Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
16
06
2020

7 Dicas para gerenciamento de e-commerce

e-commerce
e-commerce brasileiro
gestão

O gerenciamento de e-commerce pode sair muito caro para a empresa. Diante disso, o empreendedor não pode errar quanto a isso, incluindo os valores relacionados a ela nos custos totais do negócio.


Necessariamente, a logística de e-commerce deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz. Existem muitas soluções tecnológicas que podem te ajudar a gerenciar com sucesso a sua logística de e-commerce.

7 Dicas de Gerenciamento de e-commerce

7 Dicas para gerenciamento de e-commerce

Para garantir a eficiência no gerenciamento de e-commerce, é fundamental planejamento, organização, vigilância e análise. Se a teoria parece ser fácil, não se engane com a prática. Melhor, o que eu quero dizer é que nela há detalhes que podem ocasionar trazer diversos imprevistos.


Um modelo de gerenciamento de e-commerce pode incluir métodos que aumentem o rendimento de todas as etapas logísticas para satisfazer o cliente final. Pensando nisso, confira nossos exemplos para otimizar o supply chain em sua empresa:

1) Agilidade e controle na Linha de Produção

Para ter o controle total da produção é importante que a organização tenha todos os processos mapeados. Quanto mais números e informações, mais fácil fica para identificar os problemas do Supply Chain.  Diante disso, é fundamental monitorar desde o início até o fim, para agilizar e até prever a resolução de possíveis problemas.

2) Compartilhe o Sistema de Gestão Logística com os fornecedores

A falta de estoque é bastante prejudicial quando o assunto é desempenho logístico, assim como o excesso, que implica em custos e perdas maiores. Diante disso, compartilhar os sistemas da cadeia de suprimentos com os fornecedores irá colaborar com esse problema, afinal, eles produzem e entregam à medida que o nível de seu estoque está baixo.

3)Previsões de Demanda

Fundamental dica para evitar desperdícios. Um dos principais pontos para garantir o sucesso de um e-commerce é conseguir mensurar as vendas que serão feitas no futuro através de análises quantitativas e qualitativas.


Os métodos para ter previsão de demanda têm o objetivo de estabelecer metas de faturamento e determinar com mais precisão a quantidade de produtos que devem ser desenvolvidos ou adquiridos com os fornecedores. É comum que seja uma tarefa um pouco trabalhosa, mas você não precisa se preocupar. Conte com o apoio da gestão logística de seu negócio, isso é fundamental. 

Outra dica aqui é observar os históricos anteriores, esse é um dos melhores métodos para prever a demanda, atribuindo comparativos de crescimento. Outros fatores são agregados à projeção e dessa maneira ganham uma forma de acordo com os rascunhos que vão sendo elaborados.


Não se esqueça: trabalhar com qualquer método de previsão de demanda torna necessário estabelecer uma margem de erro, afinal, trata-se exatamente de uma previsão, e não de um número exato.

4) Tenha novos parceiros

7 Dicas para gerenciamento de e-commerce

Compreender o fato de que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de seu e-commerce. Para ajudar no desenvolvimento de novos processos e até melhorar a eficiência do seu negócio, busque por parceiros comerciais.


Esqueça essa ideia de que tamanho e fama são aspectos essenciais. Na maioria das vezes apostar em fornecedores pequenos que são promessas no setor dá muito certo, e pode oferecer ótimos benefícios quando se fala de inovação e entrega. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras e de credibilidade. Que tal conversarmos? Preencha o formulário! Podemos ser parceiros logísticos

5) Integração de equipes

É essencial que as projeções de vendas realizadas no planejamento estratégico sejam integradas com outras etapas, como o planejamento de operações, produção e finanças. Pois dessa maneira, terá um único plano de ação completo e preciso. Por outro lado, o marketing também pode fazer parte dessa integração, para monitorar campanhas, condições de mercado, entre outros aspectos.

6) Utilize poucos Softwares de Gestão da Cadeia de Suprimentos

Ao respeitar essa dica, você terá o retorno de eficiência e agilidade nos processos. Utilize poucos softwares, se possível apenas um. Escolha um software de gestão logística que atenda todas as necessidades da sua organização. Faça pesquisas (como esta leitura que está fazendo), e verifique quais são os pontos mais importantes na gestão.

7) Monitorar o desempenho dos fornecedores

Se um fornecedor que seja cometer uma falha, essa ação pode ocasionar em problemas no fluxo da cadeia de suprimentos, que consequentemente prejudica no orçamento e na satisfação dos clientes. Nesse sentido, é essencial monitorar as atividades de seus fornecedores, e assim garantir eficiência e bons resultados.


Ao fazer o monitoramento, o fornecedor é estimulado a acompanhar os objetivos de seu cliente, acompanhando a evolução de mercado, e dessa forma mantendo padrões de entrega e qualidade alinhados.

Pier 8: Logística Terceirizada para Gerenciamento de E-commerce

7 Dicas para gerenciamento de e-commerce

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Aprenda como desenvolver o planejamento logístico de sua empresa!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?