Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
05
10
2020

5 dicas para ter sucesso na terceirização logística

logística
terceirizar
terceirizar e-commerce

Definir uma estrutura logística própria, aquela que seja perfeita para suas necessidades e sazonalidades o ano  todo o ano, pode ser um processo caro e bastante demorado. Entretanto a terceirização da logística consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio. É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

5 dicas para ter sucesso na Terceirização Logística da sua empresa

5 dicas para ter sucesso na terceirização logística

1. Analise as vantagens e desvantagens da terceirização

Parece super óbvio, entretanto nem sempre é: é essencial analisar e avaliar se a logística do seu negócio está preparada financeiramente para atender os seus clientes no prazo que o mercado exige. Nesse sentido, a terceirização logística possui, em grande parte dos casos, redução dos custos e uma diminuição do investimento de capital, afinal, o seu futuro operador já investiu em equipamentos de transportes, armazéns, estruturas de estocagem, sistemas de processamento de pedidos, equipe administrativa e tecnologia logística.

Além disso, faz parte dessa análise entrar em contato com os futuros parceiros logísticos e esclarecer dúvidas acerca de como o seu processo logístico será atendido. Tratam-se de procedimentos importantes para saber lidar com problemas que podem surgir durante a implementação.

2.  Converse e esclareça para seu parceiro as perspectivas do seu negócio

O mercado oferece inúmeros parceiros, entretanto, a escolha sempre é uma tarefa difícil e árdua, diante disso, faça-a com muita cautela. Observe a relação de clientes no seu futuro operador logístico. Experiência e tempo de permanência no mercado podem ser os primeiros passos, não coloque o seu negócio na mão de pessoas que não sabem o que estão fazendo. 

Além de todas as obrigações clássicas, que são básicas, que o operador logístico deve apresentar, fatores como boa metodologia de trabalho, busca contínua por novas tecnologias e equipamentos que aumentem e que vão garantir a qualidade de serviço prestado, há outros fatores a se considerar, como a capacidade do parceiro de se moldar às suas necessidades, do mesmo modo que você deverá se adaptar a esse novo modelo. Ou seja, deve haver fusão entre as partes, total integração.

Não deixe de ler: Processos logísticos: diferenciais logísticos no e-commerce de sucesso!

3. Não é só o custo que deve ser avaliado, analise toda a proposta

5 dicas para ter sucesso na terceirização logística

Majoritariamente, as empresas avaliam somente o custo final do projeto. Porém, desse modo fica difícil prever os custos futuros fixos sobre a operação. É necessário avaliar todo o processo envolvido na mudança para o seu futuro operador logístico.

Uma proposta técnica bem elaborada com todo escopo de trabalho definido pode colaborar muito no processo de implantação e evitar o aparecimento de custos não discutidos.

Outra questão pertinente é a flexibilidade e a capacidade de reação do seu futuro operador logístico em casos de mudanças no âmbito trabalhístico ao longo do tempo de parceria. 

Observe se o seu operador possui clientes de longa data, isso porque as necessidades mudam de modo natural ao longo do tempo.

4. Defina quais serão os procedimentos na implantação do seu projeto

A partir do momento que estará definido o escopo de trabalho e validado o contrato é chegado o momento de analisar e determinar os procedimentos de implantação do projeto da sua terceirização logística. Quando bem executados, podem ser apresentados com um diferencial competitivo, isso responde acerca da importância desses pontos estarem claros e objetivos.

Do mesmo que a empresa, o prestador deve conhecer e estar preparado para acatar a política de empresa, e devido a isso,  a empresa deve ter o conhecimento sobre os procedimentos do prestador. Neste momento cabe a elaboração de um cronograma de implantação com as responsabilidades distribuídas para o prestador e para a sua empresa.

5. Terceirização de Logística com a Pier 8

5 dicas para ter sucesso na terceirização logística

Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos;
  • Picking & Packing: todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar;
  • Transporte: pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final;
  • WMS: temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada;
  • Segurança: seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro;
  • 100% Online: sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Entre em contato conosco! Estamos ansiosos por sua parceria! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?