Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

5 dicas para Melhorar seu Processo Logístico

18.10.2019 17:05

Todas as empresas sabem muito bem que realizar a entrega das mercadorias vendidas dentro de todas as normas de proteção e segurança, com a qualidade prometida e cumprindo todos os prazos são ações  fundamentais para que um negócio mantenha-se firme no mercado.

Nesse caso, o que podemos dizer é que a logística de uma empresa é um dos fatores principais e que mais impactam diretamente a satisfação do cliente ou comprador.

No entanto, para se destacar da concorrência é essencial que todo o processo logístico esteja alinhado com os demais setores da empresa e, desse modo, busque sempre o aumento da performance e da satisfação do cliente.

Este conteúdo é para você ficar por dentro de como melhorar seu processo logístico

Vamos lá! 

Leia também: Aprenda como escolher um Parceiro Logístico

5 Dicas para Melhorar seu Processo Logístico

5 dicas para Melhorar seu Processo Logístico

1. Desenvolva rotas de entrega

A técnica de roteirização trata-se de um processo logístico que busca a definição prévia do roteiro a ser seguido nas entregas. A partir de levantamentos de rotas e dados estatísticos monta-se o melhor itinerário a ser seguido nos processos de frete. A roteirização tem como objetivo otimizar as entregas de acordo com o número de veículos disponíveis para o serviço, a quantidade de pedidos e o custo operacional.

O desenvolvimento de rotas de entregas possibilita uma redução das distâncias percorridas, diminuição do tempo gasto, economia de combustível e o melhor uso da frota. Ou seja, além de tudo,o desdobramento está na redução dos custos operacionais e maior satisfação do cliente.

2. Trabalhe alinhado com os fornecedores

Conhecer todos os fornecedores e seus respectivos processos é essencial, isso porque qualquer falha de produção ou de distribuição deles pode impactar centralmente sua empresa e suas entregas aos clientes, e consumidores finais.

A dica que de damos é que, para evitar essas situações, mantenha o contato contínuo com fornecedores e trabalhe de forma alinhada com cada um deles. Dessa forma, em caso de problemas inesperados, será mais fácil encontrar uma saída ou uma solução que impacte o mínimo possível à operação da sua empresa.

3. Monitore as entregas

Para melhorar o processo logístico da empresa é preciso conhecê-lo profundamente, correto? O melhor modo de acompanhar está no monitoramento das cargas e das entregas. Desse modo, é possível detectar facilmente falhas e gargalos na logística da empresa. Além disso, é possível ter maior controle sobre as entregas evitando roubos, extravios, desvios de rota e atrasos.

Leia mais: Experiência do consumidor e a Logística

5 dicas para Melhorar seu Processo Logístico

4. Utilize a técnica FIFO no estoque

O FIFO (First In, First Out) ou Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) trata-se de uma técnica que age de modo a estipular uma sequência lógica para todas as movimentações no estoque, independentemente do produto ser um insumo, uma matéria-prima, uma mercadoria ou produtos acabados.

De modo simplificado, o First In, First Out é responsável por determinar que o primeiro lote que chega ao estoque da empresa deve ser o primeiro a sair ou ser enviado para a produção ou para ser entregue ao cliente. Esta técnica é responsável por reduzir significativamente as perdas, além de que, evita que a validade de produtos perecíveis seja extrapolada, possibilita melhor organização de espaço, reduz o custo operacional e aumenta a eficiência da empresa. Integre todos os setores da empresa

O processo logístico não é somente um dos pilares da empresa, entretanto, é um dos mais importantes. Para que toda a corporação tenha sucesso é necessário que os demais trabalhem em conjunto e em busca de resultados. Diante disso, para melhorar os processos logísticos é essencial que toda a empresa esteja alinhada e trabalhando em conjunto, com isso todos os serviços prestados serão de maior qualidade, resultando na maior satisfação do cliente.

Invista na terceirização para melhorar seu Processo Logístico

A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora!

Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

A redução de custos logísticos é essencial para a sobrevivência e competitividade de uma empresa no mercado, mas deve ser feita com planejamento e de forma estruturada. O ideal é realizar análises antes de tomar decisões, visando evitar ações que diminuam os gastos, porém comprometem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 

Agora você sabe como aperfeiçoar os processos logísticos e maximizar os resultados da sua empresa. 


Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! Até a próxima! 

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert