A automação logística possui muitas vantagens, como o aumento da eficiência e velocidade do processamento dos pedidos, redução de custos e diminuição no número de erros humanos. Entretanto, ainda existem opiniões controvérsias em relação à necessidade de automatizar logística.
Compartilhamos neste conteúdo nossas opiniões sobre alguns conceitos populares equivocados sobre automação. Queremos te apresentar como este processo realmente funciona.
Vamos lá!
Leia também: 5 motivos que indicam que uma empresa logística pode te levar ao sucesso
Para empresas que almejam seguir as mais novas tendências, pelo que parece a implementação da automação logística é necessária para todos os armazéns sem exceção. Isso não é verdade. Não é necessário automatizar logística com poucos SKUs, número de bens ou capacidade baixa de armazenamento; o efeito disso seria insignificante. Se não há planos de expansão futura, fica muito mais fácil para as empresas processarem e completarem pequenas quantidades de pedidos de modo manual.
A automação total da logística parece consumir muito tempo devido a inúmeras razões. A começar pelo ponto de que você deve definir o equipamento necessário, após isso, desenvolver o primeiro conceito de design, selecionar a solução que mais se adequa às suas expectativas e orçamento, assinar todos os contratos demandados e aí então começar o processo de instalação e entrada do seu projeto.
Não estamos discordando, o estágio de trabalho pode causar perdas se o fluxo de trabalho do armazém que já existe estagnar, nem que seja por períodos curtos de tempo. Entretanto, a automação logística pode ser planejada para que não afete operações em funcionamento. Isso pode ser alcançado graças às vantagens dos sistemas automatizados: espaço de armazenagem otimizado, escalabilidade das soluções e ergonomia. A reorganização de um armazém tradicional e estático levaria mais tempo, portanto, no caso de um projeto a campo aberto, é melhor considerar a instalação de um sistema automatizado desde o começo.
Essa afirmação é totalmente um mito. Muito pelo contrário, o sistema automatizado devidamente desenhado e implementado iria ajudar a eliminar muitos problemas no sistema de gestão do estoque. O software é responsável por monitorar e mostrar dados precisos de produtos armazenados que estão disponíveis ou pode até mesmo detectar uma queda na produtividade do operador em horários de pico e de forma rápida redistribuir suas cargas laborais enviando empregados de outros locais. Além disso, fornece informações de todos os processos, fluxos de mercadorias e status do sistema para todos os gestores.
Automatizar logística não implica necessariamente na substituição dos funcionários ou em custos adicionais para o treinamento. Os armazéns automatizados são fáceis de usar, porém os operadores decoram suas instruções e não precisam de muita experiência. Interfaces modernas são muito mais práticas na hora de trabalhar em comparação com armazéns tradicionais, sobretudo quando um novo funcionário precisa saber a localização de determinado produto, dessa forma o número de possíveis erros cometidos pelo humano é reduzido de forma considerável.
Outra vantagem a ser destacada da automação logística é o aumento dos níveis de segurança, o que é crucial para os operadores que estejam em áreas de armazenamento altas. possibilitando minimizar quaisquer riscos ao entregar bens diretamente a estação de trabalho dos operadores.
Leia também: Logística de Suprimentos: Como otimizar sua empresa
Migrar para um sistema de logística automatizada pode demandar também a migração de dados. Caso sua empresa tenha usado sistemas manuais e semiautomáticos para gerir as atividades do armazém durante vários anos, é bem provável que muita informação se acumule durante esse tempo. Em grande parte das vezes, essa área de implementação é subestimada, nesse caso você precisa pensar nisso e estar preparado. Caso a empresa já utilize algum WMS, essa integração é normalmente muito mais tranquila e rápida.
O custo inicial para implantação da automação logística pode parecer elevado, porém, você também espera que os retornos de investimento sejam rápidos. Em muitos casos, os custos são totalmente pagos de 3 a 5 anos, e por outro lado, o equipamento automatizado de armazém funcionará por muito mais tempo.
Um aspecto importante a ser considerado é a qualidade do equipamento. Qualidade baixa pode levar a estagnação, nesse sentido, certifique-se de que o seu picking, manuseio e outros sistemas sejam da melhor qualidade.
Algumas das vantagens em automatizar logística com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Não deixe de ler: 5 motivos que indicam que uma empresa logística pode te levar ao sucesso
Neste conteúdo te mostramos as mentiras contadas sobre automação logística. Destacamos as vantagens que não te contam sobre terceirização de logística. Mas não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista,contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!
Até a próxima!