Todo o nosso entorno está em constante transformação, devido a isso, empresas precisam fazer, de tempos em tempos, novas adaptações frente às realidades e se manter conectadas com novas demandas.
Se antes as empresas tinham mais espaço para dar prioridade centralmente ao fator econômico, atualmente, muitas organizações têm de se preocupar com questões socioambientais e com o impacto de suas operações logísticas no meio ambiente.
A logística, bem como outros muitos setores, têm grande potencial poluente, logo, a necessidade de reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores de logística.
Os tempos são outros, se antes não se preocupar com o meio ambiente não fazia diferença, hoje, é essencial para que os negócios modernos alcancem positivamente o consumidor.
Financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos.
Ao mesmo tempo, ela também exige o máximo de eficiência na operação. Devido ao impacto que ela gera no desenvolvimento e nos processos de um negócio, é possível perceber sem muito segredo as vantagens que as iniciativas sustentáveis garantem aos processos internos.
Práticas sustentáveis estão relacionadas à redução de desperdícios e resíduos. Além disso, elas promovem iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos. A preocupação com o meio ambiente é capaz de incorporar processos mais enxutos e ágeis, gerando menos impacto na cadeia de distribuição. Como consequência, a empresa, além de enxugar custos, também torna possível agregar mais valor e qualidade às operações logísticas, graças às melhorias no processo de produção.
A logística reversa reúne métodos para aproximar uma boa relação com o meio ambiente. Na natureza nada se cria, tudo se transforma. Já ouviu isso antes, certo?
É exatamente isso! Tudo é sempre reaproveitado, seja um animal que morre ou as folhas caídas das árvores, todos os elementos são rapidamente incorporados pela natureza e se transformam em matéria e base para manutenção de sua dinâmica de funcionamento. Essa é a premissa para seu negócio estar alinhado com as pautas ambientais: Tudo se transforma. A logística reversa é uma tentativa dos seres humanos de fazer o mesmo com os produtos que não tem mais vida útil .
Se o homem conseguir fazer a logística reversa com a maior parte dos materiais produzidos, ou seja, coletá-los ao fim de sua vida útil e direcioná-los à uma destinação adequada, de certo que o impacto da atividade humana será reduzido ou neutralizado no meio ambiente.
Apesar de a logística reversa não ser obrigatória no Brasil para a maior parte das empresas, há alguns segmentos em que a prática já é obrigatória. Os setores que a legislação abrange são: fabricantes de pneus, pilhas e baterias, químicos contaminantes e materiais radioativos.
Pensando no meio ambiente, é necessário saber que uma frota antiga consome mais combustível e emite mais poluentes, enquanto, por outro lado, caminhões modernos são fabricados com uma tecnologia capaz de minimizar em até 80% a emissão de gases, além de realizar um gasto otimizado de gasolina e diesel.
O Ministério do Meio Ambiente impulsiona campanhas com o objetivo de controlar a emissão de gases poluentes, com isso, fazem um acompanhamento rígido da fumaça emitida por veículos.
Diante disso, para que seja possível cumprir com a legislação e contribuir para a saúde ambiental, é fundamental que empresas adotem medidas para monitorar a performance dos seus caminhões, evitando assim problemas e multas.
As tecnologias, atualmente, facilitam o monitoramento dessas condições, como o opacímetro e outras ferramentas que podem ser utilizadas para medir e analisar a densidade da fumaça, auxiliando empresas a verificar se suas emissões estão dentro dos padrões permitidos.
Instalar o GNV (Gás Natural Veicular) — menos poluente — é outra opção presente no mercado, pode ser aplicada em alguns veículos. Outra opção é adotar carros movidos à energia elétrica que dispensam o uso de combustíveis.
Ainda sobre a tecnologia, porque é impossível não falar disso na atualidade, ela também é capaz de auxiliar na criação de mapas inteligentes capazes de otimizar rotas de entrega, sem dúvida é uma ferramenta que traz grandes benefícios para muitas empresas modernas. O sistema permite o melhor aproveitamento dos trajetos e a redução do tempo de transporte das mercadorias, consequentemente, a redução de custos.
Outra consequência é a satisfação do consumidor, pois as entregas mais rápidas garantem que seu negócio não tenha falhas nesta etapa.
Se tratando de logística, operações mais enxutas e simplificadas são também sustentáveis, uma vez que elas prezam pela agilidade e redução de desperdícios e gargalos. Por isso, a estratégia logística com base em omnichannel tem potencializado as operações logísticas.
O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.
Logística Omnichannel é quando uma empresa parceira de logística concentra todos os seus canais de venda, assim como os integra, em uma rede a fim de obter maiores lucros.
O grande foco da logística é auxiliar no planejamento das melhores estratégias e ter sucesso nos seguintes aspectos:
Levando em consideração todos os desafios de operações logísticas, a parte estrutural de um qualquer negócio, independente do porte, é um dos fatores mais problemáticos.
Por isso a estratégia de logística omnichannel é tão importante Uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.
O certo é sempre estar um passo à frente para não ter nenhum tipo de problema com os processos logísticos e podemos te ajudar com isso. A Pier8 está há anos no mercado com experiência em fulfillment para deixar os processos logísticos ainda mais otimizados.
Cada vez mais pessoas têm migrado para o universo digital, automaticamente a concorrência aumenta e a logística é o ponto forte para manter um negócio bem estruturado, por isso não perca tempo para otimizar o seu negócio!
Entre em contato. Vamos agendar uma conversa.
