Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
07
01
2020

4 Soluções para a gestão de logística da sua empresa

Tag
gestão
gestão de logística
logística

O alcance de uma boa gestão e otimização da logística é um dos principais objetivos quando a sua busca está em aumentar a competitividade e se destacar no mercado, além de fazer crescer a satisfação dos clientes.


Diante disso, confira a lista com 4 soluções para a gestão de logística de sua empresa, entre ferramentas, práticas e investimentos, que podem auxiliar no aprimoramento dos processos logísticos e seus resultados. Continue com a leitura para saber quais são!

4 Soluções para a gestão de logística da sua empresa

4 Soluções para a gestão de logística da sua empresa

Mapeamento de processos

O mapeamento de processos trata-se do estudo da forma com que as atividades são executadas, em que o objetivo é verificar se os métodos de trabalho são eficazes, ou se precisam ser melhorados.


A ideia central é conseguir corrigir as falhas e aplicar melhorias, eliminando desperdícios e etapas que não agregam valor aos produtos e serviços, por exemplo. Nesse sentido, os processos são avaliados, de ponta a ponta, além da suas entradas e saídas, fornecedores e clientes (internos e externos). Após isso, cria-se um desenho desse fluxo e toda análise é feita a partir disso.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho logístico podem ser definidos como uma ferramenta de gestão criada para auxiliar no acompanhamento dos resultados. Através deles, o gestor consegue avaliar se os esforços dedicados na realização das tarefas são suficientes para alcançar as metas definidas anteriormente.


Simultaneamente a isso, eles também ajudam na identificação dos gargalos, suas prováveis causas e o que precisa ser feito para corrigi-los.

Benchmarking focado na gestão e otimização da logística

De forma resumida, o benchmarking pode ser definido como a busca pelas melhores práticas de um mercado específico. Por meio dele, empresas do mesmo ramo (de preferência os líderes de mercado e os concorrentes diretos) são estudadas.


O objetivo central é realizar um comparativo entre os processos internos e externos, identificando o que as outras empresas estão realizando de diferente e que pode ajudar no aprimoramento ainda mais a forma de trabalho na sua.


Portanto, vale ressaltar que não se trata de uma cópia do que seus competidores fazem de melhor, e sim em como essas questões podem ser aproveitadas e adaptadas para o seu modelo de negócio e o público-alvo de sua empresa

Investimento em tecnologia

4.1. Big Data

Levando em consideração o fato de que o volume de dados que são gerados em uma rotina logística é bem grande, para que se alcance uma boa gestão do conhecimento e eles sejam usados para contribuir com informações relevantes, o ideal é confiar em um recurso que seja capaz de suportá-los e processá-los — sem que haja perda de qualidade.


Nesse sentido, investir em Big Data é uma excelente opção para que o gestor possa acompanhar suas operações e fazer análises mais precisas.

4.2. WMS

4 Soluções para a gestão de logística da sua empresa

O Sistema de Gerenciamento de Armazém, sigla em português, trata-se de uma ferramenta voltada para o controle e análise de estoques. Por meio dele se consegue organizar rotinas desde o recebimento até a expedição e inventários de materiais.

4.3. TMS

Por outro lado, o Sistema de Gerenciamento de Transportes é voltado para a otimização da gestão de frete. O investimento nesse software possibilita a tomada de decisões sobre a melhor opção de transporte, avaliar os preços oferecidos pelas transportadoras, realizar auditorias de pré-faturas, além de outras funcionalidades.

4.4. ERP

O ERP não é um sistema totalmente voltado para a logística, entretanto, ele proporciona a integração entre todas as áreas da empresa, o que viabiliza a comunicação entre setores como compras, estoques e vendas.


Com o uso dele, as trocas de informações entre as áreas são feitas de maneira automática, em tempo real e de forma mais assertiva.


Há inúmeras formas de conseguir aperfeiçoar a gestão e otimização da logística. Manter esse ciclo de melhorias contínuas é a melhor forma de proporcionar mais qualidade para seu público, sem que seja necessário elevar os preços.

Logística e tecnologia caminham juntas

4 Soluções para a gestão de logística da sua empresa

Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.


Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8, unindo tecnologia e logística:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?