Entre todos os aspectos relacionados à venda on-line, há um que geralmente não recebe a devida atenção: a embalagem do produto. Leia o artigo para entender como ela afeta sua estratégia de logística e como melhorar a sua apresentação.
A embalagem do produto é o ponto central na construção de um relacionamento entre uma marca e o consumidor final. Além de garantir sua integridade durante o manuseio e o transporte, a embalagem certa pode diminuir seus gastos e fortalecer seu vínculo com os clientes.
Entenda a importância da embalagem do produto para o seu e-commerce:
Uma embalagem adequada ajuda a reduzir significativamente os custos da empresa. Uma boa embalagem garante que o produto não seja danificado durante o envio, minimizando as chances de devoluções.
Afinal, quando o produto é devolvido, você precisa incorrer em custos adicionais para reenviá-lo. No caso de um reembolso, você devolve o custo do produto, o que novamente reduziria os lucros da empresa.
Ao garantir que a embalagem do produto seja boa, você pode evitar esses custos extras. Entre em contato com um bom fornecedor de material de embalagem para determinar qual material usar para obter excelentes resultados.
A opinião ou impressão de um cliente sobre sua empresa será boa se ele receber um produto bem embalado. A embalagem adequada também ajuda a criar uma identidade de marca forte, por isso lembre-se de incluir o logotipo para se destacar de seus concorrentes e criar um valor de marca distinto.
Além do apelo estético, a embalagem do produto também serve para fornecer informações essenciais para os clientes. Se o seu produto for um alimento ou cosmético, é importante conter a data de fabricação e validade na embalagem.
Agora que você já entendeu porque a embalagem do produto é importante para o sucesso do seu e-commerce, está na hora de conhecer os seus desafios.
A primeira questão relevante é o preço. Na gestão de logística, os metros cúbicos representam dinheiro gasto em armazenamento e um maior custo por remessa, o que é conhecido como peso volumétrico. Definir uma política nesse sentido pode ajudá-lo a ser mais eficiente no uso do espaço.
Além do volume de pacotes, a embalagem do produto tem que garantir sua integridade durante o transporte. Diferente de uma loja física, em que quase toda a responsabilidade pela integridade do pacote termina quando ele passa pela porta, você também tem que se preocupar com o manuseio do produto.
Empresas de transporte estabelecem esse último elo entre a loja e o cliente. Isso tem consequências, como o fato de que muitas falhas relacionadas ao carregamento ou manuseio inadequado podem ocorrer. Por conta disso, você pode trabalhar com reempacotamento que, como o próprio nome sugere, é uma camada adicional à embalagem do produto para garantir a integridade da remessa.
Os consumidores estão mais orientados para a sustentabilidade do que nunca. Eles percebem quando as marcas tomam melhores decisões pensando no meio ambiente e costumam demonstrar seu apreço comprando mais vezes ou recomendando para outras pessoas.
Ao pensar na embalagem do produto, considere as novas tecnologias que permitem empacotar seus produtos de forma segura e bonita, sem deixar de lado os valores da marca e a sustentabilidade.
Mesmo que você saiba exatamente o que comprou, receber uma encomenda sempre gera expectativas. Há uma espécie de mistério no ar, principalmente no e-commerce, já que ainda não tivemos a oportunidade de tocar o produto com as mãos.
A embalagem do produto deve ser:
Se o produto for enviado através de um grande marketplace, talvez você não tenha controle sobre a embalagem final. Mas a embalagem sobre a qual você tem controle deve ser apropriada ao produto - nem muito pequena nem muito grande.
Uma embalagem do produto muito pequena pode causar danos ao produto, enquanto embalagens excessivas podem pegar mal com clientes que estão preocupados com a sustentabilidade.
As pessoas querem chegar ao seu produto rapidamente, mas também desejam saber que ele estava devidamente protegido. A embalagem do produto pode ser linda, mas não adianta muito se ela não proteger o produto. Por outro lado, se o processo de desembalagem for complicado, o cliente pode ficar insatisfeito.
Uma linha bem tênue, não é mesmo?
Escolha os materiais apropriados para conduzir sua mercadoria do armazém até o seu destino final. Evite embalagens que exijam qualquer tipo de ferramenta para serem abertas, exceto nos casos em que isso se faz necessário.
Embora a simplicidade no design de embalagens esteja em alta, é importante não ignorar completamente a oportunidade de branding que a embalagem do produto oferece. Quando sua embalagem e sua marca apresentam são consistentes, você solidifica ainda mais a imagem da sua loja virtual.
Nós estamos acostumados a comprar on-line e queremos ter experiências positivas aliadas à conveniência. Uma embalagem descuidada pode ser interpretada como falta de interesse pelo produto final, mas uma embalagem do produto criativa pode ajudá-lo a se destacar entre os consumidores e causar uma boa primeira impressão.
Ao alinhar estes elementos com as características do seu produto, você tem tudo para transmitir os valores da marca e melhorar a experiência do cliente final.
Até mais!