Definir uma estrutura logística própria, aquela que seja perfeita para suas necessidades e sazonalidades o ano todo o ano, pode ser um processo caro e bastante demorado. Entretanto a terceirização da logística consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio. É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.
Parece super óbvio, entretanto nem sempre é: é essencial analisar e avaliar se a logística do seu negócio está preparada financeiramente para atender os seus clientes no prazo que o mercado exige. Nesse sentido, a terceirização logística possui, em grande parte dos casos, redução dos custos e uma diminuição do investimento de capital, afinal, o seu futuro operador já investiu em equipamentos de transportes, armazéns, estruturas de estocagem, sistemas de processamento de pedidos, equipe administrativa e tecnologia logística.
Além disso, faz parte dessa análise entrar em contato com os futuros parceiros logísticos e esclarecer dúvidas acerca de como o seu processo logístico será atendido. Tratam-se de procedimentos importantes para saber lidar com problemas que podem surgir durante a implementação.
O mercado oferece inúmeros parceiros, entretanto, a escolha sempre é uma tarefa difícil e árdua, diante disso, faça-a com muita cautela. Observe a relação de clientes no seu futuro operador logístico. Experiência e tempo de permanência no mercado podem ser os primeiros passos, não coloque o seu negócio na mão de pessoas que não sabem o que estão fazendo.
Além de todas as obrigações clássicas, que são básicas, que o operador logístico deve apresentar, fatores como boa metodologia de trabalho, busca contínua por novas tecnologias e equipamentos que aumentem e que vão garantir a qualidade de serviço prestado, há outros fatores a se considerar, como a capacidade do parceiro de se moldar às suas necessidades, do mesmo modo que você deverá se adaptar a esse novo modelo. Ou seja, deve haver fusão entre as partes, total integração.
Não deixe de ler: Processos logísticos: diferenciais logísticos no e-commerce de sucesso!
Majoritariamente, as empresas avaliam somente o custo final do projeto. Porém, desse modo fica difícil prever os custos futuros fixos sobre a operação. É necessário avaliar todo o processo envolvido na mudança para o seu futuro operador logístico.
Uma proposta técnica bem elaborada com todo escopo de trabalho definido pode colaborar muito no processo de implantação e evitar o aparecimento de custos não discutidos.
Outra questão pertinente é a flexibilidade e a capacidade de reação do seu futuro operador logístico em casos de mudanças no âmbito trabalhístico ao longo do tempo de parceria.
Observe se o seu operador possui clientes de longa data, isso porque as necessidades mudam de modo natural ao longo do tempo.
A partir do momento que estará definido o escopo de trabalho e validado o contrato é chegado o momento de analisar e determinar os procedimentos de implantação do projeto da sua terceirização logística. Quando bem executados, podem ser apresentados com um diferencial competitivo, isso responde acerca da importância desses pontos estarem claros e objetivos.
Do mesmo que a empresa, o prestador deve conhecer e estar preparado para acatar a política de empresa, e devido a isso, a empresa deve ter o conhecimento sobre os procedimentos do prestador. Neste momento cabe a elaboração de um cronograma de implantação com as responsabilidades distribuídas para o prestador e para a sua empresa.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:
Entre em contato conosco! Estamos ansiosos por sua parceria!