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01
07
2020

7 Ideias para gerar valor na sua empresa

Tag
logística
logística para e-commerce

Não tenha dúvidas, as empresas são movidas por inovação. Isso traz uma consequência, quem não está disposto a inovar está fadado ao fracasso, afinal, os consumidores não querem sempre o mesmo produto, no mesmo prazo, com o mesmo serviço. Os clientes estão a toda momento em busca de algo a mais e melhor. Expandindo a ideia para cadeias de suprimentos, são muito raras aquelas que pesquisam e investem em inovação, entretanto, há sim muitas empresas que investem milhões em produtos inovadores, e algumas inclusive vivem disso.


Dessa forma, as empresas que não dão atenção a esse ponto perdem uma ótima oportunidade de agregar mais valor aos negócios. Acompanhe neste artigo 7 ideias para gerar valor na sua empresa

7 ideias inovadoras para gerar valor na sua empresa

7 Ideias para gerar valor na sua empresa

Todas as ideias apresentadas neste artigo para gerar valor na sua empresa, irão se refletir em partes diferentes das planilhas de perdas e lucros e no balanço. Têm aquelas que se sobrepõem e focam em três áreas diferentes: aumento de receitas, gerenciamento de custos e sustentabilidade.

Mudança de foco – do tempo do processo para o design do produto

Diversas cadeias de suprimentos ainda são gerenciadas com base no tempo de order-to-delivery, ou seja, tempo decorrido entre a colocação do pedido e a entrega. Uma das grandes vantagens em dedicar o trabalho a cadeia de suprimentos integrada é que a mesma permite a diminuição deste tempo. Os processos que envolvem Planejar, Comprar, Fazer e Movimentar continuam essenciais, entretanto, não são mais considerados os mais eficientes. Afinal, não só o tempo é essencial, mas os custos têm de ser levados em consideração.


A partir de design fixo, imutável, as empresas tornam-se reféns de alguns fornecedores, de algumas regiões ou de algumas tecnologias. Se ao invés de estar em busca de novos fornecedores ou vias de suprimentos, dedicarmos o foco no desenvolvimento de produtos flexíveis com partes intercambiáveis teremos um processo diferente, inovador, mais flexível e bem provável que mais barato.


Compreenda como a nova orientação não irá invalidar a procura por diminuição de tempos e custos, porém dá mais uma alternativa e aumenta a flexibilidade do sistema. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário fazer uso dos princípios de manufatura ágil e enxuta, com ênfase no produto final.

Logística reversa pode (e vai) agregar valor

A logística reversa, que também é amplamente conhecida como logística inversa ou logística pós-venda, trata-se de uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce, que normalmente ocorre quando a troca ou a devolução de um produto é solicitada.


Algo muito comum é que os clientes desistam de uma compra, seja devido ao mau funcionamento de um produto ou pelo envio errado de uma mercadoria. Com seus direitos assegurados por lei, caso a sua empresa não esteja preparada para atendê-los, é provável que a imagem de seu negócio seja afetada.


Segundo pesquisa desenvolvida pela Invest, 30% dos produtos comercializados são devolvidos, e o custo desse processo representa aproximadamente  5% do faturamento das lojas virtuais. Devido a isso, é fundamental que todo empreendedor desenvolva um plano de ação para realizar as devoluções e, nesse momento, a logística reversa no e-commerce exerce um papel essencial.

Gerenciamento diferente para produtos diferentes

7 Ideias para gerar valor na sua empresa

Uma empresa faz parte de diversas cadeias de suprimento, a ideia que surge disso é que há várias empresas dentro de cada empresa.


Porém, nem todas estas “mini-empresas” precisam ter o mesmo rigor ao tratar suas especificidades de diferentes cadeias de suprimentos. Algumas são mais críticas que outras, e justamente por isso nem todas devem ser tratadas com a mesma atenção.


Decisões que eram realizadas com base no custo como um trade-off entre transportes/tempo e estoques/custo não são mais as ideais. Com os mercados cada vez mais dinâmicos, em um movimento recorrente voltados para o cliente, onde os lead times variam de maneira significativa, um novo modelo surge como opção.