Aliás, você pode montar sua estrutura logística omnichannel ainda hoje!
Todo o nosso entorno está em constante transformação, devido a isso, empresas precisam fazer, de tempos em tempos, novas adaptações frente às realidades e se manter conectadas com novas demandas.
Se antes as empresas tinham mais espaço para dar prioridade centralmente ao fator econômico, atualmente, muitas organizações têm de se preocupar com questões socioambientais e com o impacto de suas operações logísticas no meio ambiente.
A logística, bem como outros muitos setores, têm grande potencial poluente, logo, a necessidade de reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores de logística.
Os tempos são outros, se antes não se preocupar com o meio ambiente não fazia diferença, hoje, é essencial para que os negócios modernos alcancem positivamente o consumidor.
Financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos.
Ao mesmo tempo, ela também exige o máximo de eficiência na operação. Devido ao impacto que ela gera no desenvolvimento e nos processos de um negócio, é possível perceber sem muito segredo as vantagens que as iniciativas sustentáveis garantem aos processos internos.
Práticas sustentáveis estão relacionadas à redução de desperdícios e resíduos. Além disso, elas promovem iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos. A preocupação com o meio ambiente é capaz de incorporar processos mais enxutos e ágeis, gerando menos impacto na cadeia de distribuição. Como consequência, a empresa, além de enxugar custos, também torna possível agregar mais valor e qualidade às operações logísticas, graças às melhorias no processo de produção.
A logística reversa reúne métodos para aproximar uma boa relação com o meio ambiente. Na natureza nada se cria, tudo se transforma. Já ouviu isso antes, certo?
É exatamente isso! Tudo é sempre reaproveitado, seja um animal que morre ou as folhas caídas das árvores, todos os elementos são rapidamente incorporados pela natureza e se transformam em matéria e base para manutenção de sua dinâmica de funcionamento. Essa é a premissa para seu negócio estar alinhado com as pautas ambientais: Tudo se transforma. A logística reversa é uma tentativa dos seres humanos de fazer o mesmo com os produtos que não tem mais vida útil .
Se o homem conseguir fazer a logística reversa com a maior parte dos materiais produzidos, ou seja, coletá-los ao fim de sua vida útil e direcioná-los à uma destinação adequada, de certo que o impacto da atividade humana será reduzido ou neutralizado no meio ambiente.
Apesar de a logística reversa não ser obrigatória no Brasil para a maior parte das empresas, há alguns segmentos em que a prática já é obrigatória. Os setores que a legislação abrange são: fabricantes de pneus, pilhas e baterias, químicos contaminantes e materiais radioativos.
Pensando no meio ambiente, é necessário saber que uma frota antiga consome mais combustível e emite mais poluentes, enquanto, por outro lado, caminhões modernos são fabricados com uma tecnologia capaz de minimizar em até 80% a emissão de gases, além de realizar um gasto otimizado de gasolina e diesel.
O Ministério do Meio Ambiente impulsiona campanhas com o objetivo de controlar a emissão de gases poluentes, com isso, fazem um acompanhamento rígido da fumaça emitida por veículos.
Diante disso, para que seja possível cumprir com a legislação e contribuir para a saúde ambiental, é fundamental que empresas adotem medidas para monitorar a performance dos seus caminhões, evitando assim problemas e multas.
As tecnologias, atualmente, facilitam o monitoramento dessas condições, como o opacímetro e outras ferramentas que podem ser utilizadas para medir e analisar a densidade da fumaça, auxiliando empresas a verificar se suas emissões estão dentro dos padrões permitidos.
Instalar o GNV (Gás Natural Veicular) — menos poluente — é outra opção presente no mercado, pode ser aplicada em alguns veículos. Outra opção é adotar carros movidos à energia elétrica que dispensam o uso de combustíveis.
Ainda sobre a tecnologia, porque é impossível não falar disso na atualidade, ela também é capaz de auxiliar na criação de mapas inteligentes capazes de otimizar rotas de entrega, sem dúvida é uma ferramenta que traz grandes benefícios para muitas empresas modernas. O sistema permite o melhor aproveitamento dos trajetos e a redução do tempo de transporte das mercadorias, consequentemente, a redução de custos.
Outra consequência é a satisfação do consumidor, pois as entregas mais rápidas garantem que seu negócio não tenha falhas nesta etapa.
Se tratando de logística, operações mais enxutas e simplificadas são também sustentáveis, uma vez que elas prezam pela agilidade e redução de desperdícios e gargalos. Por isso, a estratégia logística com base em omnichannel tem potencializado as operações logísticas.
O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.
Logística Omnichannel é quando uma empresa parceira de logística concentra todos os seus canais de venda, assim como os integra, em uma rede a fim de obter maiores lucros.
O grande foco da logística é auxiliar no planejamento das melhores estratégias e ter sucesso nos seguintes aspectos:
Levando em consideração todos os desafios de operações logísticas, a parte estrutural de um qualquer negócio, independente do porte, é um dos fatores mais problemáticos.
Por isso a estratégia de logística omnichannel é tão importante Uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.
O certo é sempre estar um passo à frente para não ter nenhum tipo de problema com os processos logísticos e podemos te ajudar com isso. A Pier8 está há anos no mercado com experiência em fulfillment para deixar os processos logísticos ainda mais otimizados.
Cada vez mais pessoas têm migrado para o universo digital, automaticamente a concorrência aumenta e a logística é o ponto forte para manter um negócio bem estruturado, por isso não perca tempo para otimizar o seu negócio!
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