Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho

8.11.2019 15:15

As métricas logísticas caminham lado a lado com os indicadores de desempenho, que também são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), e são indispensáveis para o gestor de e-commerce ter um diagnóstico do seu negócio. Em diversos casos, as métricas e KPIs são consideradas a mesma coisa, mas quero dizer que não é bem por aí.

As métricas nada mais são que dados que compõem determinado indicador, sendo eles coletados de maneira geral e simples. Já os KPIs, ou indicadores de desempenho, tratam-se de um apanhado de métricas, com objetivos e propósitos e visam a resposta de questões que servem para diagnóstico e otimização do negócio.

Há diversos objetivos das métricas e KPIs. As nomenclaturas variam de acordo com cada realidade e são capazes de mensurar quantitativamente a performance da empresa em questão, visando a conclusão de suas estratégias.

Utilizá-los na logística do e-commerce significa efetuar um diagnóstico do que já vem sendo realizado, verificar como está o andamento da operação, a entrega dos produtos, a satisfação do cliente e traçar metas e estratégias, tanto de melhorias quanto de crescimento.

Separamos para você 5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor de e-commerce deve ficar de olho! 


Leia também: A Gestão de Estoque não pode ser um problema em seu E-commerce

5 KPIs e métricas logísticas que você deve ficar de olho

1 - Performance de entrega

O KPI de performance de entrega serve para avaliar o percentual de pedidos entregues no prazo. Nesse sentido, é possível avaliar qual empresa de transporte tem atendido aos prazos e buscar soluções de otimização.

5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho

2 - Pedidos recusados

Esse é um KPI indica a conformidade de entrega, se foi entregue no prazo, ou enviado de forma correta e em perfeito estado. A recusa do pedido ou a logística reversa, aponta claramente a insatisfação do consumidor com a compra.

Com esse KPI é possível analisar a imagem que o e-commerce tem transmitido de si mesmo para seus clientes e se existe alguma informação que induz o cliente a comprar o produto de modo equivocado, como por exemplo a falta de informações nas descrições do produto, entre outros. 

3 - Custo do frete

Trata-se de um cálculo que consiste em calcular o percentual gasto com frete sobre as vendas, dessa forma, é possível avaliar se o valor cobrado pelo frete tem sido alto com relação ao valor do produto. Afinal, grande parte dos carrinhos abandonados no Brasil está relacionado ao preço do frete.


Leia também: Vantagens de uma Armazenagem segura e Moderna

5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor deve ficar de olho

4 - Pedidos por região

A análise por estado possibilita que o gestor identifique onde seu público está localizado, ou ainda, um déficit em atender determinada localidade e desse modo, tomar medidas necessárias para otimizar sua operação.

5 - S2D – “ship to door” – expedição até a entrega

Ship to door trata-se de um ciclo que se inicia quando o pedido é expedido e termina com a entrega do produto para o consumidor. Ele é utilizado para verificar a média de dias gastos para realizar a entrega.

Aqui materializa-se a tecnologia como parte do cotidiano, afinal, traz comodidade de adquirir produtos sem ter que sair de casa, porém, o desejo de agilidade e imediatismo continua presente, quanto menor for o tempo de finalização deste ciclo, maior será a satisfação do consumidor.

Tecnologia e Logística caminham juntos para o futuro, afinal, tecnologia em logística já é uma realidade. Por menor que seja o negócio, todos já se beneficiam de alguma tecnologia, seja um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor.

Desse modo, os profissionais dessa área devem conhecer as novidades a respeito do assunto, pois é uma forma de ganhar destaque frente a concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia-a-dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.


Leia mais: Tome decisões mais inteligentes em seus processos logísticos


O levantamento, análise e reflexão permeiam o planejamento e darão base para a definição de metas e objetivos. Para concluir, o conhecimento de KPIs e métricas logísticas é essencial para tomadas de decisões e evolução da sua operação de e-commerce.


Até a próxima! :)

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert