos usuários por conveniência nas compras on-line estão aumentando.

Os consumidores querem comprar como quiserem, quando e onde estiverem, independentemente do dispositivo ou canal. Eles querem ir a uma loja física para visualizar, retirar ou devolver produtos comprados on-line.

A retirada na loja é especialmente conveniente para usuários que precisam de um item rapidamente ou desejam evitar as despesas de envio. Para entregar seus produtos com rapidez, segurança e por um preço justo, você precisa adotar uma estratégia de gestão de logística.

| Leia também - Como uma gestão logística impecável vai ajudar e muito seu e-commerce |

  • Atendimento ao cliente eficiente
experiência do usuário, e-commerce

Oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente é essencial para a experiência do usuário. Você deve ser capaz de responder (satisfatoriamente) às perguntas deles o mais rápido possível. Ao ajudá-los rapidamente, eles ficarão impressionados com seus serviços e provavelmente visitarão o site novamente.

Em se tratando de e-commerce, a melhor alternativa para facilitar essa comunicação é o chat - seja 24 horas ou em horário comercial. O e-mail também é uma alternativa, mas pode ser um processo lento e há muitos usuários que preferem comprar em outros sites em vez de esperar pela resposta.

Conclusão

Compreender e atender às expectativas do cliente é importante. Afinal, a experiência do usuário no seu e-commerce depende diretamente das expectativas do consumidor e como elas são atendidas.

Pense como o cenário do comércio eletrônico está mudando e como essas mudanças afetam a maneira como os clientes esperam interagir com seu website e seus produtos. Pense se você está alcançando as expectativas ou se está no caminho para evoluir suas ofertas e acompanhar as necessidades dos usuários de hoje.

Até a próxima!

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