Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
10
2020

5 maneiras de se destacar no mercado com a logística no e-commerce

Tag
e-commerce
e-commerce brasileiro
logística

A logística no e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:

  • Recebimento e conferência dos produtos ou insumos;
  • Movimentação dos produtos para a preparação do pedido (picking);
  • Atuação das transportadoras, no caso de empresas que são encarregadas pelas entregas;
  • Rastreamento dos pedidos enviados;

A logística no e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.

5 resultados a partir da logística no e-commerce

5 maneiras de se destacar no mercado com a logística no e-commerce

E-commerces precisam investir em soluções logísticas para assegurar o crescimento do negócio, a captação e, acima de tudo, a fidelização de clientes. Este último fator tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores na atualidade, sobretudo devido a crise econômica e a necessidade cada vez maior de reduzir custos.

Para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são questões relevantes no momento de escolher um e-commerce. Dessa forma, a logística de e-commerce bem estruturada transforma-se em um diferencial valioso para qualquer empresa que atua na internet.

É responsabilidade do empreendedor ter produtos estocados suficientes para atender a demanda dos clientes que acessam seu site e prover a entrega dentro do prazo, buscando sempre alternativas para reduzir esse tempo e valorizar a experiência do consumidor.

Além disso, conseguir que o cliente pague menos pelo frete é uma estratégia que certamente irá atrair mais clientes e manter aqueles que já fizeram alguma compra no e-commerce.

O valor do preço é um elemento do e-commerce que ainda representa desvantagem em relação ao comércio tradicional. A compra de um produto cujo valor do frete seja muito caro só é realmente digno de vantagem quando esse produto não existe na cidade do consumidor. Portanto, o gestor deve considerar a logística de e-commerce como fundamental para seu negócio e não deixar para tratar dos assuntos que a envolvem apenas no último momento.

É preciso fazer um planejamento eficiente, ou seja, desenvolver operações logísticas que vão satisfazer as necessidades de seu e-commerce.

1) Redução de custos

A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

2) Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

5 maneiras de se destacar no mercado com a logística no e-commerce

Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

3) Controle simplificado dos processos

Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

4) Utilização de equipamentos específicos

Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

5) Aumento na qualidade do serviço

Com logística terceirizada, ou seja, um sistema de gestão logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.

Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

A Pier 8 tem soluções em logística (tecnologia logística) para seu negócio! Preencha o formulário, estamos ansiosos por sua parceria. 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?