A fim de diminuir desperdícios e aumentar a agilidade, duas estratégias se destacam e devem ser utilizadas simultaneamente: uma para os produtos com alto giro, aqueles cuja demanda é estável e outra para os produtos com demanda bastante variável.


No primeiro caso, a empresa deve ter uma capacidade suficiente para cobrir todo o giro, afinal, o seu giro rápido e repetitivo irá trazer como consequência lucros constantes a longo prazo. Os lead times devem ser amortecidos com estoques de segurança posicionados de maneira estratégica. Por outro lado, o segundo grupo deve ser alvo de técnicas de adiamento, ou seja, não decidir até o último momento possível sobre o tamanho da embalagem, as cores e outras variações que não influenciam o “produto base”. É importante que este grupo seja planejado separadamente do grupo dos produtos “estáveis” e deve ter uma gestão mais enxuta e ágil.

Foque em atualizações em tempo real

Algumas pessoas podem até se perguntar se a previsão de demanda ainda é importante em tempos em que o ciclo de vida dos produtos torna-se cada vez mais curto e as preferências dos consumidores são cada vez mais instáveis. A resposta é: com certeza, cada vez mais. Entretanto, a previsão que se faz atualmente é diferente daquela que se fazia há alguns anos atrás. É necessário que hoje tenha muita qualidade no curto prazo, realizado quase em tempo real.


O motivo do que dissemos acima está relacionado a necessidade em garantir que o restante da cadeia de suprimentos tenha tempo suficiente para produzir os produtos nos lead times existentes, sendo fabricação, compra, transportes. É importante que o plano de produção esteja ajustado dinamicamente, em tempo real com as mudanças e as informações vindas do mercado: seja dos pontos de venda, das informações do setor de vendas, além dos competidores do mercado. 


O estabelecimento de metas de planejamento precisam ser repensados para integrar estas informações e mudanças em tempo real; no entanto, esta não é uma tarefa fácil. Mas, justamente por isso que muitas empresas têm estoques acima do necessário e ainda oferecem os mesmos níveis de serviço de décadas atrás.

Redefinir a cadeia de suprimentos tradicional 

7 Ideias para gerar valor na sua empresa

Isso é importante para agregar valor na sua empresa e garantir o lançamento de novos produtos com mais sucesso. O uso do sistema de cadeias de suprimentos melhorou muito as relações empresariais nos últimos 10 anos. Antes os departamentos de manufatura, compras e distribuição ficavam isolados; atualmente, eles integram-se aos outros de diferentes empresas e passaram a se comunicar e a interagir, melhorando muito os lucros de diversas empresas ao mesmo tempo.


No entanto, ao menos uma atividade crítica ficou excluída desta integração: o desenvolvimento do produto. Nesse sentido, muitas têm sido as discussões sobre como a integração do design com o resto da cadeia de suprimentos poderia melhorar os custos, facilitar o transporte, além de outras melhorias. Essa conexão tende a possibilitar a avaliação mais eficiente de designs alternativos sob a ótica da disponibilidade e localização de fornecedores, além disso, propõe-se a possibilitar um desenho mais eficiente dos canais de distribuição e redes de parcerias. No final, este envolvimento resulta em melhores custos para os novos produtos.

Decida o nível adequado de responsividade da cadeia de valor

Responsividade trata-se da ideia em satisfazer aos anseios dos clientes de maneira rápida e sem alterações no nível de qualidade. Ela é crítica para o sucesso no mercado. Segundo pesquisa, foi identificado que uma das principais diferenças entre os líderes de mercado e aqueles que ficaram para trás é a habilidade de atender a incessantes mudanças nas condições do mercado. Este é um dos riscos em fazer uso às cegas de estratégias enxutas, a consequência é a perda de estoque, flexibilidade e por fim, perde-se a capacidade de responder às mudanças no mercado de forma rápida e satisfatória.

Logística terceirizada para gerar valor na sua empresa

Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.


Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8, unindo tecnologia e logística:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

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