7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias

29.7.2019 16:16

Trabalhar com logística não é assim tão simples, e infelizmente muitas empresas não dão a atenção devida ao setor que é praticamente a alma do negócio. Alguma vez já parou para pensar o terror que seria dentro de uma empresa se os produtos não fossem entregues para o cliente? Ou os fornecedores não conseguissem liberar uma mercadoria?

entrega de mercadorias

A verdade seja dita, dependemos completamente da logística para alcançar as nossas metas de negócio. Assim como qualquer outro setor a operação logística precisa de uma atenção qualificada, principalmente para evitar problemas na entrega de mercadorias

Quando alguma coisa dá errado neste departamento, as coisas ficam um pouco mais difíceis de lidar, afinal, ninguém quer ter que “contornar” situações que levaram a insatisfação de um cliente. 

Por outro lado, quando a entrega de mercadorias é realizada com sucesso, os consumidores tendem a favorecer a marca em suas avaliações, o que impacta significativamente em todos os processos. 

Pensando nisso, neste artigo iremos falar de 7 dicas básicas para evitar problemas com a entrega de mercadorias

1. Avalie bem seus consumidores

Acredite se quiser, mas todas as pessoas possuem um tempo limite de espera. Embora ninguém goste de esperar para receber mercadorias, é possível controlar a variação de tempo que cada consumidor um pode tolerar.

Quando for finalizar uma venda, seja na loja física como virtual, certifique-se de quanto tempo o seu cliente está disposto a esperar até a chegada do material e, caso for necessário, reajuste os cronogramas de entrega.

2. Opte por uma frota de entrega especializada

Cada tipo de mercadoria tem uma exigência, podemos levar em consideração peso, tamanho, fragilidade e afins, sendo necessário um nível de cuidado diferente na hora de ser transportado. 

Por esse motivo, busque analisar qual tipo de transporte é o melhor para o seu tipo de produto para que seja possível fazer entregas com itens diferentes se a sua operação logística estiver preparada, você vai economizar nas viagens com avarias. 

3. Organize bem o seu estoque

Sabemos que o processo para separar os produtos para entrega precisa ser detalhado, e muitas vezes leva um pouco mais de tempo. Entretanto, isso não deve ser um motivo para atrasar na entrega de mercadorias.

Sendo assim, o estoque precisa ser muito bem pensado, de um jeito que torne o processo de carregamento prático e eficaz. Toda mercadoria que têm um fluxo de saída maior precisa estar estocada de forma que a sua retirada não demore muito tempo a ser feita.

4. Fique atento para fazer uma boa reposição de mercadorias

A grande sacada das empresas que fazem revenda de produtos é ter uma reposição de produtos organizada. Neste caso, é válido ressaltar que o controle de estoque deve caminhar junto das requisições e a compra de novos itens.

Quando a empresa mantém o nível de abastecimento sob controle, não consegue apenas agilidade na finalização das vendas, mas também evita que os consumidores busquem pelo mesmo produto com seus concorrentes.

5. Defina uma boa estratégia de rotas de entregas

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Esse realmente é um processo que pode definir o sucesso de uma operação logística, afinal, não seria possível controlar a demanda sem ter uma boa rota de entregas.

Todos os trajetos precisam ser pensados para garantir a segurança do transporte, a integridade dos produtos e um tempo hábil para não ter dores de cabeça quanto aos contratos firmados.

Sendo assim, lembre-se de sempre analisar as suas opções e contar com um bom plano de rotas, buscando alternativas para driblar possíveis imprevistos.

6. Evite a rotatividade de pessoal

Trocar de equipe a todo momento pode influenciar no funcionamento das operações, isso porque essa rotatividade também gera custos e tempo perdido nesses processos, uma vez que é necessário fazer a adaptação dos novos funcionários.

O mais indicado é manter todos os colaboradores motivados e bem instruídos. Dessa forma, tanto eles quanto a própria empresa saem ganhando no final das contas.

7. Automatize os processos

Quanto mais você automatizar os processos, mais fácil será para lidar com as questões de rotina. Procure meios que favoreçam a operação logística e organize a demanda de forma eficiente.

Com essas dicas de sucesso você fará com que a sua empresa consiga ter mais chances de conquistar melhores resultados em entrega de mercadoria, assim como será possível garantir mais tranquilidade com a diminuição de possíveis reclamações de clientes.

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